Recomendado para você

Após decisões polêmicas, Russell diz que "multibilionária" F1 não deveria depender de comissários voluntários

Após decisões polêmicas, Russell diz que "multibilionária" F1 não deveria depender de comissários voluntários

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do Catar
Após decisões polêmicas, Russell diz que "multibilionária" F1 não deveria depender de comissários voluntários
F1 - Verstappen: 'Mandaria todos se f**' se fosse Piastri

F1 - Verstappen: 'Mandaria todos se f**' se fosse Piastri

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do Catar
F1 - Verstappen: 'Mandaria todos se f**' se fosse Piastri
F1: Hamilton avalia temporada de 'substituto' Antonellli na Mercedes

F1: Hamilton avalia temporada de 'substituto' Antonellli na Mercedes

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do Catar
F1: Hamilton avalia temporada de 'substituto' Antonellli na Mercedes
F1: FIA estuda mudar punição por irregularidade técnica em 2026 após desclassificação da McLaren

F1: FIA estuda mudar punição por irregularidade técnica em 2026 após desclassificação da McLaren

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do Catar
F1: FIA estuda mudar punição por irregularidade técnica em 2026 após desclassificação da McLaren
F1: Hulkenberg elogia Bortoleto e comenta aprendizados com o companheiro de equipe

F1: Hulkenberg elogia Bortoleto e comenta aprendizados com o companheiro de equipe

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do Catar
F1: Hulkenberg elogia Bortoleto e comenta aprendizados com o companheiro de equipe
F1 - Gasly detona Bortoleto por batida em Las Vegas: "Não deveria acontecer neste momento"

F1 - Gasly detona Bortoleto por batida em Las Vegas: "Não deveria acontecer neste momento"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do Catar
F1 - Gasly detona Bortoleto por batida em Las Vegas: "Não deveria acontecer neste momento"
Stock Car: Suzuki vence recurso no STJD e recupera vitória no Velocitta

Stock Car: Suzuki vence recurso no STJD e recupera vitória no Velocitta

Stock Car
Stock Car
Stock Car: Suzuki vence recurso no STJD e recupera vitória no Velocitta
F1 - Marko se diz surpreso com promoção de Newey ao cargo de chefe de equipe: "Não é o forte dele"

F1 - Marko se diz surpreso com promoção de Newey ao cargo de chefe de equipe: "Não é o forte dele"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do Catar
F1 - Marko se diz surpreso com promoção de Newey ao cargo de chefe de equipe: "Não é o forte dele"

GALERIA: Confira 10 curiosidades sobre o GP de Mônaco de F1

Prova tradicional do calendário da F1 já teve piloto indo parar no mar, corridas malucas e recordista brasileiro

Alberto Ascari, Lancia D50, crashes into the harbour

Após dois anos, a Fórmula 1 volta a correr nas ruas do principado neste fim de semana. E o GP de Mônaco não é considerado uma das provas mais tradicionais do mundo do automobilismo a toa, com uma história que vai muito além do Mundial.

Com sua primeira edição em 1929, o GP possui uma grande e rica história, marcada inclusive por diversas curiosidades, que vão muito além da lista de vencedores e recordistas. A prova de Mônaco acumula histórias fantásticas, que envolvem desde a origem dos nomes das curvas do circuito até um campeão de F1 que foi parar no mar com seu carro.

Leia também:

Neste especial, o Motorsport.com separou dez curiosidades sobre uma das maiores provas do mundo do esporte a motor. Confira abaixo:

O GP de Mônaco é um dos poucos que são anteriores à própria Fórmula 1, com a primeira edição realizada em 1929, com a vitória de William Grover, de Bugatti.
A prova foi organizada por Antony Noghes, um rico produtor de tabaco. A última curva leva seu nome. Há também a lenda de que foi ele que sugeriu o uso da bandeira quadriculada.
Apesar de ser um GP nobre da F1, junto com Silverstone, Monza e Spa, Mônaco não fez parte do calendário da F1 entre o anos de 1951 e 1954.
No GP de 1955, Alberto Ascari corria no Principado quando perdeu o controle de seu carro e foi parar no mar. O piloto sobreviveu, mas morreu quatro dias depois, após um acidente durante testes em Monza.
Enquanto vários países penam em se manter no calendário e pagar altas taxas aos donos da F1, Mônaco é conhecida por pagar apenas uma taxa simbólica para se manter, devido ao peso de sua importância à categoria.
Os 3.340 metros do percurso fazem dele o menor da F1, o que faz os pilotos darem 78 voltas em uma prova.
Ayrton Senna é o recordista de vitórias, com seis. Graham Hill e Michael Schumacher triunfaram cinco vezes. Ele é o único representante brasileiro a triunfar no Principado.
A McLaren é a recordista de vitórias em Mônaco, com 15 triunfos. A Ferrari vem em segundo, com 10.
Mônaco concentra a residência da maioria dos pilotos que chegam à F1. Após a edição de 1988, quando Ayrton Senna liderava com mais de um minuto sobre o segundo colocado, Alain Prost, e bateu sozinho, ele foi direto para sua casa, sem dar entrevistas.
O GP de Mônaco de 1996 teve o maior índice de abandonos da história, com a única vitória da carreira de Olivier Panis. David Coulthard, Johnny Herbert e Heinz-Harald Frentzen completaram a prova.
10

SENNA vs SCHUMACHER: Game F1 2021 gera POLÊMICA envolvendo LENDAS da categoria; entenda

Assine o canal do Motorsport.com no Youtube

Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like (joinha) nos vídeos e ative as notificações, para sempre ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.

Podcast #105 – O GP de Mônaco ainda é o ponto alto da F1?

 

 

Artigo anterior F1: Norris e McLaren anunciam renovação de contrato por múltiplas temporadas
Próximo artigo F1: Jos Verstappen teme que Mercedes domine o resto da temporada

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros