Últimas notícias
Fórmula 1 GP da Hungria

Hamilton desbanca Vettel e marca terceira pole seguida

Inglês superou tempo que parecia imbatível do alemão, que larga em segundo; Massa abre a quarta fila

Lewis Hamilton desbancou Sebastian Vettel para conquistar a 30ª pole da carreira e terceira seguida na temporada. O alemão foi o segundo colocado na classificação para o GP da Hungria, com Romain Grosjean e Nico Rosberg na segunda fila e Fernando Alonso e Kimi Raikkonen na terceira. Felipe Massa ficou com a sétima colocação.

Q1

Os pilotos da ponta demoraram a ir à pista no Q1, enquanto os demais se dividiam entre os que usaram logo de cara os macios – Williams, Toro Rosso, Sauber – enquanto as Force India optaram por utilizar os médios no início do treino.

Porém, com a diferença entre os médios e macios por volta de 1s4, os ponteiros resolveram não arriscar. Com sete minutos para o final, foi a vez de Alonso e Raikkonen, de macios, marcarem seu tempo, com vantagem para o espanhol. A marca foi melhorada por Grosjean, e Vettel fez a segunda marca.

Isso, até que as Mercedes vieram voando para marcar as duas primeiras colocações. Quem não conseguiu uma boa volta foi Webber, que ouviu do engenheiro que a equipe sabia dos problemas que ele vinha enfrentando, sem especificar quais. Mas o australiano ficou fora de perigo no Q1. Massa também não foi bem na primeira parte e foi só oitavo.

Na briga para ver quem ficaria com os pilotos das nanicas no Q1, tensão para a Force India, que mais uma vez ficou com Paul Di Resta, em 18º. Adrian Sutil se safou por pouco, em 15º, assim como Sergio Perez, que fez o terceiro tempo nos últimos treinos livres, mas bateu logo em seguida. Esteban Gutierrez, que não havia treinado na sessão de hoje, se classificou em 17º, à frente de Pic, Van der Garde, Bianchi e Chilton.

Q2

Os pilotos optaram por ir à pista mais cedo na segunda parte do treino, com Vettel colocando ordem na casa e fazendo um tempo mais de três décimos mais rápido que o segundo colocado Hamilton. Grosjean fez a terceira marca, à frente de Rosberg e Alonso. Massa fez só o sétimo tempo e Raikkonen, o oitavo.

O finlandês voltou à pista com pneus macios novos e cinco minutos para o final e, ainda assim, ficou a mais de dois décimos do tempo de Vettel. Kimi foi superado pelo companheiro por 142 milésimos.

Na segunda tentativa, as Mercedes tiraram Vettel da ponta, enquanto o alemão decidiu não voltar à pista e guardar um jogo de pneus. As Ferrari novamente ficaram para trás, com Alonso em quinto e Massa em sétimo, enquanto Perez conseguiu salvar um décimo lugar na última tentativa e Ricciardo se classificou em nono.

Quem não foi tão bem foi Button, apenas 13º no circuito em que venceu sua primeira corrida, em 2006. O 11º foi Sutil, seguido por Hulkenberg. Em 14º, Vergne amargou mais uma classificação atrás do companheiro, seguido por Maldonado e Bottas.

Q3

Hamilton e Rosberg vinham liderando a terceira parte do treino, com Grosjean em terceiro, quando Vettel pulverizou a melhor marca, sendo oito décimos mais rápido que o inglês com seus pneus novos. Enquanto isso, Webber foi à pista, mas não marcou tempo, indicando que largará com pneus médios. Perez, por sua vez, fez a classificação com os médios.

O tempo de Vettel parecia inalcançável, mas os pilotos melhoraram muito em suas segundas tentativas. Grosjean chegou perto da marca do alemão, mas foi Hamilton quem o superou. O inglês se mostrou surpreso ao receber os cumprimentos da equipe.

Fazendo um grande final de semana, Grosjean foi o terceiro, seguido de Rosberg, Alonso, Raikkonen, Massa, Ricciardo, Perez e Webber, que teve problemas de câmbio durante toda a sessão.

Confira o grid:

1) Lewis Hamilton (Mercedes), 1min19s388
2) Sebastian Vettel (Red Bull), 1min19s426
3) Romain Grosjean (Lotus), 1min19s595
4) Nico Rosberg (Mercedes), 1min19s720
5) Fernando Alonso (Ferrari), 1m19s791
6) Kimi Raikkonen (Lotus), 1min19s851
7) Felipe Massa (Ferrari), 1min19s929
8) Daniel Ricciardo (Toro Rosso), 1min20s641
9) Sergio Pérez (McLaren), 1min22s398
10) Mark Webber (Red Bull), sem tempo

Q2

11) Adrian Sutil (Force India), 1min20s569
12) Nico Hulkenberg (Sauber), 1min20s580
13) Jenson Button (McLaren), 1min20s777
14) Jean-Eric Vergne (Toro Rosso), 1min21s029
15) Pastor Maldonado (Williams), 1min21s133
16) Valtteri Bottas (Williams), 1min21s219

Q1

17) Esteban Gutierrez (Sauber), 1min21s724
18) Paul di Resta (Force India), 1min22s043
19) Charles Pic (Caterham), 1min23s007
20) Giedo van der Garde (Caterham), 1min23s333
21) Jules Bianchi (Marussia), 1min23s787
22) Max Chilton (Marussia), 1min23s997

In this article
Julianne Cerasoli
Fórmula 1
Be the first to know and subscribe for real-time news email updates on these topics

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Grosjean lidera última sessão antes da classificação
Próximo artigo Quinto, Alonso diz que corrida "não será fácil para ninguém"

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros