Istambul traça plano ousado para voltar à F1 em 2026; entenda

Governo do país fará concurso com condições muito claras para exploração do Istambul Park

Valtteri Bottas, Mercedes W12, Max Verstappen, Red Bull Racing RB16B, Charles Leclerc, Ferrari SF21, Fernando Alonso, Alpine A521, Pierre Gasly, AlphaTauri AT02, and the rest of the field at the start

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

O GP da Turquia, que já foi realizado nove vezes na história da Fórmula 1, quer reconquistar o seu lugar no calendário nos próximos anos. Uma mudança na administração do Istanbul Park poderia tornar isso uma realidade.

O primeiro GP da Turquia foi realizado neste circuito em 2005, e foi visitado continuamente até 2011. A pista reapareceu em 2020 e 2021 graças à pandemia, que obrigou os gestores da F1 a procurarem soluções alternativas quando outros destinos já não eram mais uma opção. O maior vencedor da corrida é Felipe Massa, que triunfou por lá em três oportunidades, 2006, 2007 e 2008.

Leia também:

Desde 2012, o Istanbul Park é administrado pela empresa Intercity, que não prolongou sua última aventura com a F1 por questões financeiras. No entanto, o contrato de arrendamento expira no final deste ano e um novo concurso será em breve lançado por uma instituição governamental turca.

A empresa vencedora terá o direito de explorar o circuito durante os próximos 30 anos, por uma taxa de cerca de 110 milhões de euros. Com a ressalva de que o contrato conterá cláusulas com obrigações que deverão ser cumpridas, sob pena de rescisão automática.

Por exemplo, o futuro operador deverá garantir o regresso do GP da Turquia ao calendário até 2026 e apresentar prova de acordo com a F1 no prazo de um mês após a adjudicação do concurso, o que estabelece claramente esta condição.

Caso o contrato de exploração seja rescindido se não for garantida uma vaga no calendário da F1, estão também previstas sanções financeiras, que ascenderão a 25% do valor do contrato. Ou seja, a pressão recairá sobre quem suceder ao Intercity no comando do circuito de Istambul.

Questionado sobre as perspectivas de concretização do acordo, o presidente da Federação Automóvel Turca, Eren Üçlertoprağı, acredita que as oportunidades são reais.

“Existem atualmente sete países cujos contratos terminam em 2026”, disse à Bloomberg. "Vários deles querem prorrogar seus contratos. Portanto, embora o prazo de um mês em nosso contrato seja agressivo, na verdade é uma meta realista se houver vontade de fazê-lo com acompanhamento adequado."

O resultado do concurso está previsto para abril e o vencedor também se comprometerá a fazer investimentos para melhorar a infraestrutura do Istanbul Park.

Colaborou Kemal Sengul

Rico Penteado e Felipe Motta comentam Hamilton na Ferrari

Watch: Rico Penteado e Felipe Motta comentam Hamilton na Ferrari

Podcast #269 – O que esperar da pré-temporada 2024 da F1?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior F1: Sainz crê que falha de comunicação da Ferrari foi eliminada
Próximo artigo F1 - Pérez mostra confiança para 2024: “espero estar no meu melhor”

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil