Recomendado para você

Lutando pelo título, Gabriel Gomez crava pole na etapa final da F4 Italiana em Misano

Lutando pelo título, Gabriel Gomez crava pole na etapa final da F4 Italiana em Misano

Fórmula 4
Fórmula 4
Lutando pelo título, Gabriel Gomez crava pole na etapa final da F4 Italiana em Misano
F1 - Ocon relembra pior acidente da carreira: 'Desmaiei no chuveiro no dia seguinte'

F1 - Ocon relembra pior acidente da carreira: 'Desmaiei no chuveiro no dia seguinte'

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1 - Ocon relembra pior acidente da carreira: 'Desmaiei no chuveiro no dia seguinte'
F1: Jos Verstappen 'abre o coração' sobre chances de correr rally com Max

F1: Jos Verstappen 'abre o coração' sobre chances de correr rally com Max

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Jos Verstappen 'abre o coração' sobre chances de correr rally com Max
ANÁLISE F1: O que o GP de Singapura significou para a escolha de pilotos da Red Bull para 2026

ANÁLISE F1: O que o GP de Singapura significou para a escolha de pilotos da Red Bull para 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
ANÁLISE F1: O que o GP de Singapura significou para a escolha de pilotos da Red Bull para 2026
F1: Comemoração no pódio em Singapura 'obrigou' CEO da Petronas a pedir desculpas; entenda

F1: Comemoração no pódio em Singapura 'obrigou' CEO da Petronas a pedir desculpas; entenda

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Comemoração no pódio em Singapura 'obrigou' CEO da Petronas a pedir desculpas; entenda
F1: Em meio a crise, Horner vira 'desejo' da Ferrari, afirma portal alemão

F1: Em meio a crise, Horner vira 'desejo' da Ferrari, afirma portal alemão

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Em meio a crise, Horner vira 'desejo' da Ferrari, afirma portal alemão
F1 - Ralf Schumacher afirma: "Ferrari é um barril de pólvora"

F1 - Ralf Schumacher afirma: "Ferrari é um barril de pólvora"

Fórmula 1
Fórmula 1
F1 - Ralf Schumacher afirma: "Ferrari é um barril de pólvora"
F1: Quando Ecclestone 'salvou' uma repórter de constrangimento

F1: Quando Ecclestone 'salvou' uma repórter de constrangimento

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Quando Ecclestone 'salvou' uma repórter de constrangimento
Últimas notícias

Massa melhora, mas perde para companheiro pela 10° vez

Brasileiro amarga sexta temporada seguida sem vencer colega de mesma escuderia. Lado positivo do retrospecto é histórico

Felipe Massa, Williams

Assim que Felipe Massa passou a linha de chegada na oitava posição no GP de Abu Dhabi no domingo, o brasileiro confirmava a décima temporada, das 13 que já disputou na F1, em que perdia a disputa interna com seu companheiro de equipe. Foi o sexto ano consecutivo que isso acontece e a segunda para Valtteri Bottas nos dois campeonatos que disputou pela Williams.

Olhando para o retrospecto completo do brasileiro, nota-se que Massa já teve dias melhores neste quesito. Em 2005, ainda pela Sauber, ele foi melhor que Jacques Villeneuve, campeão do mundo em 1997, por 11 pontos a 9.

No seu melhor ano na categoria, 2008, em que esteve a apenas algumas curvas de se tornar campeão, Massa ganhou a disputa interna da Ferrari pelo placar de 97 a 75, em cima de Kimi Raikkonen, que era o campeão do ano anterior. Feito esse - de um campeão perder disputa interna para o companheiro logo no ano seguinte - aconteceu pela última vez somente quando Alain Prost se tornou tricampeão do mundo, em cima de Ayrton Senna, em 1989. 

Outra ressalva é em 2009. Até antes de sofrer o acidente na Hungria, Massa estava à frente de Kimi novamente, 22 a 10. Obviamente, com a ausência pelo resto do ano (oito provas), o finlandês levou a melhor assim que o campeonato terminou. A temporada tecnicamente foi a 11ª derrota do brasileiro para companheiros, mas não foi incluída na contagem pela comparação ter ficado comprometida. 

Na galeria de fotos abaixo você confere o placar de cada ano e o respectivo companheiro de equipe de Felipe Massa.

2002 - Felipe Massa 4 X 7 Nick Heidfeld
Detalhe: naquele ano, Massa correu uma etapa a menos
2004 - Felipe Massa 12 X 22 Giancarlo Fisichella
2005 - Felipe Massa 11 X 9 Jacques Villeneuve
2006 - Felipe Massa 80 X 121 Michael Schumacher
2007 - Felipe Massa 94 X 110 Kimi Raikkonen
2008 - Felipe Massa 97 X 75 Kimi Raikkonen
Em 2009 o placar final foi de 48 a 22 para Kimi, mas até o GP da Hungria, Massa vencia a disputa por 22 a 10
2010 - Felipe Massa 144 X 252 Fernando Alonso
2011 - Felipe Massa 118 X  257 Fernando Alonso
2012 - Felipe Massa 122 X 278 Fernando Alonso
2013 - Felipe Massa 112 X 242 Fernando Alonso
2014 - Felipe Massa 134 X 186 Valtteri Bottas
2015 - Felipe Massa 121 X 136 Valtteri Bottas
13
Artigo anterior Grid da F1 para 2016 está quase fechado; veja vagas
Próximo artigo Mercedes: Ferrari teve mérito em questão de túnel de vento

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros