Honda: Regra dos três motores por ano não é razoável
Ex-líder de projeto da Honda, Yusuke Hasegawa acredita que mudança para o limite de três motores em 2018 é "irracional"
O chefe da Red Bull, Christian Horner, disse que está "aborrecido" em reduzir o uso das unidades de energia, com os fabricantes que já tiveram dificuldades com o limite de quatro motores em 2017.
Mas como nem todas as equipes concordaram que as regras precisam mudar - e o presidente da Ferrari, Sergio Marchionne, dando pouca atenção à ideia na última reunião do Grupo de Estratégia - agora não há esperança de mudanças.
"É muito difícil", disse Hasegawa, que falou antes de sua saída no projeto da F1. "Não é somente nós. A Renault teve dificuldades. Não acho razoável. Do ponto de vista técnico, é difícil.”
"Se salvarmos o desempenho do motor, é fácil de alcançar. Se usarmos 2000rpm abaixo, é claro que podemos terminar, mas não tem sentido".
Quando perguntado se o regulamento protege Mercedes e Ferrari, Hasegawa disse: "Como consequência, sim. Nós discutimos muitas vezes.”
"Com três motores, significa que só temos duas chances de apresentar um novo motor [atualizado].
"Precisamos introduzir um bom motor no início, mas se não o fizermos isso, só temos duas chances de apresentar uma nova unidade.”
"Reduzir o custo é importante, então apoio a redução de custos."
Com os motores necessários para durar sete corridas no próximo ano, os fabricantes enfrentam um difícil equilíbrio entre desempenho e confiabilidade.
"Neste momento, precisamos nos concentrar na confiabilidade, para ter um motor para fazer sete corridas", disse Hasegawa. "Mas precisamos melhorar o desempenho também.”
"É bom que tenhamos uma linha de base. Precisamos confirmar que o motor atual está OK. Assim que confirmarmos isso, faremos o próximo passo. "
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.