Jornal: Ferrari foi espionada em caso que levou a acordo com FIA
Corriere della Sera alega que dados foram obtidos de forma ilegal e que credibilidade da F1 está em xeque
Ferrari logo
Antes do início da atual temporada da Fórmula 1, Ferrari e FIA fizeram um 'acordo secreto' em relação aos motores vermelhos de 2019, tão questionados pelas rivais do time de Maranello. Os termos do polêmico pacto não se tornaram públicos, mas o jornal Corriere della Sera publicou, nesta quarta-feira, que o órgão regulador do automobilismo só obteve informações da controversa unidade de potência ferrarista pois a escuderia sofreu "espionagem".
Leia também:
De acordo com o Corriere, a Federação Internacional de Automobilismo soube da irregularidade do motor italiano porque provas foram obtidas por uma equipe rival com ajuda de um membro da Ferrari que sabia da 'artimanha'. Ainda segundo a publicação italiana, houve uma “cirúrgica operação de espionagem industrial” com possível roubo de dados, o que levaria a uma perda de credibilidade da F1 como um todo.
A informação é do jornalista Giorgio Terruzzi, que teve como uma fonte um funcionário da FIA. A história remonta à vitória de Charles Leclerc no GP da Itália. O piloto monegasco venceu a corrida de Monza sendo pressionado pela Mercedes do britânico Lewis Hamilton. O que chamou a atenção, porém, foi o fato de que o hexacampeão não conseguia se aproximar do carro da Ferrari mesmo quando abria a asa traseira através do DRS.
Por isso, segundo o jornal, a escuderia foi espionada. Caso contrário, de acordo com a publicação, não haveria evidências suficientes para um protesto. Sugere-se, portanto, que as informações sobre a Ferrari não tenham sido coletadas de forma completamente legal.
A reportagem alega que a FIA não havia conseguido descobrir a irregularidade por conta própria. De posse de dados supostamente 'roubados' via espionagem - o 'informante' seria membro da equipe italiana -, o órgão teria decidido propor o polêmico acordo à Ferrari. A contrapartida seria o impedimento de novos desenvolvimentos na unidade de potência vermelha, que deveria estar ‘limpa’.
O fato é que o motor italiano apresenta grande queda de rendimento: a potência é menor que a do ano passado, o que também afeta Haas e Alfa Romeo, além da Ferrari. Veja no gráfico abaixo, que mostra a diferença entre tempos de classificação na Áustria em 2019 e 2020:
POLÊMICA: Entenda o acordo 'secreto' da Ferrari que chocou os rivais na Fórmula 1
GALERIA: Relembre todos os carros e pilotos da história da Ferrari na Fórmula 1
1950: Ferrari 125
Foto de: LAT Images
1950-1951: Ferrari 375
Foto de: Ferrari Media Center
1952-1953: Ferrari 500
Foto de: LAT Images
1953-1954: Ferrari 553 Squalo
Foto de: LAT Images
1954-1955: Ferrari 625
Foto de: LAT Images
1955-1956: Ferrari 555 Supersqualo
Foto de: LAT Images
1956-1957: Lancia-Ferrari D50
Foto de: LAT Images
1957: Lancia-Ferrari 801
Foto de: LAT Images
1958-1960: Ferrari 246
Foto de: LAT Images
1960: Ferrari 246P
Foto de: LAT Images
1961-1962: Ferrari 156
Foto de: Sutton Motorsport Images
1963: Ferrari 156/63
Foto de: LAT Images
1964-1965: Ferrari 158
Foto de: LAT Images
1964-1965: Ferrari 1512
Foto de: LAT Images
1966: Ferrari 246/66
Foto de: LAT Images
1966-1967: Ferrari 312
Foto de: LAT Images
1967-1968: Ferrari 312/67
