Últimas notícias

Massa vê Kimi em situação interna complicada na Ferrari

Piloto brasileiro relembra histórico de ordens de equipe do time de Maranello: “Kimi não está na posição que precisa estar”

Kimi Raikkonen, Ferrari

Foto de: Andrew Hone / Motorsport Images

Kimi Raikkonen, Ferrari SF70H
Kimi Raikkonen, Ferrari SF70H
Felipe Massa, Williams
Kimi Raikkonen, Ferrari
Kimi Raikkonen, Ferrari
Felipe Massa, Williams
Felipe Massa, Williams FW40
Felipe Massa, Williams

Embora a Ferrari seja inflexível de que não irá impor ordens de equipe até que um de seus pilotos esteja matematicamente fora de disputa, o antigo piloto da Scuderia, Felipe Massa, está convencido de que o time não terá escolha senão começar a favorecer Sebastian Vettel.

Para Massa, Raikkonen - que perdeu a vitória em Mônaco recentemente com uma estratégia diferente da de Vettel - encontrará uma situação que não é fácil de lidar.

"Acho que a situação de Kimi vai ser bastante complicada a partir de agora, porque você sabe que a Ferrari tem uma grande chance de ganhar o campeonato", explicou Massa, que quase ganhou o título mundial com o time de Maranello em 2008.

"Eles vão tentar tudo o que podem para vencer depois de tantos anos. A Ferrari não vem conquistando nada desde 2007 e 2008, então tentarão tudo o que puderem.”

"E, infelizmente, se você vê a diferença nos pontos, Kimi não está na posição que precisa estar. Quero dizer, ele precisa aceitar que essas coisas podem acontecer e vão acontecer".

Em meio a suas suspeitas de que a Ferrari irá concentrar seus esforços em Vettel, Massa acha que tal cenário poderia forçar a Mercedes a fazer o mesmo com Lewis Hamilton.

"Eu acho que se a Ferrari estiver fazendo isso, então claramente a Mercedes também precisa fazer isso. Mas isso depende. Se Hamilton estiver ganhando com facilidade, então é fácil.”

"Mas, se ele não estiver, então eles precisarão fazer, porque de outra forma eles estarão desistindo dos pontos e talvez isso possa afetar o campeonato no final".

Massa disse que não vê nada de errado com as equipes que apoiam um de seus pilotos, embora para ele situações como a troca de posições na Áustria entre Rubens Barrichello e Michael Schumacher em 2002, ou o que aconteceu com ele e Fernando Alonso em Hockenheim em 2010, não sejam o jeito correto de fazer isso.

Refletindo sobre como Raikkonen o apoiou no final de 2008, Massa disse: "Eu acho que o ajudei muito em 2007 e ele me ajudou depois. Isso é bem claro.”

"Para ser sincero, o que Kimi fez para mim em 2008 e o que fiz por ele em 2007, estava completamente dentro do esporte.”

"Mas quando ocorre o que aconteceu na Alemanha, que era antes de metade do ano, e talvez na Áustria, com Rubens em 2002, não é bom. Isso não está dentro do esporte".

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Hamilton: Bottas fez por merecer permanência na Mercedes
Próximo artigo Verstappen surpreende e domina sexta em Baku; Massa é 11º

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil