Relato de classificação
Fórmula 1 GP da Bélgica

Hamilton brilha na chuva e conquista pole em Spa

Inglês encaixou volta nos instantes finais no molhado para bater Vettel por 0s7; Force India surpreende e conquista segunda fila

Sebastian Vettel, Ferrari, with Esteban Ocon, Racing Point Force India VJM1, and pole sitter Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1

Lewis Hamilton brilhou na pista molhada para conquistar uma surpreendente pole position para o GP da Bélgica, em Spa-Francorchamps.

O inglês, que parecia em desvantagem em relação às favoritas Ferrari em todo o fim de semana até aquele momento, se destacou com a garoa que caiu no Q3 para superar Sebastian Vettel nos instantes derradeiros do treino.

Hamilton encaixou volta para fazer 1min58s179, suficiente para deixá-lo 0s7 à frente de Vettel, que completou o caótico treino na segunda posição.

Os principais concorrentes ao título ficaram imediatamente à frente da surpreendente Force India, que, em semana turbulenta para a garantia de seu futuro, conquistaram a segunda fila: Esteban Ocon foi o terceiro, com Sergio Pérez em quarto.

A bagunça dos instantes finais com as condições instáveis provocou mudanças na ordem restante. Romain Grosjean garantiu o quinto lugar, derrubando Kimi Raikkonen, que vinha pintando como um dos favoritos à pole. O finlandês ficou parado na garagem da Ferrari no momento em que a pista parecia em melhores condições, o que o deixou somente em sexto no grid, 4s4 atrás de Hamilton. 

Max Verstappen, Daniel Ricciardo e Kevin Magnussen completaram a ordem do Q3, enquanto que Valtteri Bottas não registrou tempo na fase derradeira. O finlandês da Mercedes trocou peças de seu motor e, independentemente da posição que obtivesse na classificação, partiria do fundo do grid. 

Q1: Kimi lidera, McLaren e Williams fora

Seguras com seus rendimentos apresentados no fim de semana até então, as favoritas Ferrari e Mercedes (com Lewis Hamilton) partiram para o Q1 com os pneus macios, enquanto que todos os demais times já utilizavam os supermacios, que são os compostos mais velozes do fim de semana.

Imediatamente a Ferrari se colocou em posição de destaque, cravando os dois primeiros lugares com Kimi Raikkonen e Sebastian Vettel. O finlandês, dono de quatro vitórias em Spa, apresentou uma confortável vantagem inicial sobre o companheiro de equipe: marcou 1min42s585 e alcançou 0s4 de vantagem.

Já Hamilton posteriormente se intrometeu entre as Ferrari, já que, em sua segunda tentativa, saltou para o segundo lugar, ainda 0s3 atrás de Raikkonen.

Bottas, com punição no grid garantida, foi à pista com uma tática diferente, já calçando supermacios. O finlandês, no fim, roubou a segunda posição de Hamilton e derrubou Vettel para quarto, mas 0s2 mais lento que Raikkonen.

Max Verstappen fechou na quinta posição, seguido de Romain Grosjean, Daniel Ricciardo, Charles Leclerc, Kevin Magnussen e Marcus Ericsson, que fecharam o top 10.

O Q1 também eliminou as duas equipes tradicionais que fazem temporada complicada. Fernando Alonso foi somente o 17º, enquanto que Stoffel Vandoorne ficou em último. Entre eles vieram Sergey Sirotkin e Lance Stroll, da Williams. A primeira fase também sacrificou Carlos Sainz, em um discreto 16º lugar.

Q2: Vettel reage em sessão apertada

Não houve muito tempo a perder assim que a pista foi liberada para o Q2: os favoritos deixaram a garagem imediatamente com pneus supermacios. Raikkonen mais uma vez mostrou força ao registrar 1min41s627, novo recorde absoluto de Spa.

No entanto, Vettel acertou volta em sua segunda tentativa e roubou a ponta ao anotar 1min41s501. Raikkonen e Hamilton também progrediram e vieram a seguir, respectivamente a 0s032 e 0s052 do tempo de Vettel.

Mesmo com punição, Bottas participou do Q2 com pneus macios e se colocou em quarto, quase 0s7 atrás. Max Verstappen, da Red Bull, fechou o grupo dos cinco melhores.

A ressurgida Force India teve resultado competitivo ao colocar ambos os carros no Q3, com Sergio Pérez em sexto e Esteban Ocon em nono. Também avançaram Romain Grosjean (sétimo), Daniel Ricciardo (oitavo) e Kevin Magnussen (décimo).

Os eliminados, no fim, foram Pierre Gasly, Brendon Hartley, Charles Leclerc, Marcus Ericsson e Nico Hulkenberg – o último sequer foi à pista no Q2, já que largará do fundo do grid após adotar uma nova unidade de potência.

Q3: Hamilton brilha em condições dramáticas

Uma garoa caiu na pista no intervalo antes do Q3, mas os pilotos tentaram arriscar ao sair da garagem com supermacios. Não deu certo: o asfalto já estava molhado demais, o que inclusive fez Bottas dar uma rodada assustadora na Blainchmont e Pérez quase bater na Raidillon.

Assim, todos retornaram para colocar pneus intermediários, o que ainda assim deixava a situação bastante traiçoeira. Entre erros e acertos de vários pilotos, com escapadas e balançadas, Hamilton encaixou volta para anotar a pole, à frente de Vettel e das surpreendentes Force India, que ficaram em terceiro e quarto com Ocon e Pérez. Já Raikkonen, que pintava como um dos favoritos, não foi à pista nos instantes em que as condições pareciam melhores, de modo que partirá somente em sexto.

Grid de largada:

Cla # Piloto Chassi Motor Tempo Diferença
1 44 United Kingdom Lewis Hamilton Mercedes Mercedes 1'58.179  
2 5 Germany Sebastian Vettel Ferrari Ferrari 1'58.905 0.726
3 31 France Esteban Ocon Force India Mercedes 2'01.851 3.672
4 11 Mexico Sergio Perez Force India Mercedes 2'01.894 3.715
5 8 France Romain Grosjean Haas Ferrari 2'02.122 3.943
6 7 Finland Kimi Raikkonen Ferrari Ferrari 2'02.671 4.492
7 33 Netherlands Max Verstappen Red Bull TAG 2'02.769 4.590
8 3 Australia Daniel Ricciardo Red Bull TAG 2'02.939 4.760
9 20 Denmark Kevin Magnussen Haas Ferrari 2'04.933 6.754
10 10 France Pierre Gasly Toro Rosso Honda 1'43.844  
11 28 New Zealand Brendon Hartley Toro Rosso Honda 1'43.865  
12 16 Monaco Charles Leclerc Sauber Ferrari 1'44.062  
13 9 Sweden Marcus Ericsson Sauber Ferrari 1'44.301  
14 55 Spain Carlos Sainz Jr. Renault Renault 1'44.489  
15 14 Spain Fernando Alonso McLaren Renault 1'44.917  
16 35 Russian Federation Sergey Sirotkin Williams Mercedes 1'44.998  
17 18 Canada Lance Stroll Williams Mercedes 1'45.134  
18 2 Belgium Stoffel Vandoorne McLaren Renault 1'45.307  
19 77 Finland Valtteri Bottas Mercedes Mercedes    
20 27 Germany Nico Hulkenberg Renault Renault    

 

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior FIA esclarece situação da Force India com motores
Próximo artigo PLACARES: Confira as disputas internas de cada time na F1

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil