FOTOS: Relembre acidente que quase vitimou Lauda em Nurburgring
Na disputa pelo título de 1976 com James Hunt, Lauda sofreu graves queimaduras após batida forte no 'Inferno Verde', no GP da Alemanha
No dia 1º de agosto de 1976, o GP da Alemanha de Fórmula 1 no velho circuito Nordschleife de Nurburgring. Com 22km de extensão, a última corrida da categoria máxima do automobilismo mundial no 'Inferno Verde' ficou imortalizada na história da F1 pelo grave acidente de Niki Lauda com a Ferrari (veja fotos do acidente e de Lauda no final desta matéria).
O austríaco disputava o título daquele ano com seu grande rival James Hunt. O então campeão do mundo liderava o campeonato com 58 pontos, enquanto o britânico da McLaren vinha na perseguição com 35. Lauda começou o ano com vantagem folgada da Ferrari, mas a escuderia de Woking evoluiu e Hunt começava a se postular como candidato forte ao Mundial.
Os momentos que antecederam o GP foram de muita chuva, que comprometeu as condições da já perigosíssima pista. Com muita tensão, Lauda foi derrotado na votação pelo adiamento da prova e os pilotos alinharam no grid. Todos estavam de pneus para circuito molhado, exceto o companheiro de Hunt, Jochen Mass, que despontou na liderança nos momentos iniciais da prova.
O acidente
Com a maior parte do circuito de 22km seca, todos os pilotos foram para os boxes para colocar os compostos para a pista seca já no começo da corrida. Lauda estava muito atrás, mas voltou com ritmo forte na segunda volta após fazer seu pit stop.
Entretanto, depois da curva Bergwerk, a suspensão da Ferrari 312T2 quebrou, lançando Lauda para o guard rail à direita do traçado. O carro voltou à pista em chamas e foi atingido pelo alemão Harald Ertl e pelo norte-americano Brett Lunger, que não puderam evitar as colisões. Logo após, o italiano Aurturo Merzario conseguiu desviar do acidente e saiu de seu monoposto para retirar o colega austríaco da Ferrari tomada pelas chamas.
Depois de muitas tentativas em uma cena angustiante, Lauda foi finalmente retirado do cockpit, já com inúmeras e graves queimaduras. O campeão do mundo foi então levado ao hospital de helicóptero.
Antes, quando preso na Ferrari, Lauda inalou fumaça tóxico e sofreu várias contusões no peito, além das queimaduras graves na cabeça. Ele também perdeu parte da orelha direita. Ao chegar no hospital, o piloto foi induzido ao coma por medida de precaução.
Ele corria grande risco de vida, mas persistiu no tratamento com muita força de vontade para concluir, com a maior rapidez possível, o seu grande objetivo: volta às pistas o quanto antes para defender seu título mundial.
Seis semanas depois, de maneira incrível, Lauda estava de volta à Ferrari para o GP da Itália, em Monza. Depois de um começo vacilante, como era de se esperar, o austríaco já começou a dar sinais claros de recuperação e retomou posições para terminar a prova em quarto.
Título perdido
O vencedor do GP da Alemanha foi Hunt. Aquela corrida foi a última do traçado Nordschleife de Nurburgring. O circuito em meio às montanhas só voltaria a ser utilizado pela F1 novamente em 1984, já num traçado mais curto, prenúncio da versão atual.
Após o retorno em Monza, Lauda participou de mais três corridas, incluindo a decisão do título, na etapa do Japão, à época disputada em Fuji sob forte chuva. Logo no começo da prova, Lauda estacionou sua Ferrari e desistiu de correr por conta das arriscadas condições.
O austríaco não fez questão de esconder sua decisão. Ele não arranjou desculpas para a atitude - bastaria atribuir a alguma falha do carro ou algo do gênero - e, como campeão, escolheu a certeza da vida em detrimento do risco de morte.
Já Hunt cumpriu o seu papel e fez prova brilhante para terminar em terceiro, posição limite para a conquista de seu único título mundial. A diferença entre os rivais e amigos foi de apenas um ponto: 69 a 68. Foi o suficiente para coroar o também lendário piloto britânico da McLaren.
Veja fotos de Lauda e do fatídico acidente no GP da Alemanha de 1976, em Nurburgring:
CONFIRA IMAGENS DA CARREIRA VITORIOSA DE NIKI LAUDA
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.