Há exatos 40 anos, Senna testava um F1 pela primeira vez; relembre

A primeira equipe a dar uma oportunidade ao brasileiro seria justamente a última de sua carreira

Ayrton Senna

No dia 19 de julho de 1983, há exatos 40 anos, Ayrton Senna pilotou um carro de Fórmula 1 pela primeira vez. Enquanto o brasileiro estava à procura de uma equipe para fazer sua estreia oficial na categoria, Frank Williams ofereceu a primeira oportunidade.

Ayrton Senna, discusses his first run in the Williams FW08C with team owner Frank Williams

Ayrton Senna, discusses his first run in the Williams FW08C with team owner Frank Williams

Photo by: Sutton Images

O teste foi realizado no circuito inglês de Donington Park, local em que, dez anos depois, Senna teria uma de suas maiores performances dentro da F1, fazendo uma primeira volta fantástica no GP da Europa de 1993 a bordo da McLaren MP4-8.

O editor recomenda:

No teste de 1983, Senna teve um desempenho formidável, quebrando o recorde da pista e fazendo voltas mais rápidas do que pilotos regulares. Entretanto, este não foi o único teste que o brasileiro fez.

Antes de tomar a decisão de como seria o seu ano de 1984, o brasileiro também testou pela Brabham, que na época tinha como piloto oficial outro brasileiro, Nelson Piquet, que havia acabado de conseguir o bicampeonato da F1. O teste da Brabham foi realizado em Paul Ricard, na França.

Senna também participou de testes para a McLaren, nos quais se mostrou mais rápido do que o britânico Martin Brundle e o alemão Stefan Bellof. Mas foram os ensaios com a Toleman, em Silverstone, que definitivamente abriram o caminho para a F1.

Foi com esta equipe que Senna estreou oficialmente na maior categoria do automobilismo mundial, numa temporada que teve como ponto alto um segundo lugar no GP de Mônaco vencido de forma polêmica pelo francês Alain Prost com a McLaren.

Ricciardo substitui de Vries: Red Bull foi injusta com Nyck?

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Podcast Motorsport.com debate o que esperar de Ricciardo em seu retorno à F1

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior TELEMETRIA: Programa projeta GP da Hungria de Fórmula 1; assista
Próximo artigo Forbes revela quanto vale cada equipe da F1 2023; veja cifras

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil