Recomendado para você

MotoGP: Bezzechi supera Fernández e vence sprint da Austrália

MotoGP: Bezzechi supera Fernández e vence sprint da Austrália

MotoGP
MotoGP
GP da Austrália
MotoGP: Bezzechi supera Fernández e vence sprint da Austrália
Moto2: Diogo Moreira faz a pole na Austrália; líder González é terceiro

Moto2: Diogo Moreira faz a pole na Austrália; líder González é terceiro

Moto2
Moto2
Moto2: Diogo Moreira faz a pole na Austrália; líder González é terceiro
MotoGP: Quartararo brilha no fim e crava a pole do GP da Austrália

MotoGP: Quartararo brilha no fim e crava a pole do GP da Austrália

MotoGP
MotoGP
GP da Austrália
MotoGP: Quartararo brilha no fim e crava a pole do GP da Austrália
F1: Horários, previsão do tempo e como ver o sábado de sprint e quali principal no GP dos Estados Unidos, em Austin

F1: Horários, previsão do tempo e como ver o sábado de sprint e quali principal no GP dos Estados Unidos, em Austin

Fórmula 1
Fórmula 1
GP dos Estados Unidos
F1: Horários, previsão do tempo e como ver o sábado de sprint e quali principal no GP dos Estados Unidos, em Austin
F1 - Mesmo com aproximação real de Verstappen, CEO da McLaren declara: "Não vamos priorizar ninguém"

F1 - Mesmo com aproximação real de Verstappen, CEO da McLaren declara: "Não vamos priorizar ninguém"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP dos Estados Unidos
F1 - Mesmo com aproximação real de Verstappen, CEO da McLaren declara: "Não vamos priorizar ninguém"
F1: Verstappen prevê largada "difícil" contra McLarens na Sprint de Austin

F1: Verstappen prevê largada "difícil" contra McLarens na Sprint de Austin

Fórmula 1
Fórmula 1
GP dos Estados Unidos
F1: Verstappen prevê largada "difícil" contra McLarens na Sprint de Austin
Gio Ruggiero conquista primeira vitória na NASCAR Truck em Talladega; Motorsport transmite categoria

Gio Ruggiero conquista primeira vitória na NASCAR Truck em Talladega; Motorsport transmite categoria

NASCAR Truck
NASCAR Truck
Talladega
Gio Ruggiero conquista primeira vitória na NASCAR Truck em Talladega; Motorsport transmite categoria
F1: Bortoleto explica erro da Sauber que custou quali da Sprint em Austin

F1: Bortoleto explica erro da Sauber que custou quali da Sprint em Austin

Fórmula 1
Fórmula 1
GP dos Estados Unidos
F1: Bortoleto explica erro da Sauber que custou quali da Sprint em Austin
Últimas notícias

FIA autoriza equipes a montar retrovisores no halo

Entidade permitirá que times sigam este caminho de instalação, contanto que o conceito cumpra todos os regulamentos sobre o assunto

Ferrari SF71H wing mirror detail

A FIA informou as equipes da F1 de que elas poderão a partir de agora montar seus retrovisores no halo, contanto que eles cumpram com todos os regulamentos relevantes.

Os retrovisores se tornaram assunto importante neste ano, com os pilotos percebendo que ficou ainda mais difícil enxergar atrás com as atuais regras para asa traseira, e equipes como a Ferrari adaptando seu conceito para ter ganhos aerodinâmicos. 

Algumas equipes podem agora considerar montar os retrovisores no halo como chance de obter maior ganho aerodinâmico.

Depois de ser questionado sobre o assunto, o diretor técnico de monopostos da FIA, Nikolas Tombazis, esclareceu que a posição da entidade e deu luz verde para que as equipes sigam este caminho.

Contudo, elas ainda terão de cumprir todos os regulamentos atuais referentes aos espelhos, incluindo aqueles que especificam uma “caixa” teórica dentro da qual terão de se situar, com a dimensão mínima de 150 mm x 50 mm, e passando pelo teste de visão traseira da FIA, na qual um piloto precisa ser capaz de ler letras ou números colocados atrás do carro. 

Os espelhos também terão de se adequar às regras que determinam que qualquer peça esteja a 20 mm da estrutura do halo, que foi escrita para cobrir quaisquer peças com fins aerodinâmicos. 

A FIA disse às equipes que elas possuem o ônus de provar que as instalações são seguras. “Esperamos que vocês consigam nos convencer de que a instalação seja suficientemente rígida para garantir que o retrovisor não vibre muito, o que limitaria a visibilidade do piloto.”

Além disso, os retrovisores não poderão ser montados em conjunto no halo e no chassi, porque tal disposição tornaria difícil remover o halo caso seja necessário.

Tombazis escreveu: “Não aceitaremos uma montagem dupla (halo + tradicional célula de sobrevivência), já que isso poderia causar atrasos caso a equipe de resgate tenha de remover o halo depois de um acidente.”

A FIA também apontou que as equipes não poderão instalar câmeras nos retrovisores montados no halo, o que pode se tornar um problema caso a FOM peça para que um carro específico use tais câmeras. 

“Não aceitaremos um cabo ou um conector passando pela montagem do halo. Portanto, se houver um caso raro de uma equipe receber o pedido de montar as câmeras nos retrovisores (posição 1 do desenho 6 do Regulamento Técnico), a equipe deverá contar com um espelho instalado no chassi ou na parte lateral.”

 

Ferrari SF71-H Conceptual Halo mirror mounting detail
Imagem conceitual do retrovisor montado no halo da Ferrari SF71-H 

Photo by: Matthew Somerfield

Artigo anterior GALERIA: Veja quem completou mais GPs consecutivos pontuando
Próximo artigo GALERIA: relembre a carreira de Massa, aniversariante do dia

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros