Hamilton aproveita safety car virtual e vence GP da F1 em Ímola; Mercedes é hepta de construtores
Triunfo do britânico também coroa título de construtores da Mercedes, heptacampeã consecutiva da categoria
Após estender seu primeiro stint e aproveitar um safety car virtual, Lewis Hamilton foi o grande vitorioso no GP da Emilia Romagna de Fórmula 1, na volta da categoria ao circuito italiano de Ímola depois de 14 anos.
O piloto britânico da Mercedes superou o companheiro finlandês Valtteri Bottas. Já o holandês Max Verstappen terminaria em segundo com a Red Bull, mas teve pneu furado a cerca de 10 voltas do fim e abandonou. Veja o top-10:
A corrida
Na largada, Bottas saltou bem e manteve a ponta, enquanto Verstappen passou Hamilton para conquistar o segundo lugar. Atrás, o australiano Daniel Ricciardo, da Renault, foi para quarto ao ultrapassar o francês Pierre Gasly, da AlphaTauri.
Já o monegasco Charles Leclerc, da Ferrari, superou o tailandês Alex Albon, da Red Bull, pelo sexto posto. Logo após, Gasly abandonou. Na sequência, Leclerc fez seu pit stop e abriu a rodada de paradas em Ímola, sendo 'seguido' por Ricciardo e Albon.
Antes da 20ª volta de um total de 63, Verstappen parou e trocou os pneus médios pelos duros. Depois, foi a vez de Bottas fazer a mesma troca de compostos. Ele voltou à frente de Verstappen, em segundo. Hamilton assumiu a liderança e seguiu na pista.
No 30º giro, o francês Esteban Ocon abandonou com a Renault, ocasionando safety car virtual. Foi a deixa para o pit stop de Hamilton, que também colocou os compostos duros. Grande 'lucro' para o hexacampeão, que se beneficiou das circunstâncias para consolidar a ponta.
Na volta 43, Bottas deu uma 'escapada' e perdeu a vice-liderança para Verstappen. No 52º giro, porém, o holandês teve furo de pneu e abandonou. Com isso, o safety car foi à pista e a dupla da Mercedes colocou pneus macios.
Durante o período com o carro de segurança, George Russell errou sozinho com a Williams e bateu. O jovem piloto britânico admitiu a própria culpa e pediu desculpas à equipe via rádio após o acidente.
Na relargada, Hamilton se manteve à frente de Bottas e venceu. O triunfo do piloto britânico também coroa o título de construtores da Mercedes, heptacampeã consecutiva da categoria. Ricciardo completou o pódio. Já Albon rodou antes do fim e perdeu pontos importantes.
Cla | # | Piloto | Chassi | Motor | Voltas | Diferença | Pits | Abandono | Pontos | |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
1 | 44 | Lewis Hamilton | Mercedes | Mercedes | 63 | 2 | 26 | |||
2 | 77 | Valtteri Bottas | Mercedes | Mercedes | 63 | 5.783 | 2 | 18 | ||
3 | 3 | Daniel Ricciardo | Renault | Renault | 63 | 14.320 | 1 | 15 | ||
4 | 26 | Daniil Kvyat | AlphaTauri | Honda | 63 | 15.141 | 2 | 12 | ||
5 | 16 | Charles Leclerc | Ferrari | Ferrari | 63 | 19.111 | 1 | 10 | ||
6 | 11 | Sergio Perez | Racing Point | Mercedes | 63 | 19.652 | 2 | 8 | ||
7 | 55 | Carlos Sainz Jr. | McLaren | Renault | 63 | 20.230 | 2 | 6 | ||
8 | 4 | Lando Norris | McLaren | Renault | 63 | 21.131 | 2 | 4 | ||
9 | 7 | Kimi Raikkonen | Alfa Romeo | Ferrari | 63 | 22.224 | 1 | 2 | ||
10 | 99 | Antonio Giovinazzi | Alfa Romeo | Ferrari | 63 | 26.398 | 1 | 1 | ||
11 | 6 | Nicholas Latifi | Williams | Mercedes | 63 | 27.135 | 1 | |||
12 | 5 | Sebastian Vettel | Ferrari | Ferrari | 63 | 28.453 | 2 | |||
13 | 18 | Lance Stroll | Racing Point | Mercedes | 63 | 29.163 | 3 | |||
14 | 8 | Romain Grosjean | Haas | Ferrari | 63 | 32.935 | 2 | |||
15 | 23 | Alexander Albon | Red Bull | Honda | 63 | 57.284 | 2 | |||
dnf | 63 | George Russell | Williams | Mercedes | 51 | 1 | Abandono | |||
dnf | 33 | Max Verstappen | Red Bull | Honda | 50 | 1 | Abandono | |||
dnf | 20 | Kevin Magnussen | Haas | Ferrari | 47 | 2 | Abandono | |||
dnf | 31 | Esteban Ocon | Renault | Renault | 27 | 1 | Abandono | |||
dnf | 10 | Pierre Gasly | AlphaTauri | Honda | 8 | 1 | Abandono |
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.