Recomendado para você

Comissão da F1 discute possibilidade de dois pit stops obrigatórios em 2026

Comissão da F1 discute possibilidade de dois pit stops obrigatórios em 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
Comissão da F1 discute possibilidade de dois pit stops obrigatórios em 2026
Tito Giaffone encerra treinos da NASCAR Brasil na liderança

Tito Giaffone encerra treinos da NASCAR Brasil na liderança

NASCAR Brasil
NASCAR Brasil
Velocitta II
Tito Giaffone encerra treinos da NASCAR Brasil na liderança
Voluntários da pista: um dia na vida dos fiscais da F1

Voluntários da pista: um dia na vida dos fiscais da F1

Fórmula 1
Fórmula 1
Voluntários da pista: um dia na vida dos fiscais da F1
ANÁLISE F1: Bearman é um possível substituto para Hamilton no futuro da Ferrari?

ANÁLISE F1: Bearman é um possível substituto para Hamilton no futuro da Ferrari?

Fórmula 1
Fórmula 1
ANÁLISE F1: Bearman é um possível substituto para Hamilton no futuro da Ferrari?
Corey Heim é o grande campeão da NASCAR Truck após final caótico em Phoenix

Corey Heim é o grande campeão da NASCAR Truck após final caótico em Phoenix

NASCAR Truck
NASCAR Truck
Phoenix
Corey Heim é o grande campeão da NASCAR Truck após final caótico em Phoenix
Band confirma retorno da Indy à emissora paulista; veja detalhes

Band confirma retorno da Indy à emissora paulista; veja detalhes

Indy
Indy
Indy October Testing
Band confirma retorno da Indy à emissora paulista; veja detalhes
F1: Massa quebra silêncio após primeira parte do julgamento sobre título de 2008 ser concluída

F1: Massa quebra silêncio após primeira parte do julgamento sobre título de 2008 ser concluída

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
F1: Massa quebra silêncio após primeira parte do julgamento sobre título de 2008 ser concluída
NASCAR Brasil: Ibiapina e Andrade chegam à 'final' do Driver Development e destacam mentoria de Casagrande

NASCAR Brasil: Ibiapina e Andrade chegam à 'final' do Driver Development e destacam mentoria de Casagrande

NASCAR Brasil
NASCAR Brasil
Velocitta II
NASCAR Brasil: Ibiapina e Andrade chegam à 'final' do Driver Development e destacam mentoria de Casagrande

Leclerc reclama de estratégia da Ferrari: "Não foi justo"

Monegasco reclamou pelo rádio durante a corrida, mas mudou o tom quando falou com jornalistas

Charles Leclerc, Ferrari

Charles Leclerc teve um fim de semana de altos e baixos. Partindo da pole, o monegasco esperava sair de Singapura com a terceira vitória consecutiva. No entanto, a Ferrari chamou Sebastian Vettel primeiro para a troca de pneus, o que deu uma pequena vantagem ao alemão, que roubou a liderança e saiu vitorioso da cidade-Estado.

Leia também:

Durante a corrida, Leclerc reclamou mais de uma vez por ter ficado para trás na estratégia da equipe. Quando o safety car entrou na pista pela segunda vez após o abandono de Sergio Pérez, o monegasco aproveitou para discutir com o engenheiro e pedir mais potência no motor para a relargada: "Eu quero tudo, até o modo de potência do motor", pediu o monegasco antes da saída do safety car da pista. 

Seu engenheiro entendeu que este era um sinal de que o monegasco iria para cima de Vettel e respondeu:" Charles, nós precisamos cuidar para trazer o carro para casa, precisamos cuidar da unidade de potência e trazer os carros para a garagem"

"Sim, eu não vou fazer nada estúpido, não é meu objetivo", foi a resposta frustrada de Leclerc. "Quero que terminemos com a dobradinha, mas acho que não foi justo. Isso não vai mudar, não farei nada estúpido"

Depois da corrida, Leclerc adotou um tom mais político e valorizou a conquista da equipe.

"Obviamente é sempre difícil perder uma vitória, mas estou muito feliz pelo time, todos trabalharam para isso e foi nossa primeira dobradinha na temporada", disse o jovem prodígio após descer do carro. "Chegamos aqui esperando apenas um pódio e saímos com a dobradinha". 

"Do meu lado estou desapontado, como qualquer um ficaria. As vezes as coisas acontecem dessa forma, mas eu voltarei mais forte", finalizou o monegasco.

Já na coletiva de imprensa oficial, Leclerc manteve o tom.

“Fiquei surpreso porque não estava ciente (da estratégia) no carro. Se essa decisão foi tomada pelo time, como única maneira de conseguir uma dobradinha, eu entendo. Do carro é muito frustrante."

Leclerc também admitiu que este tipo de situação não foi pensado entre pilotos e equipe.

“Não, não falamos sobre esse plano. Acho que essa será uma das discussões para se tentar entender por que não falamos sobre essa situação antes. É impossível passar por todas as possibilidades de uma corrida, todas são únicas. Mas não falamos sobre essa situação específica.”

E não confirmou se faria diferente se soubesse da ideia da Ferrari: 

“Naquele momento, os pneus estavam completamente mortos. Eu me apeguei ao nosso plano, que nos ajudou a fazer a dobradinha hoje. Você sempre pode fazer algo melhor, mas eu mantive o plano.”

Ferrari completa 90 anos e passa por jejum

Marca italiana completou nove décadas no fim de semana do GP da Itália e por isso, vitória de Leclerc teve sabor ainda mais especial. No entanto, a equipe não vence um mundial desde 2008, quando foi campeã de construtores. O último título de pilotos foi o de Kimi Raikkonen em 2007, o único da era pós Schumacher. Relembre todos os carros da lendária equipe na F1:

1950: Ferrari 125
Piloto: Alberto Ascari, Giovanni Bracco, Raymond Sommer, Luigi Villoresi, Peter Whitehead
1950-1951: Ferrari 375
Piloto: Alberto Ascari, Dorino Serafini, Luigi Villoresi, Piero Taruffi, Jose Froilan Gonzalez, Chico Landi
1952-1953: Ferrari 500
Piloto: Alberto Ascari, Giuseppe Farina, Mike Hawthorn, André Simon, Piero Taruffi, Luigi Villoresi
1953-1954: Ferrari 553 Squalo
Piloto: Piero Carini, Giuseppe Farina, Jose-Froilan Gonzalez, Mike Hawthorn, Umberto Maglioli, Robert Manzon
1954-1955: Ferrari 625
Piloto: Alberto Ascari, Eugenio Castellotti, Giuseppe Farina, Jose-Froilan Gonzalez, Mike Hawthorn, Umberto Maglioli, Piero Taruffi, Maurice Trintignant
1955-1956: Ferrari 555 Supersqualo
Piloto: Eugenio Castellotti, Peter Collins, Giuseppe Farina, Paul Frère, Olivier Gendebien, Mike Hawthorn, Umberto Maglioli, Harry Schell, Piero Taruffi, Maurice Trintignant
1956-1957: Lancia-Ferrari D50
Piloto: Eugenio Castellotti, Peter Collins, Alfonso de Portago, Juan Manuel Fangio, Paul Frère, Olivier Gendebien, Mike Hawthorn, Luigi Musso, André Pilette, Wolfgang von Trips
1957: Lancia-Ferrari 801
Piloto: Eugenio Castellotti, Peter Collins, Alfonso de Portago, Jose-Froilan Gonzalez, Mike Hawthorn, Luigi Musso, Cesare Perdisa, Maurice Trintignant, Wolfgang von Trips
1958-1960: Ferrari 246
Piloto: Cliff Allison, Jean Behra, Tony Brooks, Peter Collins, Olivier Gendebien, Ritchie Ginther, Jose-Froilan Gonzalez, Dan Gurney, Mike Hawthorn, Phil Hill, Willy Mairesse, Luigi Musso, Wolfgang von Trips
1960: Ferrari 246P
Piloto: Ritchie Ginther
1961-1962: Ferrari 156
Piloto: Giancarlo Baghetti, Lorenzo Bandini, Olivier Gendebien, Richie Ginther, Phil Hill, Willy Mairesse, Pedro Rodriguez, Ricardo Rodriguez, Wolfgang von Trips
1963: Ferrari 156/63
Piloto: Lorenzo Bandini, Willy Mairesse, Ludovico Scarfiotti, John Surtees
1964-1965: Ferrari 158
Piloto: Lorenzo Bandini, John Surtees, Nino Vaccarella
1964-1965: Ferrari 1512
Piloto: Lorenzo Bandini, Pedro Rodriguez, Ludovico Scarfiotti, John Surtees
1966: Ferrari 246/66
Piloto: Giancarlo Baghetti, Lorenzo Bandini, Ludovico Scarfiotti
1966-1967: Ferrari 312
Piloto: Lorenzo Bandini, Mike Parkes, Ludovico Scarfiotti, John Surtees
1967-1968: Ferrari 312/67
Piloto: Chris Amon, Lorenzo Bandini, Derek Bell, Andrea de Adamich, Jacky Ickx, Ludovico Scarfiotti, Jonathan Williams
1968-1969: Ferrari 312/68
Piloto: Chris Amon, Derek Bell, Jacky Ickx, Pedro Rodriguez
1969: Ferrari 312/69
Piloto: Chris Amon, Tino Brambilla, Pedro Rodriguez
1969-1971: Ferrari 312B
Piloto: Chris Amon, Mario Andretti, Ignazio Giunti, Jacky Ickx, Clay Regazzoni
1971-1973: Ferrari 312B/2
Piloto: Mario Andretti, Nanni Galli, Jacky Ickx, Arturo Merzario, Clay Regazzoni
1973: Ferrari 312B3-73
