Recomendado para você

F1: Red Bull prepara apresentação do carro de 2026 em sede da Ford

F1: Red Bull prepara apresentação do carro de 2026 em sede da Ford

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Red Bull prepara apresentação do carro de 2026 em sede da Ford
F1: Em collab exclusiva, KitKat e Motorola se unem para celebrar o GP de São Paulo

F1: Em collab exclusiva, KitKat e Motorola se unem para celebrar o GP de São Paulo

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
F1: Em collab exclusiva, KitKat e Motorola se unem para celebrar o GP de São Paulo
F-E: Atual campeão, Rowland lidera último dia de testes em Valência; Drugovich é 17º e di Grassi 19º

F-E: Atual campeão, Rowland lidera último dia de testes em Valência; Drugovich é 17º e di Grassi 19º

Fórmula E
Fórmula E
Valencia Pre-Season Testing
F-E: Atual campeão, Rowland lidera último dia de testes em Valência; Drugovich é 17º e di Grassi 19º
NASCAR Brasil leva novo carro e debate o futuro do marketing esportivo

NASCAR Brasil leva novo carro e debate o futuro do marketing esportivo

NASCAR Brasil
NASCAR Brasil
NASCAR Brasil leva novo carro e debate o futuro do marketing esportivo
Ex-promessa da F1 confessa que matou o pai; entenda tragédia na Espanha

Ex-promessa da F1 confessa que matou o pai; entenda tragédia na Espanha

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
Ex-promessa da F1 confessa que matou o pai; entenda tragédia na Espanha
Byron, Briscoe, Hamlin e Larson: Veja raio-X da Grande Final da NASCAR Cup em 2025

Byron, Briscoe, Hamlin e Larson: Veja raio-X da Grande Final da NASCAR Cup em 2025

NASCAR Cup
NASCAR Cup
Phoenix II
Byron, Briscoe, Hamlin e Larson: Veja raio-X da Grande Final da NASCAR Cup em 2025
F1: "Entrava por um ouvido e saía pelo outro" - Russell revela como lidou com rumores de saída da Mercedes

F1: "Entrava por um ouvido e saía pelo outro" - Russell revela como lidou com rumores de saída da Mercedes

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: "Entrava por um ouvido e saía pelo outro" - Russell revela como lidou com rumores de saída da Mercedes
F1: Organização do GP de São Paulo 'importa' arquibancadas das Olimpíadas de Paris para edição de 2025

F1: Organização do GP de São Paulo 'importa' arquibancadas das Olimpíadas de Paris para edição de 2025

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: Organização do GP de São Paulo 'importa' arquibancadas das Olimpíadas de Paris para edição de 2025
Últimas notícias

FIA retira brecha de queima de óleo na classificação da F1

A FIA introduziu mais restrições na melhora de performance através da queima de óleo por proibir expressamente que as equipes da F1 reponham sistemas de óleo durante a classificação.

Valtteri Bottas, Mercedes AMG F1 W09

A queima de óleo continua a ser um assunto no paddock, apesar dos constantes esforços da FIA para erradicar a prática ao restringir os níveis de consumo. 

Antes desta nova medida da FIA, o chefe da Red Bull, Christian Horner, disse em fevereiro: “Gostaríamos de ver isso [as regras] indo além, porque ainda não lida com a classificação. Ela menciona a corrida, mas ainda há janelas de oportunidade na classificação que gostaríamos de ver fechadas. Tomara que isso tenha efeito em criar a convergência de motores.”

A intenção dos esclarecimentos mais recentes é permitir que o delegado técnico da FIA, Jo Bauer, e sua equipe, monitorem adequadamente o consumo de óleo durante a sessão em que as equipes têm mais a ganhar ao forçar as regras ao limite e impulsionar a performance, sobretudo nas voltas críticas do Q3. 

Agora, a FIA deixou claro que as equipes não podem acrescentar óleo ou transferi-lo de um tanque auxiliar para qualquer sistema de lubrificação durante a classificação.

Enquanto isso levanta uma suspeita óbvia de que algumas equipes podem estar fazendo isso para disfarçar um consumo mais alto, fontes indicam que isso se trata de uma medida preventiva da FIA para evitar a possibilidade de isso acontecer. 

O chefe de assuntos técnicos de monopostos da FIA, Nikolas Tombazis, disse às equipes: “Após várias discussões sobre o assunto, queremos esclarecer que, a fim de permitir que a FIA monitore o consumo de óleo durante a classificação de forma precisa, nenhum óleo poderá ser acrescentado ao carro, nem ativar qualquer tanque auxiliar de óleo.”

Ele acrescentou: “Exceções ao tópico acima, contudo, podem ser dadas em ocasiões excepcionais após o pedido de uma equipe preocupada – e tais exceções serão dadas a critério único do delegado técnico da FIA.”

Artigo anterior Haas: Ainda falta algo para competir contra os grandes da F1
Próximo artigo Magnussen: pedi desculpas “várias vezes” a Gasly por Baku

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros