Marko vê a Red Bull punida por ter aerodinâmica tão superior
Consultor da empresa austríaca critica postura das equipes rivais em relação ao acordo para redução de gastos
A Red Bull está sendo “punida” e copiada por sua aerodinâmica mais avançada que as rivais. É este o diagnóstico do consultor da empresa de energéticos, Helmut Marko. De acordo com o austríaco, a briga da equipe dentro da associação das equipes é para clarificar os parâmetros do acordo de restrição dos gatos – o time bicampeão do mundo é constantemente questionado acerca de seu orçamento.
“A FOTA é uma associação que deveria cuidar e otimizar os interesses das equipes – e isso parece ser difícil, porque a maioria das equipes obviamente só olha para sua própria vantagem e, ao fazer isso, não olham o todo”, afirmou Marko ao site oficial da F-1.
“Nossa visão é que, como os motores e o Kers não fazem parte do acordo de restrição de gastos, é o caso de adotar os parâmetros precisos. A ideia de gastar menos é o certo, mas punir a Red Bull do lado aerodinâmico enquanto motor e Kers não fazem parte do acordo é difícil de aceitar.”
Falando sobre o sucesso da equipe nos últimos dois anos, o ex-piloto austríaco afirmou que a palavra-chave é continuidade.
“Diria que a palavra mágica é provavelmente continuidade no nível superior da tomada de decisões, mas também imediatamente abaixo. Não mudamos nos últimos três anos. Alguns mudaram de um departamento para o outro de acordo com seus talentos, mas fica tudo na família”.
Marko se diverte quando fala de como a equipe se tornou referência para os demais projetistas.
“Olhando o decorrer da temporada, cada vez mais os carros se pareciam com o RB7, só tinham pinturas diferentes. Com o passar do ano, cada vez o grid tinha mais RB7s.”
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.