Honda crê que motor teve falhas diferentes nos últimos GPs


Fabricante suspeita que nova unidade de potência teve problemas distintos nos GPs do Canadá e da França








A Honda acredita que o problema que Brendon Hartley teve na França é diferente do sofrido por Pierre Gasly no Canadá, sendo que a fabricante se prepara para analisar a segunda falha de seu motor atualizado.
A empresa japonesa esperava iniciar as investigações no motor de Hartley nesta terça-feira, em sua fábrica, em Sakura. A Toro Rosso e a Honda enviaram o motor de volta ao Japão depois de o neozelandês ser forçado a parar no meio da pista no treino livre de sexta-feira.
Isso aconteceu duas semanas após Gasly sofrer um problema no Canadá, onde a Honda introduziu seu novo motor, com novidades majoritariamente no motor de combustão interna.
O diretor técnico da Honda, Toyoharu Tanabe, disse ao Motorsport.com: “Não podemos dizer nada específico sobre nossa inspeção aqui. Precisávamos esperar.”
“Começaremos a analisar na terça-feira no Japão. A contrapartida depende do tipo de falha – se é de qualidade ou de especificação.”
“Precisamos ter um relatório de nossa base, e aí poderemos entender o quanto vai demorar, ou quão difícil é [corrigir o problema].”
“Tivemos dois problemas, mas parece que eles são levemente diferentes. Não posso dizer se diferente é melhor ou pior para nós.”
“Mas precisamos encontrar a causa da falha deste fim de semana para tentar consertar para o futuro.”
O problema de Hartley condenou o piloto a largar do fundo do grid e ter uma corrida difícil, enquanto que o companheiro de equipe Gasly abandonou na primeira volta – em um fim de semana que a Honda considerou “difícil e decepcionante”.
Apesar da segunda preocupação com a confiabilidade pela segunda corrida seguida, a Honda se mostrou encorajada com a performance de seu motor no Canadá, o que teve um papel crucial para convencer a Red Bull a adotar suas unidades para 2019.
Gasly disse após a classificação que o novo motor não parecia tão potente na França e acrescentou que a confiabilidade “ainda é um ponto de interrogação” após usar a versão antiga nos treinos.
“Eu preferiria ter performance máxima o tempo inteiro”, disse, quando questionado pelo Motorsport.com sobre a confiabilidade.
“Ainda precisamos fazer muitas corridas com aquele motor, e é por isso que decidimos economizar quilometragem na sexta-feira.”
Tanabe afirmou que a performance e confiabilidade permanecerão com importância equivalente enquanto a Honda trabalha em sua melhora final para a atual temporada antes de virar sua atenção para a especificação de 2019.

Artigo anterior
Mercedes: Falha no motor de Perez preocupou time principal
Próximo artigo
Apesar de trânsito, GP da França quer público maior em 2019

Sobre esta matéria
Categoria | Fórmula 1 |
Evento | GP da França |
Localização | Circuit Paul Ricard |
Pilotos | Brendon Hartley , Pierre Gasly |
Equipes | Toro Rosso Compre Agora |
Autor | Scott Mitchell |
Honda crê que motor teve falhas diferentes nos últimos GPs
Corrida
Sessão | Data | Horário local Seu horário | Conteúdo |
Treino Livre 1 | sex 29 nov sex 29 nov | 06:00 13:00 | |
Treino Livre 2 | sex 29 nov sex 29 nov | 10:00 17:00 | |
Treino Livre 3 | sáb 30 nov sáb 30 nov | 07:00 14:00 | |
Treino Classificatório | sáb 30 nov sáb 30 nov | 10:00 17:00 | |
Corrida | dom 1 dez dom 1 dez | 10:10 17:10 | |