Últimas notícias

GALERIA: Personalidades dão adeus a Lauda em seu velório em Viena

Velório da lenda da F1 acontece nesta quarta-feira, na capital da Áustria, e reúne nomes famosos que prestam homenagem ao tricampeão

Niki Lauda funeral

Lenda da Fórmula 1, Niki Lauda está sendo velado nesta quarta-feira na Catedral de Santo Estevão, em Viena, capital austríaca, diante de milhares de pessoas e de personalidades que não se limitam ao universo do esporte a motor. Entre eles, o pentacampeão Lewis Hamilton, o conterrâneo Gerhard Berger, o tetracampeão Alain Prost, o ator austro-americano Arnold Schwarzenegger e o presidente da Áustria, Alexander van der Bellen. Todos discursarão em homenagem ao falecido tricampeão.

Leia também:


Lauda morreu na segunda-feira passada, 20 de maio, aos 70 anos, depois de uma longa batalha contra os problemas de saúde sofridos desde meados de 2018. Hoje, está sendo homenageado na cidade que o viu nascer. Em galerias no fim desta matéria, você confere tributos ao austríaco no GP de Mônaco e todos os seus carros na F1.

A cerimônia de despedida começou pela manhã do país europeu, quando o caixão de Lauda chegou à Catedral de Santo Estevão, onde já havia muita gente à espera do lendário piloto, apesar do mau tempo.

Leia também:


Na presença de Birgit, esposa de Lauda, ​​e Lukas e Mathias, filhos do primeiro casamento do tricampeão mundial, com Marlene, o padre da Catedral, Toni Faber, deu sua bênção antes que o local fosse aberto para o público.

Veja fotos do velório que homenageia o legado de Niki Lauda:

Funeral de Niki Lauda
Funeral de Niki Lauda
Funeral de Niki Lauda
Funeral de Niki Lauda
Funeral de Niki Lauda
Funeral de Niki Lauda
Funeral de Niki Lauda
Funeral de Niki Lauda
Funeral de Niki Lauda
Funeral de Niki Lauda
Funeral de Niki Lauda
Funeral de Niki Lauda
Funeral de Niki Lauda
Funeral de Niki Lauda
Funeral de Niki Lauda
Funeral de Niki Lauda
Funeral de Niki Lauda
17

AS HOMENAGENS AO TRICAMPEÃO EM MÔNACO

No último fim de semana, o GP de Mônaco foi marcado por homenagens ao tricampeão. Em galeria exclusiva, as lentes do Motorsport.com mostram como foram os tributos a Lauda no Principado. Confira abaixo:

Sebastian Vettel, Ferrari
Capacete de Sebastian Vettel, Ferrari
Capacete de Sebastian Vettel, Ferrari
Capacete de Sebastian Vettel, Ferrari
Capacete de Sebastian Vettel, Ferrari
Capacete de Sebastian Vettel, Ferrari
Mercedes AMG W10
Mercedes AMG W10
Red Bull Racing RB15
Tributo Haas F1 Team VF-19
Red Bull
Mercedes AMG W10
Mercedes AMG F1 W10
Sebastian Vettel, Ferrari
Homenagem da McLaren a Niki Lauda
Halo da Mercedes AMG F1 W10
Racing Point RP19
Haas F1 Team VF-19
Mercedes
Mercedes
Boné vermelho de Lauda
Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1
22

GALERIA - Relembre todos os carros de Lauda na Fórmula 1:

