GP do Brasil: História mostra que RJ tem tempo de sobra para construir autódromo, mas não em '6 ou 7 meses'

Motorsport.com fez levantamento sobre os últimos autódromos construídos que entraram no calendário da F1

GP do Brasil: História mostra que RJ tem tempo de sobra para construir autódromo, mas não em '6 ou 7 meses'

A previsão inicial do Presidente da República, Jair Bolsonaro, de construir um autódromo no Rio de Janeiro em seis ou sete meses pode parecer otimista, se levarmos em conta as pistas mais recentes que entraram no calendário da Fórmula 1.

Leia também:

Bolsonaro se reuniu com Chase Carey, CEO da Liberty, grupo que controla a F1, nesta semana em Brasília, e chegou a afirmar que o GP do Brasil no Rio de Janeiro, no autódromo a ser construído em Deodoro, já está 99% certo, mesmo com Carey logo na sequência não garantindo nada e reiterando a negociação com RJ e São Paulo, onde também esteve nesta semana, para manter a prova brasileira no calendário além de 2020, que é quando se encerra o contrato com Interlagos.

Se a data for mantida, em novembro de 2021, isso daria ao Rio de Janeiro 29 meses para construir o autódromo numa área que hoje é de preservação ambiental. 

Daria tempo de sobra, se considerarmos as construções recentes dos últimos autódromos que entraram no calendário da Fórmula 1.

No entanto, nenhum deles envolveu um desmatamento e obras de mobilidade urbana, que seriam necessários na região onde hoje o projeto do autódromo em Deodoro está.

Veja abaixo os autódromos mais recentes construídos na Fórmula 1 e quanto tempo eles demoraram desde o início das obras até o fim.

BAHREIN

Michael Schumacher, Ferrari F2004
Michael Schumacher, Ferrari F2004
1/15

Foto de: Steve Etherington / Motorsport Images

Michael Schumacher
Michael Schumacher
2/15

Foto de: Bridgestone Corporation

The grid waits for the start
The grid waits for the start
3/15

Foto de: Ferrari Media Center

Start: Michael Schumacher leads Rubens Barrichello
Start: Michael Schumacher leads Rubens Barrichello
4/15

Foto de: Bridgestone Corporation

Podium: race winner Michael Schumacher celebrates
Podium: race winner Michael Schumacher celebrates
5/15

Foto de: Ferrari Media Center

Juan Pablo Montoya
Juan Pablo Montoya
6/15

Foto de: Sutton Motorsport Images

Juan Pablo Montoya
Juan Pablo Montoya
7/15

Foto de: Sutton Motorsport Images

Juan Pablo Montoya
Juan Pablo Montoya
8/15

Foto de: Sutton Motorsport Images

Post-qualifying press conference: pole winner Michael Schumacher with Rubens Barrichello and Juan Pa
Post-qualifying press conference: pole winner Michael Schumacher with Rubens Barrichello and Juan Pa
9/15

Foto de: BMW AG

Juan Pablo Montoya
Juan Pablo Montoya
10/15

Foto de: BMW AG

Juan Pablo Montoya
Juan Pablo Montoya
11/15

Foto de: BMW AG

Juan Pablo Montoya
Juan Pablo Montoya
12/15

Foto de: BMW AG

Juan Pablo Montoya
Juan Pablo Montoya
13/15

Foto de: BMW AG

Juan Pablo Montoya
Juan Pablo Montoya
14/15

Foto de: BMW AG

Juan Pablo Montoya
Juan Pablo Montoya
15/15

Foto de: BMW AG

O autódromo de Sakhir começou a ser construído no meio do deserto no fim de 2002. A primeira prova lá foi em abril de 2004, o que deu aproximadamente 16 meses de construção. No entanto, a própria organização do GP do Bahrein disse que no GP inaugural alguns retoques ainda estavam faltando.

EUA

Circuito das Américas
Circuito das Américas
1/5

Foto de: Rainier Ehrhardt

Michael Schumacher, Mercedes AMG Petronas and pole for Sebastian Vettel, Red Bull Racing
Michael Schumacher, Mercedes AMG Petronas and pole for Sebastian Vettel, Red Bull Racing
2/5

Foto de: XPB Images

Jenson Button, McLaren Mercedes
Jenson Button, McLaren Mercedes
3/5

Foto de: Rainier Ehrhardt

Daniil Kvyat, Scuderia Toro Rosso STR8
Daniil Kvyat, Scuderia Toro Rosso STR8
4/5

Foto de: Glenn Dunbar / Motorsport Images

Daniil Kvyat, Scuderia Toro Rosso STR8
Daniil Kvyat, Scuderia Toro Rosso STR8
5/5

Foto de: Glenn Dunbar / Motorsport Images

O Circuito das Américas demorou cerca de 20 meses para ser construído. As obras em Austin começaram no dia 31 de dezembro de 2010, e o autódromo foi entregue em setembro de 2012, menos de 60 dias antes da corrida de Fórmula 1. 

CHINA

Rubens Barrichello, na China em 2004
Rubens Barrichello, na China em 2004
1/8

Foto de: Bridgestone Corporation

Robert Doornbos
Robert Doornbos
2/8

Foto de: Jordan Grand Prix

Robert Doornbos
Robert Doornbos
3/8

Foto de: Jordan Grand Prix

Robert Doornbos
Robert Doornbos
4/8

Foto de: Jordan Grand Prix

Valtteri Bottas, Williams FW36.
Valtteri Bottas, Williams FW36.
5/8

Foto de: XPB Images

Valtteri Bottas, Williams FW36 na largada da corrida
Valtteri Bottas, Williams FW36 na largada da corrida
6/8

Foto de: XPB Images

Valtteri Bottas, Williams FW36 e Romain Grosjean, Lotus F1 E22
Valtteri Bottas, Williams FW36 e Romain Grosjean, Lotus F1 E22
7/8

Foto de: XPB Images

Valtteri Bottas, Williams FW36 e Kimi Raikkonen, Ferrari F14-T no início da prova
Valtteri Bottas, Williams FW36 e Kimi Raikkonen, Ferrari F14-T no início da prova
8/8

Foto de: XPB Images

O circuito internacional de Xangai demorou 18 meses para ser construído, tendo sido inaugurado também em 2004, junto com o Bahrein.

COREIA DO SUL

Lewis Hamilton, McLaren
Lewis Hamilton, McLaren
1/14

Foto de: Charles Coates / Motorsport Images

Podium: race winner place Fernando Alonso, Scuderia Ferrari
Podium: race winner place Fernando Alonso, Scuderia Ferrari
2/14

Foto de: XPB Images

Lewis Hamilton, McLaren MP4-25 Mercedes, Chris Dyer, Race Engineer, Ferrari, Fernando Alonso, Ferrari F10, Felipe Massa, Ferrari F10, on the podium
Lewis Hamilton, McLaren MP4-25 Mercedes, Chris Dyer, Race Engineer, Ferrari, Fernando Alonso, Ferrari F10, Felipe Massa, Ferrari F10, on the podium
3/14

Foto de: Glenn Dunbar / Motorsport Images

Fernando Alonso, Ferrari F10
Fernando Alonso, Ferrari F10
4/14

Foto de: Andrew Ferraro / Motorsport Images

Fernando Alonso, Ferrari F10
Fernando Alonso, Ferrari F10
5/14

Foto de: Glenn Dunbar / Motorsport Images

Lewis Hamilton, McLaren MP4-25 Mercedes, Chris Dyer, Race Engineer, Ferrari, Fernando Alonso, Ferrari F10, Felipe Massa, Ferrari F10, on the podium
Lewis Hamilton, McLaren MP4-25 Mercedes, Chris Dyer, Race Engineer, Ferrari, Fernando Alonso, Ferrari F10, Felipe Massa, Ferrari F10, on the podium
6/14

Foto de: Glenn Dunbar / Motorsport Images

Fernando Alonso, Ferrari F10
Fernando Alonso, Ferrari F10
7/14

Foto de: Andrew Ferraro / Motorsport Images

Fernando Alonso, Ferrari F10
Fernando Alonso, Ferrari F10
8/14

Foto de: Glenn Dunbar / Motorsport Images

Lewis Hamilton, McLaren MP4-25 Mercedes, Chris Dyer, Race Engineer, Ferrari, Fernando Alonso, Ferrari F10, Felipe Massa, Ferrari F10, on the podium
Lewis Hamilton, McLaren MP4-25 Mercedes, Chris Dyer, Race Engineer, Ferrari, Fernando Alonso, Ferrari F10, Felipe Massa, Ferrari F10, on the podium
9/14

Foto de: Glenn Dunbar / Motorsport Images

Fernando Alonso, Ferrari F10
Fernando Alonso, Ferrari F10
10/14

Foto de: Andrew Ferraro / Motorsport Images

Fernando Alonso, Ferrari F10
Fernando Alonso, Ferrari F10
11/14

Foto de: Glenn Dunbar / Motorsport Images

Vitaly Petrov, Renault R30, crash
Vitaly Petrov, Renault R30, crash
12/14

Foto de: Charles Coates / Motorsport Images

The crashed car of Mark Webber, Red Bull Racing RB6
The crashed car of Mark Webber, Red Bull Racing RB6
13/14

Foto de: LAT Images

Nico Hulkenberg, Williams FW32 Cosworth
Nico Hulkenberg, Williams FW32 Cosworth
14/14

Foto de: Andrew Ferraro / Motorsport Images

O circuito em Yeongam foi um dos mais rápidos a serem construídos. As obras iniciaram em setembro de 2009, e em outubro do ano seguinte ele estava pronto, porém não completamente. Na prova inaugural, em 24 de outubro de 2010, muitas coisas estavam faltando em termos de organização, inclusive a inspeção final da FIA no autódromo foi feita 13 dias antes da corrida. De qualquer jeito, a Coreia do Sul durou apenas quatro anos no calendário da F1.

