Fittipaldi diz que teve adaptação rápida e dia produtivo em Barcelona
Piloto brasileiro, que guiou pela Haas nesta terça-feira nos testes em Barcelona, relata dia proveitoso e rápida adaptação antes de cravar sétimo melhor tempo do dia
Pietro Fittipaldi, piloto de testes da Haas F1, teve sua terceira oportunidade de guiar o carro da equipe americana nesta temporada na pista de Barcelona. A equipe aproveitou para realizar testes de novos componentes e o jovem relatou como foi a experiência.
“Toda a experiência em pista é muito positiva, fiz simulação de corrida (long-runs) e voltas rápidas (short-runs), sentindo a degradação dos pneus, experimentando pela primeira vez algumas coisas também.”
“Foi um grande dia, tivemos um carro confiável e competitivo, claro são apenas testes, mas ser competitivo que é sempre uma coisa boa.”
Perguntado se é possível avaliar os ganhos de performance do carro após ter pilotado antes do início da temporada e após a segunda prova no Bahrein, Pietro disse ser difícil por cada teste ter ocorrido em circunstâncias diferentes.
“É difícil comparar o teste de hoje com as outras duas oportunidades, porque nos testes de pré-temporada em Barcelona a pista estava muito fria. No Bahrein o traçado é bastante diferente. O que posso dizer é que o time fez um grande progresso, como pudemos ver no treino classificatório e na corrida do último fim de semana. Avançamos.”
Questionado sobre as diferenças entre os tempos registrados no período da manhã e no período da tarde, quando anotou sua melhor marca, Pietro falou sobre sua adaptação e sobre a escolha do programa de treinos.
“Hoje testamos um monte de coisas diferentes para o futuro. Foi bom testar todos esses itens, fazendo uma mescla entre simulação de corrida e voltas rápidas. Eu já havia feito long-runs antes, mas talvez não tanto como hoje. Também tive um dia inteiro de testes, o que foi realmente bom.”
“Claro que tivemos uma evolução passo a passo, mas acho que também escolhemos um plano inadequado para começar o dia, porque fazer long-runs logo no início é bastante desgastante, mas a medida que fui ganhando fluência meu desempenho melhorou.”
“Depois fui para os short-runs que são bem mais leves. Para se acostumar com isso você tem que acelerar forte logo na primeira volta e com certeza nas suas primeiras tentativas você não consegue maximizar o desempenho. Mas ao longo do dia eu fui evoluindo no carro e ganhei confiança, o que foi muito positivo. “
A Haas trouxe vários componentes novos para os testes, mas o piloto não pode dar maiores detalhes para manter os possíveis ganhos de desempenho longe do conhecimento dos rivais
“Trouxemos vários novos componentes para testar, não posso dar detalhes (risos) mas são itens que o time queria testar e eu posso dizer que tivemos um dia bem-sucedido. O carro é muito confiável e competitivo e reunimos muitas informações o que é sempre o objetivo. Foi um teste muito bom.”
Pietro Fittipaldi, Haas VF-19
Photo by: Mark Sutton / Sutton Images
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.