Mansell pede 26 carros no grid e que Ferrari não saia
Lendário piloto britânico afirma que a Fórmula 1 do presente perderia muito se o time italiano saísse, além de pedir 26 competidores no grid
A F1 não tem 26 carros no grid desde o GP do Canadá de 1995, último evento que a equipe de Simtek disputou antes de sair da categoria.
O ano anterior foi o último em que as equipes - invariavelmente a recém-chegada do Pacific - não conseguiram se qualificar devido ao preenchimento do grid.
O grid subiu para 24 carros em 2010, quando a HRT, a Lotus Racing e a Virgin Racing juntaram-se à F1, mas todos finalmente largaram - com o Haas sendo o único outro novo estreante desde então.
Nigel Mansell diz que melhorias na segurança significaram que os pilotos têm carreiras mais longas e, portanto, há menos oportunidades para que as estrelas em ascensão passem.
"Sem desrespeito com a Fórmula 1, mas a profundidade da concorrência não existe como nos anos 80 e 90", disse Mansell ao Motorsport.com.
"Queremos ver 26 carros no grid. Há muitos pilotos dignos que estão atrasados e não têm para onde ir”.
"Ao longo dos anos, havia pilotos sendo feridos fora do esporte e sendo substituídos. Sempre houve um novo fluxo de sangue por ano, sempre houve carros para entrar. Isso secou”.
"A FIA fez um trabalho incrível com a segurança, os fabricantes trabalharam de perto para tornar os carros mais seguros”.
"Um piloto quase teve o dobro do período de carreira, o que é bom para eles, mas os pilotos que esperam para entrar nunca terão a oportunidade".
No ano passado, Zoran Stefanovic revelou planos para uma segunda tentativa de entrar em uma equipe - tendo anteriormente tentado se juntar ao grid como Stefan GP - mas não se materializou.
O presidente da FIA, Jean Todt, disse que não tinha feito nenhuma oferta que considerasse seriedade das partes interessadas que desejassem entrar com novas equipes de F1.
Todd já havia dito que a F1 não atrairia mais novas equipes sem o novo dono da Liberty Media, agitando seu sistema de receita.
Da mesma forma, Mansell disse que a categoria não poderia perder a Ferrari, equipe italiana que expressou seu descontentamento com as próximas mudanças de regulamento.
"A F1 não pode perder a Ferrari. A F1 enfrentará muitos desafios se ela perder uma fabricante de carros".
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.