Últimas notícias

FIA dá carta branca para Ecclestone e Todt mudarem F1

Chefão da categoria e presidente da Federação Internacional de automobilismo recebem autorização para modificar toda estrutura da F1 sem precisar da autorização das equipes

Daniil Kvyat, Red Bull Racing RB11 and Carlos Sainz Jr., Scuderia Toro Rosso STR10 at the start of the race
Jean Todt, FIA President
Jean Todt, FIA President e Bernie Ecclestone,
Bernie Ecclestone
Nico Hulkenberg, Sahara Force India F1 VJM08
Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1 W06

Em um ato inesperado, de certa forma, o Conselho Mundial da FIA (Federação Internacional de Automobilismo) anunciou nesta quarta-feira que Bernie Ecclestone, chefão da Fórmula 1, e Jean Todt, presidente da Federação, receberam poderes para tomar decisões em relação a estrutura, motores e redução de custos na categoria sem que qualquer dessas modificações precise ser aprovada pelas equipes do grid.

"O Conselho Mundial aprovou, praticamente por unanimidade (apenas um voto contra), um mandado para que Jean Todt e Bernie Ecclestone façam recomendações e tomem decisões relativas a diversos assuntos na F1, como administração, unidades de potência e redução de custos. Todt e Ecclestone expressaram o desejo de apresentar conclusões relativas a estes assuntos até o dia 31 de janeiro de 2016", disse, através de um comunicado, a FIA.

Mudanças técnicas

A FIA aprovou também mudanças no número de tokens que as fabricantes poderão utilizar nos próximos anos: 32 em 2016, caindo para 25 na temporada 2017.

As áreas de proteção ao redor da cabeça dos pilotos terá o material modificado, ganhando mais rigidez para aumento da segurança.

Além disso, a entidade fez mudanças no gerenciamento dos pneus, dando certa dose de liberdade para as equipes escolherem os compostos. A Pirelli levará três tipos diferentes de pneus para cada corrida e os times poderão escolher o que desejarem para dez dos 13 jogos de pneus disponibilizados a cada final de semana de prova.

Safety Car Virtual

A partir da próxima temporada, a asa móvel será permitida imediatamente após o Safety Car Virtual ser desativado. Além disso, o recurso passará a ser utilizado nos treinos livres - o objetivo é evitar períodos de bandeira vermelha nas sessões.

In this article
Jonathan Noble
Fórmula 1
Be the first to know and subscribe for real-time news email updates on these topics

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior FIA confirma maior temporada da história da F1
Próximo artigo Acordo Toro Rosso/Ferrari é aprovado pela FIA

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros