GP do Brasil uma semana antes e mais três provas canceladas: como deve ficar o calendário revisado da F1
Veja como a categoria planeja o cronograma de provas de 2020, que traz grandes mudanças em comparação com o original
Nas últimas semanas, a Fórmula 1 tem dado indicativos sobre como ficará o calendário revisado da temporada de 2020. E, de acordo com informações obtidas com os organizadores das etapas, já é possível começar a entender como que ficará o novo cronograma.
Até o momento, apenas três provas foram oficialmente canceladas: Austrália, Mônaco e França. Mas os planos da F1 são ajustados constantemente, devido à evolução da pandemia da Covid-19 pelo mundo e as mudanças de regime nos países, que incluem proibições de eventos públicos até setembro em alguns casos.
A F1 também está resolvendo as questões comerciais com os circuitos, com alguns esperando receber da categoria para correr com portões fechados, enquanto em outros casos - principalmente nas pistas fora da Europa - os promotores devem pagar pelo menos parte da taxa original.
Foi apurado que pagamentos de seguro em caso de um cancelamento pela pandemia é outro fator pesando nas decisões de alguns organizadores sobre manter os planos para uma corrida nessa temporada.
Enquanto isso, Hockenheim está em espera para entrar no calendário se necessário - e atualmente é vista como uma substituta em potencial para Silverstone, se a categoria não chegar a um acordo com a sede do GP da Grã-Bretanha.
A perda de Singapura e Montreal não seriam surpresas, já que uma é um circuito de rua enquanto o outro é um local semi-permanente, sendo necessário uma grande preparação antecipada.
Já Zandvoort foi atingida pelas restrições locais que ainda estão em vigor, e também reluta em fazer sua primeira prova em décadas com portões fechados.
Apesar de não ter uma confirmação oficial, uma fonte do GP da Holanda afirmou ao Motorsport.com: "Até o momento, parece que nossa prova de 2020 será adiada para 2021. Com corte teremos uma vacina e o evento seguirá normalmente".
Mesmo as equipes da F1 não receberam ainda a versão oficial e completa do calendário, já que a segunda metade parece estar em aberto ainda.
O calendário da F2 e da F3, incluindo as provas europeias e o final da temporada no Oriente Médio foi entregue às equipes essa semana. Porém, mesmo esse passou por algumas mudanças.
Outras versões do calendário, incluindo uma divulgada dentro da FIA nesse mês estão circulando.
Baseado nas últimas informações obtidas com fontes, acreditamos que este é o atual cenário "ideal" para a organização da F1, apesar de incluir 19 corridas, enquanto Chase Carey esperava apenas 15 a 18 provas. Confira abaixo:
Data | Local |
05 de julho | GP da Áustria |
12 de julho | Red Bull Ring 2 (Nome a ser confirmado) |
26 de julho | GP da Grã-Bretanha (ou Hockenheim) |
02 de agosto | Silverstone 2 (ou Hockenheim) |
09 de agosto | GP da Hungria |
23 de agosto | GP da Espanha |
30 de agosto | GP da Bélgica |
06 de setembro | GP da Itália |
20 de setembro | GP do Azerbaijão |
27 de setembro | GP da Rússia |
04 de outubro | GP da China |
11 de outubro | GP do Japão |
25 de outubro | GP dos Estados Unidos |
01 de novembro | GP do México |
08 de novembro | GP do Brasil |
22 de novembro | GP do Vietnã |
29 de novembro | Bahrein 2 |
06 de dezembro | GP do Bahrein |
13 de dezembro | GP de Abu Dhabi |
Desde que começaram as ideias de retomar a temporada em julho, um final de semana de descanso havia sido colocado entre as provas da Áustria e da Grã-Bretanha, com a segunda prova de Silverstone acontecendo na data original do GP da Hungria: 02 de agosto.
No calendário da F2, a Espanha está marcada para 09 de agosto e a Hungria em 23 do mesmo mês, mas apuramos que eles trocaram de datas, colocando a prova húngara mais perto de sua data original. Uma fonte do GP da Espanha confirmou que a nova data é preferida pela organização.
Hockenheim também estava listada como uma possível alternativa para a Espanha em 09 de agosto na versão da F2. Porém, a organização tem se mostrado flexível, disposta a preencher qualquer data necessária - e o circuito alemão agora é visto como uma alternativa para Silverstone, o que faria sentido, porque os caminhões poderiam ir direto da Áustria.
"É verdade que estamos em conversas com a F1", afirmou o chefe comercial de Hockenheim ao Motorsport.com. "No momento, eu não posso confirmar ou negar especulações sobre o calendário em geral nem datas para uma corrida em Hockenheim".
"É óbvio que esses tempos especiais trazem junto vários desafios para um evento global, e há muitas barreiras que precisam ser ultrapassadas na preparação".
A Bélgica ainda mantém sua data original apesar da proibição de grandes eventos em vigor até 01 de setembro. Uma data alternativa, 13 de setembro, chegou a ser mencionada, mas isso parece realista apenas se o Azerbaijão não acontecer na semana seguinte, criando um espaço no calendário. A proibição de eventos até 01 de setembro é uma dessas barreiras que precisará ser superado.
O Azerbaijão recebeu a data original de Singapura, 20 de setembro, imediatamente após o inalterado GP da Rússia, em 27 de setembro, apesar de Baku ter reafirmado que é necessário um longo tempo para preparar a pista, o que significa que a prova continua como dúvida.
O promotor do GP da Rússia, Arif Rahimov disse ao Motorsport.com: "Nós não podemos nos comprometer a realizar a prova até que a situação da Covid-19 melhore".
A China foi alocada em 04 de outubro, antes de uma data incerta para o GP do Japão. Isso poderia criar uma situação impressionante de cinco corridas em cinco finais de semana, caso Baku aconteça.
Estados Unidos e México mantém atualmente suas datas originais, com o Brasil sendo adiantado em uma semana, criando um bloco de provas na América. Mas ainda há dúvidas sobre a realização da prova em Austin. Como a taxa de realização da prova é paga pelo estado do Texas pensando na injeção de dinheiro na cidade pelos visitantes, uma prova com portões fechados parece não fazer sentido para o local.
Como já era esperado, o Vietnã recebeu uma data no final de novembro, antes das corridas no Oriente Médio. Há rumores também de uma possível segunda prova no Bahrein, que pode compensar provas que seriam perdidas no caminho.
Veja como o coronavírus tem afetado o esporte a motor pelo mundo
VÍDEO: As melhores corridas da F1 em Interlagos, que completa 80 anos
PODCAST: Interlagos 80 anos: templo do automobilismo ou apenas mais um circuito?
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.