Recomendado para você

Citroën revela identidade visual para estreia na nova temporada da F-E

Citroën revela identidade visual para estreia na nova temporada da F-E

Fórmula E
Fórmula E
CITROEN Formula E
Citroën revela identidade visual para estreia na nova temporada da F-E
F1: "McLaren não tem mais a vantagem que tinha", diz chefe da Red Bull

F1: "McLaren não tem mais a vantagem que tinha", diz chefe da Red Bull

Fórmula 1
Fórmula 1
GP dos Estados Unidos
F1: "McLaren não tem mais a vantagem que tinha", diz chefe da Red Bull
OPINIÃO F1: Quem será o campeão de 2025? Nossos redatores comentam

OPINIÃO F1: Quem será o campeão de 2025? Nossos redatores comentam

Fórmula 1
Fórmula 1
GP dos Estados Unidos
OPINIÃO F1: Quem será o campeão de 2025? Nossos redatores comentam
F1: Ferrari 'contará com sistema de admissão secreto' no motor de 2026

F1: Ferrari 'contará com sistema de admissão secreto' no motor de 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
GP dos Estados Unidos
F1: Ferrari 'contará com sistema de admissão secreto' no motor de 2026
NASCAR Cup: Daniel Suárez assina com a Spire Motorsports para 2026

NASCAR Cup: Daniel Suárez assina com a Spire Motorsports para 2026

NASCAR Cup
NASCAR Cup
NASCAR Cup: Daniel Suárez assina com a Spire Motorsports para 2026
F3: Clerot é 18º e Fefo Barrichello é 30º em último dia de testes em Ímola

F3: Clerot é 18º e Fefo Barrichello é 30º em último dia de testes em Ímola

F3
F3
Monza
F3: Clerot é 18º e Fefo Barrichello é 30º em último dia de testes em Ímola
EXCLUSIVO - Quartararo: "Não estou satisfeito com o que consegui" até agora na MotoGP

EXCLUSIVO - Quartararo: "Não estou satisfeito com o que consegui" até agora na MotoGP

MotoGP
MotoGP
EXCLUSIVO - Quartararo: "Não estou satisfeito com o que consegui" até agora na MotoGP
F1 - Ricciardo brinca sobre vantagem de Verstappen em Austin: Já até pediu o jantar

F1 - Ricciardo brinca sobre vantagem de Verstappen em Austin: Já até pediu o jantar

Fórmula 1
Fórmula 1
GP dos Estados Unidos
F1 - Ricciardo brinca sobre vantagem de Verstappen em Austin: Já até pediu o jantar
Últimas notícias

Grosjean pede mudanças nas regras de bandeiras azuis

Piloto da Haas falou da norma atual, após incidente entre Gutiérrez e Hamilton

Romain Grosjean, Haas F1 Team VF-16
Romain Grosjean, Haas F1 Team VF-16
Romain Grosjean, Haas F1 Team VF-16
Romain Grosjean, Haas F1 Team VF-16
Romain Grosjean, Haas F1 Team VF-16
Romain Grosjean, Haas F1 Team
Romain Grosjean, Haas F1 Team VF-16 sends sparks flying
Romain Grosjean, Haas F1 Team VF-16

Esteban Gutierrez foi punido no GP da Hungria após supostamente não abrir caminho para o líder, Lewis Hamilton, com a bandeira azul acionada. Depois, o australiano Daniel Ricciardo sugeriu que o mexicano era o pior piloto para ultrapassar quando eram mostrada esse tipo de sinalização. 

Romain Grosjean usou sua prova em Hockenheim como exemplo para sugerir que a atual regra de de bandeiras azuis não é tão eficiente assim. 

"Quando eles (os pilotos rápidos) chegam muito mais rápidos, é fácil. Na Alemanha eu tinha Vettel atrás de mim e ele era cerca de 2 décimos mais rápido pois tinha pneus velhos. Assim, levaria umas 10 voltas para tirar a diferença de 2 segundos...", disse Grosjean. 

Vettel estava a 2 segundos de Grosjean na volta 58 e apenas a 1s5 de Haas na volta 61. Depois disso, o francês recebeu a ordem para deixar passar. 

"Fiz muitas voltas na frente dele e quando fui advertido por Charlie (Whiting) deixei passar e isso nos custou 2s6 na reta. É muito tempo perdido". 

"Não dá para ficar feliz se você está brigando por posições e pelos pontos, mas são os líderes... Não sei se há uma resposta certa ou errada para isso". 

Uma solução 

Embora há quem sugira que as bandeiras azuis sejam baseadas na diferença, Grosjean reconhece que isso não acontecerá tão cedo.

"O ideal seria um sistema de bandeiras azuis que funcione com as diferenças de velocidade entre os carros. Se forem um ou dois segundos mais rápidos, beleza. Mas se forem apenas dois décimos mais rápidos... Bem, neste caso basta ver o retrovisor pois estão longe e não te alcançam facilmente. Então por que deveria deixá-los passar?"

"Mas isso iria necessitar de um software avançado, então não é tão simples assim". 

Grosjean confirmou que no briefing de pilotos na Alemanha foi mencionada a possibilidade de um pequeno ajuste na regra. 

"Discutimos sobre a diferença de um segundo, que creio que seja o correto, e alguns estavam a favor. Mas há opiniões diferentes. Alguns querem dois segundos, outros querem um segundo. Sou a favor de uma diferença menor. Mas enquanto isso, temos meia volta para deixar passar sob bandeira azul".

Informação adicional de Jonathan Noble

Artigo anterior Hamilton: mudar a opinião das pessoas sobre mim é incrível
Próximo artigo Smedley detona restrição de comunicação via rádio na F1

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros