Hamilton brilha na chuva e conquista pole em Spa
Inglês encaixou volta nos instantes finais no molhado para bater Vettel por 0s7; Force India surpreende e conquista segunda fila

Lewis Hamilton brilhou na pista molhada para conquistar uma surpreendente pole position para o GP da Bélgica, em Spa-Francorchamps.
O inglês, que parecia em desvantagem em relação às favoritas Ferrari em todo o fim de semana até aquele momento, se destacou com a garoa que caiu no Q3 para superar Sebastian Vettel nos instantes derradeiros do treino.
Hamilton encaixou volta para fazer 1min58s179, suficiente para deixá-lo 0s7 à frente de Vettel, que completou o caótico treino na segunda posição.
Os principais concorrentes ao título ficaram imediatamente à frente da surpreendente Force India, que, em semana turbulenta para a garantia de seu futuro, conquistaram a segunda fila: Esteban Ocon foi o terceiro, com Sergio Pérez em quarto.
A bagunça dos instantes finais com as condições instáveis provocou mudanças na ordem restante. Romain Grosjean garantiu o quinto lugar, derrubando Kimi Raikkonen, que vinha pintando como um dos favoritos à pole. O finlandês ficou parado na garagem da Ferrari no momento em que a pista parecia em melhores condições, o que o deixou somente em sexto no grid, 4s4 atrás de Hamilton.
Max Verstappen, Daniel Ricciardo e Kevin Magnussen completaram a ordem do Q3, enquanto que Valtteri Bottas não registrou tempo na fase derradeira. O finlandês da Mercedes trocou peças de seu motor e, independentemente da posição que obtivesse na classificação, partiria do fundo do grid.
Q1: Kimi lidera, McLaren e Williams fora
Seguras com seus rendimentos apresentados no fim de semana até então, as favoritas Ferrari e Mercedes (com Lewis Hamilton) partiram para o Q1 com os pneus macios, enquanto que todos os demais times já utilizavam os supermacios, que são os compostos mais velozes do fim de semana.
Imediatamente a Ferrari se colocou em posição de destaque, cravando os dois primeiros lugares com Kimi Raikkonen e Sebastian Vettel. O finlandês, dono de quatro vitórias em Spa, apresentou uma confortável vantagem inicial sobre o companheiro de equipe: marcou 1min42s585 e alcançou 0s4 de vantagem.
Já Hamilton posteriormente se intrometeu entre as Ferrari, já que, em sua segunda tentativa, saltou para o segundo lugar, ainda 0s3 atrás de Raikkonen.
Bottas, com punição no grid garantida, foi à pista com uma tática diferente, já calçando supermacios. O finlandês, no fim, roubou a segunda posição de Hamilton e derrubou Vettel para quarto, mas 0s2 mais lento que Raikkonen.
Max Verstappen fechou na quinta posição, seguido de Romain Grosjean, Daniel Ricciardo, Charles Leclerc, Kevin Magnussen e Marcus Ericsson, que fecharam o top 10.
O Q1 também eliminou as duas equipes tradicionais que fazem temporada complicada. Fernando Alonso foi somente o 17º, enquanto que Stoffel Vandoorne ficou em último. Entre eles vieram Sergey Sirotkin e Lance Stroll, da Williams. A primeira fase também sacrificou Carlos Sainz, em um discreto 16º lugar.
Q2: Vettel reage em sessão apertada
Não houve muito tempo a perder assim que a pista foi liberada para o Q2: os favoritos deixaram a garagem imediatamente com pneus supermacios. Raikkonen mais uma vez mostrou força ao registrar 1min41s627, novo recorde absoluto de Spa.
No entanto, Vettel acertou volta em sua segunda tentativa e roubou a ponta ao anotar 1min41s501. Raikkonen e Hamilton também progrediram e vieram a seguir, respectivamente a 0s032 e 0s052 do tempo de Vettel.
Mesmo com punição, Bottas participou do Q2 com pneus macios e se colocou em quarto, quase 0s7 atrás. Max Verstappen, da Red Bull, fechou o grupo dos cinco melhores.
A ressurgida Force India teve resultado competitivo ao colocar ambos os carros no Q3, com Sergio Pérez em sexto e Esteban Ocon em nono. Também avançaram Romain Grosjean (sétimo), Daniel Ricciardo (oitavo) e Kevin Magnussen (décimo).
Os eliminados, no fim, foram Pierre Gasly, Brendon Hartley, Charles Leclerc, Marcus Ericsson e Nico Hulkenberg – o último sequer foi à pista no Q2, já que largará do fundo do grid após adotar uma nova unidade de potência.
Q3: Hamilton brilha em condições dramáticas
Uma garoa caiu na pista no intervalo antes do Q3, mas os pilotos tentaram arriscar ao sair da garagem com supermacios. Não deu certo: o asfalto já estava molhado demais, o que inclusive fez Bottas dar uma rodada assustadora na Blainchmont e Pérez quase bater na Raidillon.
Assim, todos retornaram para colocar pneus intermediários, o que ainda assim deixava a situação bastante traiçoeira. Entre erros e acertos de vários pilotos, com escapadas e balançadas, Hamilton encaixou volta para anotar a pole, à frente de Vettel e das surpreendentes Force India, que ficaram em terceiro e quarto com Ocon e Pérez. Já Raikkonen, que pintava como um dos favoritos, não foi à pista nos instantes em que as condições pareciam melhores, de modo que partirá somente em sexto.
Grid de largada:
Cla | # | Piloto | Chassi | Motor | Tempo | Diferença |
---|---|---|---|---|---|---|
1 | 44 | Mercedes | Mercedes | 1'58.179 | ||
2 | 5 | Ferrari | Ferrari | 1'58.905 | 0.726 | |
3 | 31 | Force India | Mercedes | 2'01.851 | 3.672 | |
4 | 11 | Force India | Mercedes | 2'01.894 | 3.715 | |
5 | 8 | Haas | Ferrari | 2'02.122 | 3.943 | |
6 | 7 | Ferrari | Ferrari | 2'02.671 | 4.492 | |
7 | 33 | Red Bull | TAG | 2'02.769 | 4.590 | |
8 | 3 | Red Bull | TAG | 2'02.939 | 4.760 | |
9 | 20 | Haas | Ferrari | 2'04.933 | 6.754 | |
10 | 10 | Toro Rosso | Honda | 1'43.844 | ||
11 | 28 | Toro Rosso | Honda | 1'43.865 | ||
12 | 16 | Sauber | Ferrari | 1'44.062 | ||
13 | 9 | Sauber | Ferrari | 1'44.301 | ||
14 | 55 | Renault | Renault | 1'44.489 | ||
15 | 14 | McLaren | Renault | 1'44.917 | ||
16 | 35 | Williams | Mercedes | 1'44.998 | ||
17 | 18 | Williams | Mercedes | 1'45.134 | ||
18 | 2 | McLaren | Renault | 1'45.307 | ||
19 | 77 | Mercedes | Mercedes | |||
20 | 27 | Renault | Renault |
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