Foto de: LAT Images
1968-1969: Ferrari 312/68
Foto de: LAT Images
1969: Ferrari 312/69
Foto de: LAT Images
1969-1971: Ferrari 312B
Foto de: LAT Images
1971-1973: Ferrari 312B/2
Foto de: Lucien Harmegnies
1973: Ferrari 312B3-73
Foto de: LAT Images
1974-1975: Ferrari 312B3-74
Foto de: LAT Images
1975-1976: Ferrari 312T
Foto de: LAT Images
1976-1978: Ferrari 312T2
Foto de: LAT Images
1978-1979: Ferrari 312T3
Foto de: LAT Images
1979: Ferrari 312T4
Foto de: LAT Images
1980: Ferrari 312T5
Foto de: LAT Images
1981: Ferrari 126CK
Foto de: Ercole Colombo
1982: Ferrari 126C2
Foto de: LAT Images
1983: Ferrari 126C2B
Foto de: Ercole Colombo
1983: Ferrari 126C3
Foto de: LAT Images
1984: Ferrari 126C4
Foto de: LAT Images
1985: Ferrari 156/85
Foto de: LAT Images
1986: Ferrari 156/85
Foto de: LAT Images
1987: Ferrari F1-87
Foto de: LAT Images
1988: Ferrari F1-87/88C
Foto de: LAT Images
1989: Ferrari 640
Foto de: LAT Images
1990: Ferrari 641
Foto de: Sutton Motorsport Images
1991: Ferrari 642
Foto de: LAT Images
1991: Ferrari 643
Foto de: LAT Images
1992: Ferrari F92A
Foto de: LAT Images
1992: Ferrari F92AT
Foto de: LAT Images
1993: Ferrari F93A
Foto de: LAT Images
1994: Ferrari 412T1
Foto de: LAT Images
1994: Ferrari 412T1B
Foto de: LAT Images
1995: Ferrari 412T2
Foto de: LAT Images
1996: Ferrari F310
Foto de: LAT Images
1997: Ferrari F310B
Foto de: LAT Images
1998: Ferrari F300
Foto de: LAT Images
1999: Ferrari F399
Foto de: Sutton Motorsport Images
2000: Ferrari F1-2000
Foto de: LAT Images
2001-2002: Ferrari F2001
Foto de: Ferrari Media Center
2002-2003: Ferrari F2002
Foto de: LAT Images
2003: Ferrari F2003-GA
Foto de: LAT Images
2004: Ferrari F2004
Foto de: Bridgestone Corporation
2005: Ferrari F2005
Foto de: LAT Images
2006: Ferrari 248F1
Foto de: Charles Coates / Motorsport Images
2007: Ferrari F2007
Foto de: Andrew Ferraro / Motorsport Images
2008: Ferrari F2008
Foto de: Andrew Ferraro / Motorsport Images
2009: Ferrari F60
Foto de: Glenn Dunbar / Motorsport Images
2010: Ferrari F10
Foto de: Andrew Ferraro / Motorsport Images
2011: Ferrari F150
Foto de: Ferrari Media Center
2012: Ferrari F2012
Foto de: Charles Coates / Motorsport Images
2013: Ferrari F138
Foto de: Alastair Staley / Motorsport Images
2014: Ferrari F14 T
Foto de: Rainier Ehrhardt
2015: Ferrari SF-15T
Foto de: Alastair Staley / Motorsport Images
2016: Ferrari SF16-H
Foto de: Pirelli
2017: Ferrari SF70H
Foto de: Sutton Motorsport Images
2018: Ferrari SF71H
Foto de: Andy Hone / Motorsport Images
2019: Ferrari SF90
Foto de: Ferrari
2020: Ferrari SF1000
Foto de: Ferrari
2020: Ferrari SF1000
Foto de: Ferrari
2020: Ferrari SF1000
Foto de: Ferrari
2020: Ferrari SF1000
Foto de: motosport.com
PODCAST Motorsport.com:
SIGA NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Be part of Motorsport community
Join the conversationShare Or Save This Story
Últimas notícias
Lola e Yamaha se unem em projeto para Fórmula E em 2025
Fórmula 1, música e sorvete: Leclerc investe em nova atividade extra-pista
Vettel ainda não tem certeza sobre possível retorno às corridas; confira
F1: Calmaria na Red Bull? Jornais apontam momento sólido de Horner na equipe austríaca
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.
Você tem 2 opções:
- Torne-se um assinante.
- Desabilite seu adblocker.
Top Comments