1971, March 711
Foi com esse carro que Lauda estreou na Fórmula 1 no GP de seu país em 1971
1971, March 711
Lauda disputou apenas a corrida da Áustria em 1971
1972, March 721
Na temporada seguinte, Lauda (à frente) fez sua primeira temporada completa a bordo do March 721
1973, BRM P160
Em sua segunda temporada completa na Fórmula 1, Lauda correu pela BRM e impressionou a ponto de chamar a atenção de Enzo Ferrari
1974, Ferrari 312B3
Tanto que, em 1974, o austríaco foi contratado pelo time de Maranello
1974, Ferrari 312B3
Em seu primeiro ano em uma equipe de ponta, Lauda teve o suiço Clay Regazzoni como companheiro
1974, Ferrari 312B3
Aquele ano marcou a primeira vitória do austríaco, no GP da Espanha
1974, Ferrari 312B3
Lauda terminou a temporada em quarto. O brasileiro Emerson Fittipaldi foi o campeão, conquistando, com a McLaren, seu segundo título
1975, Ferrari 312T
Em 1975, porém, Lauda "destronaria" Fittipaldi. A bordo do novo carro da Ferrari, o austríaco brilhou
1975, Ferrari 312T
Com mais um ano de muita consistência e velocidade, Lauda voou para conquistar o primeiro de seus três títulos mundiais
1975, Ferrari 312T
Lauda foi campeão com 64,5 pontos. Fittipaldi foi vice com 45
1976, Ferrari 312 T2
Depois de conquistar seu primeiro título, o austríaco chegou à temporada seguinte com vontade de defender sua posição
1976, Ferrari 312 T2
O ano de 1976 começou bem, com grande confiabilidade do carro da Ferrari, melhor que a concorrente McLaren
1976, Ferrari 312 T2
Ao longo da temporada, porém, o carro da equipe britânica melhorou e James Hunt se colocou como rival de Lauda na busca pelo título
Niki Lauda, Ferrari, e James Hunt, McLaren
Os dois construíram uma grande rivalidade, mas eram amigos. A relação de ambos é retratada no filme "Rush"
Niki Lauda, Ferrari, e James Hunt, McLaren
No fim das contas, Hunt aproveitou a ausência de Lauda em algumas etapas por conta do acidente do austríaco em Nurburgring para somar pontos importantes e chegar à etapa final, em Fuji, com condições de vencer. Lauda acabou desistindo da corrida chuvosa em função das condições perigosas e Hunt chegou em terceiro para faturar seu primeiro e único título
1977, Ferrari 312T2
Na temporada seguinte, Lauda veio com fome para retomar o título
Niki Lauda, Ferrari 312T2
Dito e feito: o austríaco retomou a coroa em sua segunda, superando de vez as sequelas psicológicas do grave acidente do ano anterior
1978, Brabham BT45C
Em 1978, Lauda foi para a Brabham
1978, Brabham BT46
A equipe era comandada por Bernie Ecclestone
1978, Brabham BT46B Alfa Romeo
O motivo da saída para a Ferrari foi a procura da equipe italiana pelo argentino Carlos Reutemann após o acidente de Lauda em 1976
1978, Brabham BT46B
Um dos carros da Brabham em 78 chamava a atenção por sua traseira
1979, Brabahm BT48
No ano seguinte, a equipe seguiu sem condições de levar Lauda à disputa pelo título
1979, Brabham BT48
Foi nessa época que o austríaco começou a intensificar seus empreendimentos em sua companhia aérea
1979, Brabham BT48 Alfa Romeo
No fim daquela temporada, Lauda deixaria a F1 para tocar seus negócios
1982, McLaren MP4
Após dois anos afastado da categoria, Lauda foi persuadido por Ron Dennis a retornar, desta vez pela McLaren. Lauda foi quinto em sua primeira temporada após o retorno à F1
1983, McLaren MP4B
O terceiro título acabou não vindo no ano seguinte, em 1983, mas estava próximo
1984, McLaren MP4\2
Na temporada 1984, Lauda finalmente conquistou seu terceiro e último título mundial
1984, McLaren MP4/2
Em batalha com o novo companheiro Alain Prost, o veterano de 35 anos levou a melhor por apenas meio ponto: 72 a 71,5
1985, McLaren MP4/2B
1985 começou com uma série de abandonos de Lauda, o que complicou a temporada do tricampeão - e a relação com Ron Dennis
Alain Prost e Niki Lauda, McLaren MP4/2B
O austríaco ainda conquistou sua 25ª e última vitória na F1, no GP da Holanda, em Zandvoort. Prost (à frente) chegaria ao primeiro de seus quatro títulos naquele ano
31

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Chefe da Haas diz que comissários da F1 são despreparados
Próximo artigo Ferrari passa por reestruturação de sua equipe técnica na F1

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil