Recomendado para você

Emoção de Mari Becker, 'quebra de regras' e homenagem a Reginaldo Leme: Os bastidores do último GP de São Paulo da Band

Emoção de Mari Becker, 'quebra de regras' e homenagem a Reginaldo Leme: Os bastidores do último GP de São Paulo da Band

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
Emoção de Mari Becker, 'quebra de regras' e homenagem a Reginaldo Leme: Os bastidores do último GP de São Paulo da Band
F1: Wolff estaria próximo de vender parte de suas ações na Mercedes, diz site

F1: Wolff estaria próximo de vender parte de suas ações na Mercedes, diz site

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Wolff estaria próximo de vender parte de suas ações na Mercedes, diz site
Programa "fura" Band e anuncia GP do Brasil de MotoGP na TV aberta em 2026

Programa "fura" Band e anuncia GP do Brasil de MotoGP na TV aberta em 2026

MotoGP
MotoGP
Programa "fura" Band e anuncia GP do Brasil de MotoGP na TV aberta em 2026
F1: Red Bull e Racing Bulls anunciam data de lançamento do carro de 2026

F1: Red Bull e Racing Bulls anunciam data de lançamento do carro de 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Red Bull e Racing Bulls anunciam data de lançamento do carro de 2026
F1: Cadillac revela quando carro de estreia irá às pistas pela primeira vez

F1: Cadillac revela quando carro de estreia irá às pistas pela primeira vez

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Cadillac revela quando carro de estreia irá às pistas pela primeira vez
Wagner Pontes fecha temporada Sprint da Porsche Cup com pódios

Wagner Pontes fecha temporada Sprint da Porsche Cup com pódios

Porsche Cup
Porsche Cup
Wagner Pontes fecha temporada Sprint da Porsche Cup com pódios
Giassi conquista pódio em etapa da Porsche Cup Brasil em Interlagos

Giassi conquista pódio em etapa da Porsche Cup Brasil em Interlagos

Porsche Cup
Porsche Cup
Giassi conquista pódio em etapa da Porsche Cup Brasil em Interlagos
F1 - Vettel admite surpresa com saída de Horner da Red Bull: "Deixa grande legado"

F1 - Vettel admite surpresa com saída de Horner da Red Bull: "Deixa grande legado"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1 - Vettel admite surpresa com saída de Horner da Red Bull: "Deixa grande legado"
Últimas notícias

FIA força Renault a mudar conceito da asa traseira

Time francês tem interpretação do regulamento diferente de outros e é alvo de protestos durante testes

Nico Hulkenberg, Renault Sport F1 Team RS17

A Renault deverá fazer mudanças em sua asa traseira antes do início da temporada deste ano, no fim deste mês na Austrália. A FIA avisou ao time francês que o conceito de seu pilar de apoio da asa pode estar em violação às regras.

O novo RS17 da escuderia foi lançado em Londres na semana passada, e quase imediatamente os times rivais questionaram o projeto do suporte. Em vez de estar ligado somente ao plano principal, o suporte une a asa e o fecho do atuador de DRS.

Renault Sport F1 Team RS17 detail
Renault Sport F1 Team RS17

Foto: Renault F1

A questão gira em torno do Artigo 3.9.6 do Regulamento Técnico da F1, que estabelece que o suporte deve ser estendido até que a área do plano principal da asa traseira - definida no Artigo 3.9.1.

As equipes têm, por motivos aerodinâmicos, movido o ponto de fixação do pilar da asa traseira mais adiante.

Mercedes W07 and Red Bull RB12 rear wing comparison
Comparação da asa traseira Mercedes W07 e Red Bull RB12

Foto: Giorgio Piola

Nos regulamentos anteriores, várias soluções foram tentadas. O método mais popular foi uma simples conexão com a parte inferior do plano principal usado para adicionar rigidez, como mostra a ilustração da Mercedes (acima à esquerda).

No entanto, algumas equipes, incluindo a Red Bull (acima à direita) e a Ferrari, tentaram melhorar o desempenho aerodinâmico da asa traseira de maneira diferente, como vemos no WEC.

A ideia da Renault foi um passo adiante neste sentido, com o suporte sendo anexado diretamente ao DRS.

O argumento do time era que a legalidade da solução se dava pela existência de outra regra que permite que o apoio seja anexado a “partes pequenas unicamente associadas com o ajuste do DRS".

A potencial vantagem do projeto da Renault provavelmente estava relacionada à redução de interferência do ar na asa traseira, o que poderia aumentar a eficiência do DRS.

Artigo anterior Com tempo da manhã, Bottas lidera dia 3 na Espanha
Próximo artigo Honda pede desculpas aos pilotos da McLaren

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros