GP do Brasil: História mostra que RJ tem tempo de sobra para construir autódromo, mas não em '6 ou 7 meses'
Motorsport.com fez levantamento sobre os últimos autódromos construídos que entraram no calendário da F1
Visão aérea do projeto de autódromo no RIo
Divulgacao
A previsão inicial do Presidente da República, Jair Bolsonaro, de construir um autódromo no Rio de Janeiro em seis ou sete meses pode parecer otimista, se levarmos em conta as pistas mais recentes que entraram no calendário da Fórmula 1.
Leia também:
Bolsonaro se reuniu com Chase Carey, CEO da Liberty, grupo que controla a F1, nesta semana em Brasília, e chegou a afirmar que o GP do Brasil no Rio de Janeiro, no autódromo a ser construído em Deodoro, já está 99% certo, mesmo com Carey logo na sequência não garantindo nada e reiterando a negociação com RJ e São Paulo, onde também esteve nesta semana, para manter a prova brasileira no calendário além de 2020, que é quando se encerra o contrato com Interlagos.
Se a data for mantida, em novembro de 2021, isso daria ao Rio de Janeiro 29 meses para construir o autódromo numa área que hoje é de preservação ambiental.
Daria tempo de sobra, se considerarmos as construções recentes dos últimos autódromos que entraram no calendário da Fórmula 1.
No entanto, nenhum deles envolveu um desmatamento e obras de mobilidade urbana, que seriam necessários na região onde hoje o projeto do autódromo em Deodoro está.
Veja abaixo os autódromos mais recentes construídos na Fórmula 1 e quanto tempo eles demoraram desde o início das obras até o fim.
BAHREIN
Michael Schumacher, Ferrari F2004
Foto de: Steve Etherington / Motorsport Images
Michael Schumacher
Foto de: Bridgestone Corporation
The grid waits for the start
Foto de: Ferrari Media Center
Start: Michael Schumacher leads Rubens Barrichello
Foto de: Bridgestone Corporation
Podium: race winner Michael Schumacher celebrates
Foto de: Ferrari Media Center
Juan Pablo Montoya
Foto de: Sutton Motorsport Images
Juan Pablo Montoya
Foto de: Sutton Motorsport Images
Juan Pablo Montoya
Foto de: Sutton Motorsport Images
Post-qualifying press conference: pole winner Michael Schumacher with Rubens Barrichello and Juan Pa
Foto de: BMW AG
Juan Pablo Montoya
Foto de: BMW AG
Juan Pablo Montoya
Foto de: BMW AG
Juan Pablo Montoya
Foto de: BMW AG
Juan Pablo Montoya
Foto de: BMW AG
Juan Pablo Montoya
Foto de: BMW AG
Juan Pablo Montoya
Foto de: BMW AG
O autódromo de Sakhir começou a ser construído no meio do deserto no fim de 2002. A primeira prova lá foi em abril de 2004, o que deu aproximadamente 16 meses de construção. No entanto, a própria organização do GP do Bahrein disse que no GP inaugural alguns retoques ainda estavam faltando.
EUA
Circuito das Américas
Foto de: Rainier Ehrhardt
Michael Schumacher, Mercedes AMG Petronas and pole for Sebastian Vettel, Red Bull Racing
Foto de: XPB Images
Jenson Button, McLaren Mercedes
Foto de: Rainier Ehrhardt
Daniil Kvyat, Scuderia Toro Rosso STR8
Foto de: Glenn Dunbar / Motorsport Images
Daniil Kvyat, Scuderia Toro Rosso STR8
Foto de: Glenn Dunbar / Motorsport Images
O Circuito das Américas demorou cerca de 20 meses para ser construído. As obras em Austin começaram no dia 31 de dezembro de 2010, e o autódromo foi entregue em setembro de 2012, menos de 60 dias antes da corrida de Fórmula 1.
CHINA
Rubens Barrichello, na China em 2004
Foto de: Bridgestone Corporation
Robert Doornbos
Foto de: Jordan Grand Prix
Robert Doornbos
Foto de: Jordan Grand Prix
Robert Doornbos
Foto de: Jordan Grand Prix
Valtteri Bottas, Williams FW36.
Foto de: XPB Images
Valtteri Bottas, Williams FW36 na largada da corrida
Foto de: XPB Images
Valtteri Bottas, Williams FW36 e Romain Grosjean, Lotus F1 E22
Foto de: XPB Images
Valtteri Bottas, Williams FW36 e Kimi Raikkonen, Ferrari F14-T no início da prova
Foto de: XPB Images
O circuito internacional de Xangai demorou 18 meses para ser construído, tendo sido inaugurado também em 2004, junto com o Bahrein.
COREIA DO SUL
Lewis Hamilton, McLaren
Foto de: Charles Coates / Motorsport Images
Podium: race winner place Fernando Alonso, Scuderia Ferrari
Foto de: XPB Images
Lewis Hamilton, McLaren MP4-25 Mercedes, Chris Dyer, Race Engineer, Ferrari, Fernando Alonso, Ferrari F10, Felipe Massa, Ferrari F10, on the podium
Foto de: Glenn Dunbar / Motorsport Images
Fernando Alonso, Ferrari F10
Foto de: Andrew Ferraro / Motorsport Images
Fernando Alonso, Ferrari F10
Foto de: Glenn Dunbar / Motorsport Images
Lewis Hamilton, McLaren MP4-25 Mercedes, Chris Dyer, Race Engineer, Ferrari, Fernando Alonso, Ferrari F10, Felipe Massa, Ferrari F10, on the podium
Foto de: Glenn Dunbar / Motorsport Images
Fernando Alonso, Ferrari F10
Foto de: Andrew Ferraro / Motorsport Images
Fernando Alonso, Ferrari F10
Foto de: Glenn Dunbar / Motorsport Images
Lewis Hamilton, McLaren MP4-25 Mercedes, Chris Dyer, Race Engineer, Ferrari, Fernando Alonso, Ferrari F10, Felipe Massa, Ferrari F10, on the podium
Foto de: Glenn Dunbar / Motorsport Images
Fernando Alonso, Ferrari F10
Foto de: Andrew Ferraro / Motorsport Images
Fernando Alonso, Ferrari F10
Foto de: Glenn Dunbar / Motorsport Images
Vitaly Petrov, Renault R30, crash
Foto de: Charles Coates / Motorsport Images
The crashed car of Mark Webber, Red Bull Racing RB6
Foto de: LAT Images
Nico Hulkenberg, Williams FW32 Cosworth
Foto de: Andrew Ferraro / Motorsport Images
O circuito em Yeongam foi um dos mais rápidos a serem construídos. As obras iniciaram em setembro de 2009, e em outubro do ano seguinte ele estava pronto, porém não completamente. Na prova inaugural, em 24 de outubro de 2010, muitas coisas estavam faltando em termos de organização, inclusive a inspeção final da FIA no autódromo foi feita 13 dias antes da corrida. De qualquer jeito, a Coreia do Sul durou apenas quatro anos no calendário da F1.
ÍNDIA
Buddh International Circuit
Foto de: Sutton Motorsport Images
Michael Schumacher, Mercedes GP W02
Foto de: Andrew Hone / Motorsport Images
Jenson Button, McLaren MP4/26
Foto de: Sutton Motorsport Images
Mark Webber, Red Bull Racing RB7
Foto de: Sutton Motorsport Images
Sergio Perez, Sauber C30
Foto de: Charles Coates / Motorsport Images
Nico Rosberg, Mercedes GP W02, leads Michael Schumacher, Mercedes GP W02
Foto de: Steve Etherington / Motorsport Images
Sergio Perez, Sauber C30
Foto de: Andrew Ferraro / Motorsport Images
Lewis Hamilton, McLaren
Foto de: LAT Images
Outra prova que durou pouco no calendário da F1, apenas três anos. O circuito de Buddh começou a ser construído em 2009 e ficou pronto quase dois anos depois para a primeira prova de Fórmula 1 lá, em 2011.
ABU DHABI
GP de Abu Dhabi
Foto de: XPB Images
Fernando Alonso, Renault
Foto de: Charles Coates / Motorsport Images
Stefano Domenicali, Scuderia Ferrari, Sporting Director, Sebastian Vettel, Red Bull Racing
Foto de: XPB Images
Sebastian Vettel, Red Bull Racing RB5
Foto de: LAT Images
Winner Sebastian Vettel, Red Bull Racing, second place Mark Webber, Red Bull Racing
Foto de: LAT Images
Fernando Alonso, Renault F1 Team and Romain Grosjean, Renault F1 Team
Foto de: Glenn Dunbar / Motorsport Images
Sebastian Vettel, Red Bull Racing RB5
Foto de: Charles Coates / Motorsport Images
Podium: second place Mark Webber, Red Bull Racing, Race winner Sebastian Vettel, Red Bull Racing, th
Foto de: Steve Etherington / Motorsport Images
Jenson Button, Brawn GP
Foto de: XPB Images
Race winner Sebastian Vettel, Red Bull Racing, celebrates
Foto de: XPB Images
The New Abu Dhabi Yas Marina Circuit
Foto de: XPB Images
Em termos de prazo, o circuito de Yas Marina está no limite do tempo restante para o Rio. O autódromo, que passa dentro de uma marina, teve obras iniciadas em maio de 2007 e ficou pronto em outubro de 2009. Porém, o sistema de iluminação existente lá desde o início fizeram dessa uma construção mais demorada.
Be part of Motorsport community
Join the conversationShare Or Save This Story
Hamilton domina de ponta a ponta e fecha temporada da F1 com vitória em Abu Dhabi
Hamilton supera Verstappen e faz pole no GP de Abu Dhabi
Di Grassi busca novo título na F-E e lembra pioneirismo na categoria: "Hoje é a 2ª mais importante"
Últimas notícias
Brasileiro Isaac Canto abre temporada como "estrela em ascensão" na Fórmula Ford da Irlanda do Norte
F1: Williams atualiza situação do reparo do chassi de Albon para o GP do Japão
F1: Horner já conversa com Alonso por vaga de 2025 na Red Bull, diz jornal
Briatore revela cirurgia para retirada de tumor cardíaco
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.
Você tem 2 opções:
- Torne-se um assinante.
- Desabilite seu adblocker.
Top Comments