Últimas notícias

Fórmula 1 anuncia renovação do GP da Austrália até 2025

Renovação garante permanência de circuito que está na F1 desde 1996

An aerial view of the circuit as the race unfolds

A Fórmula 1 acaba de confirmar a permanência de Melbourne no calendário do campeonato até 2025, quando a pista receberá um GP da F1 pela 20ª vez. O circuito é um dos que estavam em fim de contrato e ameaçado de deixar a categoria no futuro.

Leia também:

No entanto, os proprietários chegaram a um acordo com o Liberty Media, grupo dono da F1, para continuar a sediar a etapa australiana, que está no calendário desde 1985. Antes de Melbourne, a prova era realizada em Adelaide.

 

Martin Pakula, o ministro dos esportes e turismo do estado de Victoria, onde fica a cidade de Melborne, disse ao site oficial da F1 que a extensão do contrato é importante para a região pois ajuda a reforçar a imagem de polo mundial de eventos esportivos.

"Isto é um fantástico voto de confiança da F1 de continuar tendo corridas em Melbourne até 2025, pelo menos", disse Pakula. "Victoria recebe grandes eventos melhor do que ninguém no mundo e estou empolgado pela categoria ter estendido o contrato permitindo que o nosso governo continue a trazer eventos mundiais para Victoria. O GP tem contribuído para que Melbourne se estabeleça como um centro de grandes eventos e a F1 é fundamental do calendário esportivo da cidade".

“Além dos benefícios diretos da continuidade da Austrália na F1, a extensão do contrato também nos dá confiança para a realização de novos eventos e cria oportunidades para continuarmos desenvolvendo e melhorando o evento para o benefício dos fãs e todos os amantes da Fórmula 1”, finalizou Pakula.

Com a renovação de Melbourne, os GPs que ainda podem sair da F1 em 2020 permanecem sendo Alemanha, México e Espanha (entenda na galeria especial abaixo). O autódromo de Interlagos possui acordo apenas até o próximo ano para receber o GP do Brasil e tem a concorrência do Rio de Janeiro para o futuro.

GP da Austrália
A etapa de Melbourne seguirá abrindo a temporada da F1. A prova de 2020 já tem data confirmada: 15 de março.
GP do Bahrein
Segunda etapa da temporada 2019, a prova de Sakhir foi marcada por grande decepção para Charles Leclerc e está confirmada para 2020.
GP da China
A etapa de Xangai de 2019 marcou a milésima corrida da história da F1 e segue no calendário em 2020.
GP do Azerbaijão
A movimentada etapa de Baku se mantém no calendário do ano que vem.
A definir (GP da Espanha)
A etapa de Barcelona é uma das mais cotadas para deixar a F1 e acontece no começo de maio. Para 2020, o GP do Vietnã (layout na foto) está confirmado e deve ocorrer em abril, pouco antes da habitual data da corrida espanhola.
GP de Mônaco
Tradicionalíssima prova de Monte Carlo segue na Fórmula 1.
GP do Canadá
Palco de polêmica entre Sebastian Vettel e Lewis Hamilton neste ano, a etapa de Montreal segue no calendário para 2020.
GP da França
Alvo de duras críticas por conta de sua monotonia, a corrida de Paul Ricard também acontecerá no ano que vem.
GP da Áustria
Responsável por reanimar os fãs da F1 com a espetacular vitória de Max Verstappen, a prova de Spielberg se mantém firme e forte para 2020.
GP da Grã-Bretanha
Recém-confirmada na F1 até 2024, a etapa de Silverstone é o berço da categoria, já que foi sede da primeira corrida da história do campeonato, em 1950.
A definir (GP da Alemanha)
A etapa de Hockenheim segue sem contrato para 2020 e pode fazer sua despedida na atual temporada.
GP da Hungria
A tradicional prova de Hungaroring segue no calendário para 2020.
GP da Bélgica
A etapa de Spa-Francorchamps, famosa pela curva Eau Rouge (foto) é uma das favoritas de pilotos e fãs e se mantém na F1.
GP da Itália
Outra corrida tradicional que segue no calendário é o GP da Itália, disputado em Monza. O circuito renovou com a F1 neste ano e segue pelo menos até 2024, como Silverstone.
GP de Cingapura
Palco de polêmicas, a exótica etapa de Marina Bay segue no calendário para 2020.
GP da Rússia
Outra pista marcada por polêmica que segue na F1 é a de Sochi, que teve ordem de equipe da Mercedes em favor de Hamilton em 2018.
GP do Japão
Outro histórico circuito que se mantém na categoria é o de Suzuka, palco de grandes decisões no fim dos anos 1980.
A definir (GP do México)
A etapa de Hermanos Rodríguez tem problemas de financiamento, já que não terá mais apoio do governo. Assim, a negociação se arrasta. Confirmado em 2020, o GP da Holanda pode ser um dos substitutos, mas a corrida de Zandvoort (foto) também pode entrar na vaga da prova espanhola.
GP dos Estados Unidos
A etapa do Circuito das Américas segue no calendário da F1 em 2020.
GP do Brasil
Até 2020, a corrida fica em Interlagos, famoso pelo S do Senna (foto). Depois, não se sabe: o Rio de Janeiro anunciou a construção de um autódromo e entrou na disputa com São Paulo pelo futuro da etapa brasileira da F1.
GP de Abu Dhabi
A luxuosa prova que vai noite adentro vem fechando o calendário nos últimos anos e está confirmada para 2020.
21

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Veja 12 pontos chave para entender as mudanças da F1 para 2021
Próximo artigo GALERIA: Haas vive sequência de episódios bizarros na Fórmula 1

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil