FIA aprova tentativa de impor peças padronizadas na F1
Entidade diz querer padronizar peças que não sejam de interesse dos fãs para deixar grid mais próximo em 2021
A FIA deixou claro que quer impor peças padronizadas na Fórmula 1 a partir de 2021, após o Conselho Mundial de Automobilismo ter aprovado a emissão de novos concursos.
No mês passado, foi solicitado às partes interessadas que apresentassem propostas para o fornecimento de uma caixa de câmbio padrão a ser utilizada por todas as equipes de 2021 a 2024.
A reunião do Conselho Mundial de ontem aprovou novas iniciativas, embora nenhum detalhe tenha sido dado sobre quais áreas do carro poderiam ser cobertas.
Uma declaração da FIA disse: "o conselho aprovou o lançamento de uma série de propostas dentro do contexto do desenvolvimento contínuo do Regulamento Técnico de 2021".
A FIA tem trabalhado de perto com a organização da Fórmula 1 para moldar o pacote para a categoria em 2021, e a adoção de peças padrão – focando em áreas de pouco interesse para os fãs – é um elemento importante.
A medida é para reduzir custos e, ao mesmo tempo, deixar o grid mais próximo.
"Precisamos deixar a disparidade entre os carros menor em termos de desempenho geral", disse o chefe de F1, Ross Brawn.
"Temos uma divisão um e uma divisão dois no momento, e precisamos parar com isso, precisamos ter desempenhos muito mais próximos entre as equipes, e o controle de custos fará parte disso. Os regulamentos que estão evoluindo fará parte disso.”
"Removendo vários elementos dos carros que não engajam os fãs – há tecnologia que deve ser emocionante e fascinante para os fãs, por exemplo, mas cada equipe constrói seu próprio extintor de incêndio porque eles querem tentar tornar seu extintor um pouco mais leve que o extintor de incêndio de outra pessoa.”
"Ninguém está interessado nisso. Então todos devem usar o mesmo extintor de incêndio, isso é muito simples.”
"Mas se você tem dinheiro para colocar no extintor de incêndio, você provavelmente pode torná-lo um pouco mais leve do que outra pessoa, e onde as equipes têm os recursos, o dinheiro e o orçamento, eles podem fazer essas coisas.”
"E então eles recebem apenas uma fração de vantagem lá, e uma fração ali, uma fração lá. Antes que você perceba, eles estão um segundo à frente e a competição é fraca.”
"Portanto, temos que ter carros próximos uns dos outros e, quando eles estiverem próximos, precisamos que eles se comportem de uma maneira que eles possam competir uns com os outros."
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.