Liberty pode salvar GP da Grã-Bretanha
Presidente de Silverstone acredita que mudança comercial da F1 deve ser "útil" a médio prazo
O contrato de Silverstone para o GP da Grã-Bretanha é válido até 2026, mas uma cláusula de ruptura pode terminar o acordo mais cedo, embora precise ser ativada antes da corrida deste ano, em julho.
John Grant , presidente do British Racing Drivers' Club (BRDC), acredita que o crescente envolvimento da Liberty Media nos direitos comerciais da F1 pode ser um passo na direção certa.
"Algumas coisas estão indo a nosso favor", disse ao Autosport, site que faz parte do Grupo Motorsport. "A mudança iminente de propriedade da F1 deve ser útil a médio prazo."
"A Liberty parece simpática aos nossos olhos, precisamos de um reequilíbrio da equação econômica, estamos explorando muitas maneiras e conversando com várias partes."
Dinheiro público
Outra área possível que poderia fornecer assistência é o setor público, embora tradicionalmente o governo não disponibilize ajuda financeira a Silverstone.
"Existem argumentos convincentes que o dinheiro público seja usado, mas entendemos que a F1 é vista como um esporte rico", acrescentou Grant.
"Eu não acho que o dinheiro seria politicamente possível, mas alguma outra forma de apoio público possa ser."
Grant acrescentou que, mesmo se o BRDC ativar a cláusula de ruptura, isso não significaria necessariamente o fim do GP da Grã-Bretanha.
"Se fizermos isso, não será o fim, seria uma base para novas negociações", disse ele. "Nós não veríamos isso como irrevogável."
E a venda?
O BRDC falou com várias partes diferentes no último ano sobre uma possível venda de Silverstone para ajudar o clube financeiramente.
Grant acredita que a posição do BRDC está mais forte, graças a alguns acordos, como o de sediar uma etapa do mundial de Rallycross a partir de 2018.
"Temos um ótimo apoio da Heritage Lottery Fund e agora os conselhos locais e as parcerias empresariais se uniram para fornecer grande parte do saldo do financiamento necessário", disse ele.
"Este é um grande passo à frente, porque deve atrair meio milhão de novos visitantes a Silverstone todos os anos."
"Com todas essas coisas acontecendo, então estamos sentindo menos pressão para ter que fazer um acordo imediatamente [para vender Silverstone]."
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.