Force India defende banimento de túneis de vento da F1
A fim de diminuir custos, vice-diretor de time indiano propõe que carros sejam feitos e testados apenas por computador
A FIA está avaliando uma proposta da Force India para modificar os regulamentos da Fórmula 1. A equipe pede que a categoria passe a depender totalmente do CFD (Computational fluid dynamics, software usado para analisar o escoamento do ar) em vez dos atuais túneis de vento para a pesquisa aerodinâmica.
Atualmente todas as equipes de F1 operam sob restrições da FIA de testes aerodinâmicos, com limites de horas no túnel de vento e no uso de teraflops no CFD.
No entanto, a Force India acredita que o atual sistema vá muito em favor de quem possui túneis de vento, e por isso apresentou uma proposta de um segundo sistema para operar em paralelo, banindo os túneis.
Isso seria de particular interesse para equipes que não têm túneis de vento e têm de alugar em instalações de terceiros por um custo significativo, como a própria Force India, a Haas e a Manor.
A proposta já foi para o Grupo de Estratégia e agora está sendo analisada pelos diretores dos times.
"Nós já pedimos ao Grupo de Estratégia que analise se podemos fazer uma mudança total para o CFD", disse o vice-diretor da Force India, Bob Fernley, ao Motorsport.com.
"Podemos prever que o CFD irá substituir os túneis de vento, e queremos facilitar isso de forma eficaz.”
"Hoje estamos baseados em túneis de vento, e o que estamos procurando é uma ida para o CFD, o que permitirá os times mudarem de vez para o CFD.”
"Nós fizemos uma proposta-conceito, e agora vamos pedir ao grupo de regulamentos técnicos que a refine para que possamos obter um consenso entre eles e enviar para aprovação ao Grupo de Estratégia. O Grupo de Estratégia gostou, caso contrário teriam descartado. Eles foram muito favoráveis."
CFD como único programa aerodinâmico
Fernley está convencido de que estamos apenas alguns anos longe de ver todos os times projetando seus carros inteiramente pelo CFD.
"O CFD está se desenvolvendo em um ritmo acelerado, devemos reconhecer. Obviamente o que gostaríamos de ver é a F1 abraçando as últimas tecnologias de ponta, que é o que o CFD é. Queremos incentivar as pessoas a considerar o seu uso.”
Um foco no CFD representaria uma economia de custos significativa: "Há pelo menos quatro equipes no pit lane que não têm os seus próprios túneis de vento e estão alugando. Nós acreditamos que no futuro próximo - em três anos ou um pouco mais talvez - exista uma possibilidade de que o CFD se torne o programa aerodinâmico principal ou único. É uma economia significativa. Para uma equipe em nossa posição seria muitos milhões."
A total dependência do CFD foi tentada anteriormente pela equipe Manor, quando se lançou sob o nome de Virgin Racing em 2010. Diretor-técnico na época, Nick Wirth estava convencido de que este era o caminho a se seguir, embora a história tenha provado o contrário. No entanto, a tecnologia do CFD mudou muito desde então.
"Aquilo foi muito ambicioso no momento da Virgin. Obviamente era a direção certa, mas muito cedo. Como muitas coisas, você tem que obter a tecnologia.”
"Temos trabalhado já há alguns anos na restrição do uso de túneis de vento. Como todas as tecnologias, o CFD está se desenvolvendo o tempo todo. Eu acho que é um momento oportuno para reavaliar."
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