Piloto: Jacky Ickx, Arturo Merzario
1974-1975: Ferrari 312B3-74
Piloto: Niki Lauda, Clay Regazzoni
1975-1976: Ferrari 312T
Piloto: Niki Lauda, Clay Regazzoni
1976-1978: Ferrari 312T2
Piloto: Niki Lauda, Clay Regazzoni, Carlos Reutemann, Gilles Villeneuve
1978-1979: Ferrari 312T3
Piloto: Carlos Reutemann, Jody Scheckter, Gilles Villeneuve
1979: Ferrari 312T4
Piloto: Jody Scheckter, Gilles Villeneuve
1980: Ferrari 312T5
Piloto: Jody Scheckter, Gilles Villeneuve
1981: Ferrari 126CK
Piloto: Didier Pironi, Gilles Villeneuve
1982: Ferrari 126C2
Piloto: Mario Andretti, Didier Pironi, Patrick Tambay, Gilles Villeneuve
1983: Ferrari 126C2B
Pilotos: René Arnoux, Patrick Tambay
1983: Ferrari 126C3
Pilotos: René Arnoux, Patrick Tambay
1984: Ferrari 126C4
Pilotos: Michele Alboreto, Rene Arnoux
1985: Ferrari 156/85
Pilotos: Michele Alboreto, René Arnoux, Stefan Johansson
1986: Ferrari 156/85
Pilotos: Michele Alboreto, Stefan Johansson
1987: Ferrari F1-87
Pilotos: Michele Alboreto, Gerhard Berger
1988: Ferrari F1-87/88C
Pilotos: Michele Alboreto, Gerhard Berger
1989: Ferrari 640
Pilotos: Gerhard Berger, Nigel Mansell
1990: Ferrari 641
Pilotos: Nigel Mansell, Alain Prost
1991: Ferrari 642
Pilotos: Jean Alesi, Alain Prost
1991: Ferrari 643
Pilotos: Jean Alesi, Gianni Morbidelli, Alain Prost
1992: Ferrari F92A
Pilotos: Jean Alesi, Ivan Capelli, Nicola Larini
1992: Ferrari F92AT
Pilotos: Jean Alesi, Ivan Capelli
1993: Ferrari F93A
Pilotos: Jean Alesi, Gerhard Berger
1994: Ferrari 412T1
Pilotos: Jean Alesi, Gerhard Berger, Nicola Larini
1994: Ferrari 412T1B
Pilotos: Jean Alesi, Gerhard Berger
1995: Ferrari 412T2
Pilotos: Jean Alesi, Gerhard Berger
1996: Ferrari F310
Pilotos: Eddie Irvine, Michael Schumacher
1997: Ferrari F310B
Pilotos: Eddie Irvine, Michael Schumacher
1998: Ferrari F300
Pilotos: Eddie Irvine, Michael Schumacher
1999: Ferrari F399
Pilotos: Eddie Irvine, Mika Salo, Michael Schumacher
2000: Ferrari F1-2000
Pilotos: Rubens Barrichello, Michael Schumacher
2001-2002: Ferrari F2001
Pilotos: Rubens Barrichello, Michael Schumacher
2002-2003: Ferrari F2002
Pilotos: Rubens Barrichello, Michael Schumacher
2003: Ferrari F2003-GA
Pilotos: Rubens Barrichello, Michael Schumacher
2004: Ferrari F2004
Pilotos: Rubens Barrichello, Michael Schumacher
2005: Ferrari F2005
Pilotos: Rubens Barrichello, Michael Schumacher
2006: Ferrari 248F1
Pilotos: Felipe Massa, Michael Schumacher
2007: Ferrari F2007
Pilotos: Felipe Massa, Kimi Räikkönen
2008: Ferrari F2008
Pilotos: Felipe Massa, Kimi Räikkönen
2009: Ferrari F60
Pilotos: Luca Badoer, Giancarlo Fisichella, Felipe Massa, Kimi Räikkönen
2010: Ferrari F10
Pilotos: Fernando Alonso, Felipe Massa
2011: Ferrari F150
Pilotos: Fernando Alonso, Felipe Massa
2012: Ferrari F2012
Pilotos: Fernando Alonso, Felipe Massa
2013: Ferrari F138
Pilotos: Fernando Alonso, Felipe Massa
2014: Ferrari F14 T
Pilotos: Fernando Alonso, Kimi Räikkönen
2015: Ferrari SF-15T
Pilotos: Kimi Räikkönen, Sebastian Vettel
2016: Ferrari SF16-H
Pilotos: Kimi Räikkönen, Sebastian Vettel
2017: Ferrari SF70H
Pilotos: Kimi Räikkönen, Sebastian Vettel
2018: Ferrari SF71H
Pilotos: Kimi Räikkönen, Sebastian Vettel
2019: Ferrari SF90
Pilotos: Charles Leclerc, Sebastian Vettel
71
Artigo anterior Vettel se beneficia de estratégia da Ferrari, quebra jejum e vence GP de Singapura
Próximo artigo Não tinha certeza se os pneus aguentariam, diz Vettel

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros