Piquet exalta Lauda, critica Briatore e Mansell e conta suas histórias na F1
Em conversa com a jornalista Mariana Becker no Instagram, brasileiro falou sobre pessoas de seu período na F1 e muito mais
Na semana passada, o tricampeão da Fórmula 1 Nelson Piquet se juntou à onda de lives no Instagram feitas durante o período de isolamento social. Direto de sua casa, em Brasília, Piquet conversou com a jornalista Mariana Becker, onde compartilhou histórias e opiniões sobre o mundo do automobilismo.
No final da transmissão, Mariana fez um "ping pong" com Piquet, termo usado no jornalismo quando são feitas perguntas e respostas curtas, pedindo a opinião do tricampeão sobre pessoas com as quais ele havia convivido em seus anos nas pistas.
Em alguns casos, Piquet realmente foi breve. Quando perguntado sobre Nigel Mansell: "Idiota". Flavio Briatore? "Bandido". Niki Lauda? "Esse foi meu professor". Mas, com o avançar da lista, foi falando um pouco mais sobre cada nome e compartilhando histórias.
Perguntado sobre o ex-diretor de provas da F1, Charlie Whiting, respondeu: "Um bom companheiro. Ele foi uma peça importante na minha vida". Sobre Andrea de Cesaris, disse: "Cara, esse era um menino valente, mas louco".
Quando questinado sobre Eliseo Salazar, Piquet falou sobre os bastidores do soco que deu no chileno, no GP da Alemanha de 1982. "Coitado, foi uma briga boa", disse. "Eu acertei com a mão no capacete dele".
GALERIA: Relembre todos os carros utilizados por Nelson Piquet em sua carreira na F1
"Eu estava liderando uma corrida na Alemanha em 1982, correndo com motor turbo. Eu dei uma volta em cima dele. Passei, freei e ele bateu na minha traseira. Mas agora vou contar o mais interessante. Dez anos depois, eu fui em um jantar da BMW e eles me falaram: 'olha, isso foi a melhor coisa que aconteceu com a BMW. Segundo os caras, o motor não aguentava mais duas voltas. Ia explodir".
Em seguida, Piquet ainda deu sua opinião sobre qual piloto seria melhor: Hamilton ou Schumacher. "Os dois são fantásticos", disse. "Schumacher foi da minha época. Ele começou quando eu estava no fim da minha carreira. Eu acho que, na minha época, o Schumacher talvez guiaria melhor que o Hamilton".
"Eu acho que o Hamilton, naqueles carros de antigamente, sem direção hidráulica, pesados, ele sofreria. Ele é meio franzino. Eu sofri muito no inicio. E olha que eu era atleta, jogava tênis, mas não era fácil guiar aqueles carros. Hoje em dia eles têm direção hidráulica".
Nelsão, Nelsinho, Pedro e cia: o clã Piquet nas pistas e fora delas
VÍDEO: Nelsinho revela como família Piquet lida com idolatria a Senna
PODCAST: Quem são os maiores comunicadores de automobilismo da TV brasileira?
.
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.