ÍNDIA

Buddh International Circuit
Buddh International Circuit
1/8

Foto de: Sutton Motorsport Images

Michael Schumacher, Mercedes GP W02
Michael Schumacher, Mercedes GP W02
2/8

Foto de: Andrew Hone / Motorsport Images

Jenson Button, McLaren MP4/26
Jenson Button, McLaren MP4/26
3/8

Foto de: Sutton Motorsport Images

Mark Webber, Red Bull Racing RB7
Mark Webber, Red Bull Racing RB7
4/8

Foto de: Sutton Motorsport Images

Sergio Perez, Sauber C30
Sergio Perez, Sauber C30
5/8

Foto de: Charles Coates / Motorsport Images

Nico Rosberg, Mercedes GP W02, leads Michael Schumacher, Mercedes GP W02
Nico Rosberg, Mercedes GP W02, leads Michael Schumacher, Mercedes GP W02
6/8

Foto de: Steve Etherington / Motorsport Images

Sergio Perez, Sauber C30
Sergio Perez, Sauber C30
7/8

Foto de: Andrew Ferraro / Motorsport Images

Lewis Hamilton, McLaren
Lewis Hamilton, McLaren
8/8

Foto de: LAT Images

Outra prova que durou pouco no calendário da F1, apenas três anos. O circuito de Buddh começou a ser construído em 2009 e ficou pronto quase dois anos depois para a primeira prova de Fórmula 1 lá, em 2011.

ABU DHABI

GP de Abu Dhabi
GP de Abu Dhabi
1/11

Foto de: XPB Images

Fernando Alonso, Renault
Fernando Alonso, Renault
2/11

Foto de: Charles Coates / Motorsport Images

Stefano Domenicali, Scuderia Ferrari, Sporting Director, Sebastian Vettel, Red Bull Racing
Stefano Domenicali, Scuderia Ferrari, Sporting Director, Sebastian Vettel, Red Bull Racing
3/11

Foto de: XPB Images

Sebastian Vettel, Red Bull Racing RB5
Sebastian Vettel, Red Bull Racing RB5
4/11

Foto de: LAT Images

Winner Sebastian Vettel, Red Bull Racing, second place Mark Webber, Red Bull Racing
Winner Sebastian Vettel, Red Bull Racing, second place Mark Webber, Red Bull Racing
5/11

Foto de: LAT Images

Fernando Alonso, Renault F1 Team and Romain Grosjean, Renault F1 Team
Fernando Alonso, Renault F1 Team and Romain Grosjean, Renault F1 Team
6/11

Foto de: Glenn Dunbar / Motorsport Images

Sebastian Vettel, Red Bull Racing RB5
Sebastian Vettel, Red Bull Racing RB5
7/11

Foto de: Charles Coates / Motorsport Images

Podium: second place Mark Webber, Red Bull Racing, Race winner Sebastian Vettel, Red Bull Racing, th
Podium: second place Mark Webber, Red Bull Racing, Race winner Sebastian Vettel, Red Bull Racing, th
8/11

Foto de: Steve Etherington / Motorsport Images

Jenson Button, Brawn GP
Jenson Button, Brawn GP
9/11

Foto de: XPB Images

Race winner Sebastian Vettel, Red Bull Racing, celebrates
Race winner Sebastian Vettel, Red Bull Racing, celebrates
10/11

Foto de: XPB Images

The New Abu Dhabi Yas Marina Circuit
The New Abu Dhabi Yas Marina Circuit
11/11

Foto de: XPB Images

Em termos de prazo, o circuito de Yas Marina está no limite do tempo restante para o Rio. O autódromo, que passa dentro de uma marina, teve obras iniciadas em maio de 2007 e ficou pronto em outubro de 2009. Porém, o sistema de iluminação existente lá desde o início fizeram dessa uma construção mais demorada.

compartilhar
comentários
Renault está tão rápida quanto a McLaren, diz Abiteboul
Artigo anterior

Renault está tão rápida quanto a McLaren, diz Abiteboul

Próximo artigo

GALERIA: Relembre os últimos 10 vencedores do GP da Áustria de F1

GALERIA: Relembre os últimos 10 vencedores do GP da Áustria de F1
Carregar comentários