Fórmula 1 define regras de Safety Car virtual para 2015
Novidade visa assegurar que os pilotos diminuirão a velocidade mesmo sem carro de segurança na pista
[publicidade] O artigo 41 do regulamento prevê que o Safety Car virtual seja acionado quando "as bandeiras amarelas duplas forem necessárias em algum setor da pista e competidores ou fiscais estiverem em perigo, mas as circunstâncias não implicarem o uso do Safety Car real". As bandeiras amarelas duplas são utilizadas em casos intermediários entre as situações de bandeira amarela comum e a entrada do carro de segurança.
Os fiscais serão avisados de que o SC virtual foi acionado por meio das inicias VSC mostrada nas placas eletrônicas. Então, os pilotos só poderão entrar nos boxes para a troca de pneus (ou seja, não podem pagar punições) e terão de respeitar uma velocidade imposta pela FIA em cada setor da pista. Quem não respeitar, poderá ser penalizado.
O sistema foi adotado depois do acidente de Jules Bianchi no GP do Japão de 2014. O francês, que segue internado em estado grave três meses após a batida, atingiu um trator que fazia a remoção de outro carro em uma área com bandeira amarela dupla acionada. Segundo os laudos, o piloto não reduziu suficientemente a velocidade no trecho e acabou aquaplanando na chuva.
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