Hamilton vence no Japão e se aproxima de tetracampeonato
Inglês sobra na prova de Suzuka e vê Vettel abandonar corrida logo no começo. Felipe Massa foi 10º colocado












O GP do Japão de 2017 tem dono: Lewis Hamilton. O piloto da Mercedes conseguiu a 61ª vitória de sua carreira, em Suzuka neste domingo (08), com domínio absoluto das ações na pista japonesa. Mais do que isso, o inglês viu seu principal rival pelo título, Sebastian Vettel, abandonar logo no início da prova. O piloto da Ferrari havia enfrentado problemas na vela antes mesmo da largada.
A diferença entre os dois agora é de 59 pontos, faltando apenas mais quatro corridas para o término da temporada.
Max Verstappen bem que tentou no final, se aproveitando da perda de rendimento de Hamilton, com vibrações em seus pneus, mas foi insuficiente para garantir nova vitória. O holandês teve que se conformar com o segundo posto, à frente de Daniel Ricciardo.
Felipe Massa, que largou na oitava posição, foi o 10º, segurando a pressão de Fernando Alonso nas últimas voltas.
A Corrida
Na largada, Hamilton manteve a ponta e Verstappen fez grande primeira volta, chegando à segunda colocação. Vettel começou mal, caindo para a sexta posição. Ocon também ganhou dois lugares e foi para terceiro. Sainz saiu da pista no primeiro setor e bateu na barreira de pneus, trazendo o Safety Car na segunda volta.
Na relargada, Vettel continuou perdendo terreno, sendo superado por Pérez e Massa logo no recomeço. Sem potência, o alemão abandonou a prova no quinto giro.
Marcus Ericsson saiu da pista na nona volta, quando tentava contornar a curva 9, ficando na caixa de brita e fazendo com que a prova ficasse sob comando do Safety Car virtual.
A velocidade habitual foi retomada na volta seguinte e Ricciardo superou Ocon pelo terceiro posto. O piloto da Force India veio a perder outra posição para Bottas, em seguida.
Felipe Massa voltou a ficar em oitavo, após Raikkonen fazer a manobra de ultrapassagem na 14ª volta. O brasileiro parou nos pits quatro giros depois.
Hamilton e Verstappen fizeram suas paradas na 22ª volta, enquanto que Ricciardo fez na 26ª. Enquanto Bottas permanecia na pista na liderança, o jovem holandês se aproximava do inglês da Mercedes, mas sem sucesso, já que o finlandês abriu para Hamilton e segurou Verstappen.
Após a ida do 'fiel escudeiro' da Mercedes, a diferença entre os dois primeiros era de quase três segundos.
Massa se viu pressionado pelos carros da Haas, com Magnussen por perto, mas conseguia segurar a 10ª posição.
Com problemas na asa traseira, Hulkenberg teve que abandonar na 42ª volta. No giro seguinte, Massa foi engolido pelos dois carros da Haas, chegando a tocar em Grosjean. O brasileiro que havia herdado o oitavo posto por causa das paradas de seus adversários, voltava a ficar em 10º.
Faltando 10 voltas para o fim, Hamilton mantinha diferença de pouco mais de dois segundos, para Verstappen, sem qualquer problema. Ricciardo era o terceiro, Bottas o quarto e Raikkonen completava o top-5.
Lance Stroll saiu da pista no primeiro setor nas útlimas voltas e parou logo em seguida. O Safety Car virtual voltou a ser usado.
Na retomada, Verstappen chegou a pressionar Hamilton, mas sem sucesso. O inglês garantiu mais uma vitória na temporada 2017. O holandês foi o segundo e Ricciardo o terceiro. Massa acabou em 10º.
A Fórmula 1 volta no dia 22 de outubro, com o GP dos Estados Unidos.
Resultado
Cla | # | Piloto | Chassi | Motor | Voltas | Tempo | Gap | Intervalo | km/h | Pits | Pontos | ||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
1 | 44 | ![]() |
Mercedes | Mercedes | 53 | 1:27'31.193 | 210.789 | 1 | 25 | ||||
2 | 33 | ![]() |
Red Bull | TAG | 53 | 1.211 | 1 | 18 | |||||
3 | 3 | ![]() |
Red Bull | TAG | 53 | 9.679 | 8.468 | 1 | 15 | ||||
4 | 77 | ![]() |
Mercedes | Mercedes | 53 | 10.580 | 0.901 | 1 | 12 | ||||
5 | 7 | ![]() |
Ferrari | Ferrari | 53 | 32.622 | 22.042 | 1 | 10 | ||||
6 | 31 | ![]() |
Force India | Mercedes | 53 | 67.788 | 35.166 | 1 | 8 | ||||
7 | 11 | ![]() |
Force India | Mercedes | 53 | 71.424 | 3.636 | 1 | 6 | ||||
8 | 20 | ![]() |
Haas | Ferrari | 53 | 88.953 | 17.529 | 1 | 4 | ||||
9 | 8 | ![]() |
Haas | Ferrari | 53 | 89.883 | 0.930 | 1 | 2 | ||||
10 | 19 | ![]() |
Williams | Mercedes | 52 | 1 lap | 1 volta | 1 volta | 1 | 1 | |||
11 | 14 | ![]() |
McLaren | Honda | 52 | 1 lap | 1 volta | 0.000 | 1 | ||||
12 | 30 | ![]() |
Renault | Renault | 52 | 1 lap | 1 volta | 0.000 | 1 | ||||
13 | 10 | ![]() |
Toro Rosso | Renault | 52 | 1 lap | 1 volta | 0.000 | 2 | ||||
14 | 2 | ![]() |
McLaren | Honda | 52 | 1 lap | 1 volta | 0.000 | 2 | ||||
15 | 94 | ![]() |
Sauber | Ferrari | 51 | 2 laps | 2 voltas | 1 volta | 3 | ||||
dnf | 18 | ![]() |
Williams | Mercedes | 45 | 2 | Aposentadoria | ||||||
dnf | 27 | ![]() |
Renault | Renault | 40 | 2 | Aposentadoria | ||||||
dnf | 9 | ![]() |
Sauber | Ferrari | 7 | Aposentadoria | |||||||
dnf | 5 | ![]() |
Ferrari | Ferrari | 4 | 1 | Aposentadoria | ||||||
dnf | 55 | ![]() |
Toro Rosso | Renault | 0 | Aposentadoria |
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.