Últimas notícias

Marko diz que Leclerc é o maior talento sem contrato da Red Bull

Piloto da Ferrari é o maior talento nos monopostos que não assinou pela Red Bull, de acordo com Helmut Marko, consultor da gigante de bebidas energéticas

Pole sitter Charles Leclerc, Ferrari, talks with Max Verstappen, Red Bull Racing

Zak Mauger / Motorsport Images

Charles Leclerc entrará em sua terceira temporada na F1 em 2020, tendo conquistado duas vitórias e sete poles em sua primeira campanha como piloto da Ferrari no ano passado.

Ele permaneceu sem contrato de um programa júnior de uma equipe da F1 nos primeiros anos de sua carreira, até 2016, antes dos títulos na GP3 e F2, depois de ingressar na Academia da Ferrari.

Leia também:

O consultor da Red Bull, Helmut Marko, está feliz com o momento atual em que o programa da equipe passa e se orgulha de ter um “talento extraordinário” como Max Verstappen.

Mas, quando perguntado quem é o principal talento de monopostos que ainda não assinou um acordo com a Red Bull, Marko disse ao Motorsport.com: “Leclerc. Está bem claro, Leclerc."

A Red Bull enfrentou uma escassez de talentos na F1 para ocupar seus quatro lugares nas corridas nas últimas temporadas, o que levou a ir atrás de Brendon Hartley, Daniil Kvyat e Alexander Albon.

Marko, no entanto, ainda está convencido de que o programa da Red Bull é o preferido para os principais jovens com potencial.

Questionado sobre quem era o piloto jovem mais talentoso que não fosse da Red Bull, Marko disse: “Eu diria, sem nenhuma arrogância, que se os meninos tiverem uma escolha, tentarão a Red Bull primeiro.”

“Mas temos nossos princípios e não nos afastamos deles. Nesta década, o que experimentamos - todos agora têm um advogado que eles trazem. Alguns querem mais uma vírgula no contrato, isto e aquilo.”

“Nós dizemos: ‘nós temos nosso sistema, ele funciona. Não estamos preparados para fazer concessões, e esses são contratos justos’.”

“E nas categorias juniores, estamos nos afastando do recrutamento no kart. Isso é muito difícil. No kart, você tem pneus, motores, chassi, que estão sempre mudando, mas que têm um impacto muito grande no desempenho. E estamos lidando com crianças de 12 e 13 anos.”

“Há exemplos. Tivemos o Oli Oakes, que foi campeão mundial de kart e não conseguiu nada em carros de fórmula. Ele agora está na Hitech, [equipe de monopostos], com a qual trabalhamos bem juntos.”

Relembre a carreira meteórica de Charles Leclerc

Primórdios da carreira: kart
Leclerc foi campeão no Mundial CIK-FIA KF3 em 2011, divisão júnior da categoria. Mais tarde, ele foi vice-campeão no CIK-FIA World KZ, perdendo o título para ninguém menos que Max Verstappen.
Forte amizade com Bianchi
Jules Bianchi e Charles Leclerc eram amigos desde a infância. O monegasco viu o amigo sofrer um acidente no GP do Japão de 2014 que resultou na morte do francês. Um duro golpe para o jovem piloto.
2014 - Fórmula Renault 2.0
Naquela temporada o monegasco disputou a 2.0 Alpes, onde foi vice campeão, e ainda fez algumas provas na Eurocup 2.0. Correu pela Fortec em ambas.
2015 - Fórmula 3 Europa e GP de Macau
Charles Leclerc foi quarto colocado no campeonado e vice-campeão na importante corrida realizada anualmente na Ásia. Neste ano ele pilotou pela Van Amersfoort.
2015 - Fórmula 3 Europa e GP de Macau
Leclerc foi o melhor entre os pilotos que ficaram atrás das 'gigantes da base', Prema e Carlin. O campeonato foi vencido por Felix Rosenqvist e Antonio Giovinazzi foi o vice.
2016 - Campeão da GP3
O monegasco disputou seu primeiro campeonato por uma das equipes dominantes das categorias inferiores, faturando o título depois de bater o rival Alexander Albon no campeonato.
2017 - Título na Fórmula 2
Pilotando pela Prema, já de olho na F1, Leclerc venceu o campeonato da F2 com sete vitórias e oito poles em 22 corridas. Naquele ano, Leclerc sofreu outro duro golpe da vida, a perda do pai, que faleceu pouco antes da conquista do título.
2017 - Título na Fórmula 2
Ao fim da temporada, Leclerc foi procurado pela Sauber, que já estava sob influência da Ferrari/ Alfa Romeo, que apoiavam a carreira do piloto.
2018 - Destaques na Sauber
Leclerc sofreu para se encontrar logo no início da temporada de estreia na F1, mas no GP de Baku, no Azerbaijão, o piloto se encontrou e alcançou um sexto lugar, dando início a uma temporada de destaque.
2018 - Destaques na Sauber
Depois de pontuar dez vezes no ano, Leclerc terminou o ano com 39 pontos, contra 9 de Marcus Ericsson, o que lhe garantiu uma oferta para dar um salto na carreira ao assinar com a Ferrari.
2019 - Início de uma era na Ferrari
Logo em sua segunda corrida pela equipe italiana, no Bahrein, o jovem Leclerc mostrou a que veio, conquistando a pole e liderando boa parte da corrida. Nas últimas voltas, uma falha no motor da Ferrari fez o monegasco cair para a terceira posição, seu primeiro pódio.
2019 - Primeira vitória em um fim de semana infeliz
Leclerc dominou o companheiro, Sebastian Vettel, e os demais rivais para faturar a primeira vitória de sua carreira. No entanto, o acidente fatal de Anthoine Hubert na F2 no dia anteior à corrida, acabou trazendo um clima pesado ao fim de semana.
2019 - Primeira vitória em um fim de semana infeliz
Leclerc, que era próximo de Hubert, dedicou a vitória ao amigo.
2019 - Consagração em frente aos Tifosi
Em Monza, Leclerc conquistou o maior feito de sua carreira até aqui. Fez a pole, segurou os ataques do pentacampeão Lewis Hamilton ao longo da corrida e venceu em frente a legião de fãs da Ferrari.
2019 - Consagração em frente aos Tifosi
A vitória na Itália, casa da Ferrari, elevou Leclerc ao patamar de ídolo para os fãs da marca e entusiastas da Fórmula 1.
15

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Racing Point quer voltar a ser a ‘melhor do resto’ em 2020
Próximo artigo Sirotkin: Ausência da F1 está mais dolorosa agora do que antes

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil