Recomendado para você

Porsche Cup: Chaves garante as duas poles da Sprint Challenge em Interlagos

Porsche Cup: Chaves garante as duas poles da Sprint Challenge em Interlagos

Porsche Cup
Porsche Cup
Porsche Cup: Chaves garante as duas poles da Sprint Challenge em Interlagos
F1: Hamilton responde aos rumores de saída da Ferrari em 2026

F1: Hamilton responde aos rumores de saída da Ferrari em 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: Hamilton responde aos rumores de saída da Ferrari em 2026
Moto2: Canet lidera treino em Portimão; Moreira é 12º

Moto2: Canet lidera treino em Portimão; Moreira é 12º

Moto2
Moto2
Sepang
Moto2: Canet lidera treino em Portimão; Moreira é 12º
F1: Norris crava volta mais rápida no último segundo no TL do GP de São Paulo; Bortoleto é 5°

F1: Norris crava volta mais rápida no último segundo no TL do GP de São Paulo; Bortoleto é 5°

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: Norris crava volta mais rápida no último segundo no TL do GP de São Paulo; Bortoleto é 5°
AO VIVO F1: Acompanhe o Treino Livre do GP de São Paulo em Tempo Real

AO VIVO F1: Acompanhe o Treino Livre do GP de São Paulo em Tempo Real

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
AO VIVO F1: Acompanhe o Treino Livre do GP de São Paulo em Tempo Real
AO VIVO: Assista à classificação da Porsche Cup na preliminar da F1

AO VIVO: Assista à classificação da Porsche Cup na preliminar da F1

Porsche Cup
Porsche Cup
AO VIVO: Assista à classificação da Porsche Cup na preliminar da F1
Colapinto fala sobre amizade com Bortoleto e descarta rivalidade: "Brasil e Argentina estão unidos na Fórmula 1"

Colapinto fala sobre amizade com Bortoleto e descarta rivalidade: "Brasil e Argentina estão unidos na Fórmula 1"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
Colapinto fala sobre amizade com Bortoleto e descarta rivalidade: "Brasil e Argentina estão unidos na Fórmula 1"
Após a confirmação de Colapinto, veja como está grid da F1 2026, com três vagas ainda em aberto

Após a confirmação de Colapinto, veja como está grid da F1 2026, com três vagas ainda em aberto

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
Após a confirmação de Colapinto, veja como está grid da F1 2026, com três vagas ainda em aberto
Últimas notícias

FIA autoriza equipes a montar retrovisores no halo

Entidade permitirá que times sigam este caminho de instalação, contanto que o conceito cumpra todos os regulamentos sobre o assunto

Ferrari SF71H wing mirror detail

A FIA informou as equipes da F1 de que elas poderão a partir de agora montar seus retrovisores no halo, contanto que eles cumpram com todos os regulamentos relevantes.

Os retrovisores se tornaram assunto importante neste ano, com os pilotos percebendo que ficou ainda mais difícil enxergar atrás com as atuais regras para asa traseira, e equipes como a Ferrari adaptando seu conceito para ter ganhos aerodinâmicos. 

Algumas equipes podem agora considerar montar os retrovisores no halo como chance de obter maior ganho aerodinâmico.

Depois de ser questionado sobre o assunto, o diretor técnico de monopostos da FIA, Nikolas Tombazis, esclareceu que a posição da entidade e deu luz verde para que as equipes sigam este caminho.

Contudo, elas ainda terão de cumprir todos os regulamentos atuais referentes aos espelhos, incluindo aqueles que especificam uma “caixa” teórica dentro da qual terão de se situar, com a dimensão mínima de 150 mm x 50 mm, e passando pelo teste de visão traseira da FIA, na qual um piloto precisa ser capaz de ler letras ou números colocados atrás do carro. 

Os espelhos também terão de se adequar às regras que determinam que qualquer peça esteja a 20 mm da estrutura do halo, que foi escrita para cobrir quaisquer peças com fins aerodinâmicos. 

A FIA disse às equipes que elas possuem o ônus de provar que as instalações são seguras. “Esperamos que vocês consigam nos convencer de que a instalação seja suficientemente rígida para garantir que o retrovisor não vibre muito, o que limitaria a visibilidade do piloto.”

Além disso, os retrovisores não poderão ser montados em conjunto no halo e no chassi, porque tal disposição tornaria difícil remover o halo caso seja necessário.

Tombazis escreveu: “Não aceitaremos uma montagem dupla (halo + tradicional célula de sobrevivência), já que isso poderia causar atrasos caso a equipe de resgate tenha de remover o halo depois de um acidente.”

A FIA também apontou que as equipes não poderão instalar câmeras nos retrovisores montados no halo, o que pode se tornar um problema caso a FOM peça para que um carro específico use tais câmeras. 

“Não aceitaremos um cabo ou um conector passando pela montagem do halo. Portanto, se houver um caso raro de uma equipe receber o pedido de montar as câmeras nos retrovisores (posição 1 do desenho 6 do Regulamento Técnico), a equipe deverá contar com um espelho instalado no chassi ou na parte lateral.”

 

Ferrari SF71-H Conceptual Halo mirror mounting detail
Imagem conceitual do retrovisor montado no halo da Ferrari SF71-H 

Photo by: Matthew Somerfield

Artigo anterior GALERIA: Veja quem completou mais GPs consecutivos pontuando
Próximo artigo GALERIA: relembre a carreira de Massa, aniversariante do dia

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros