Recomendado para você

F1: Horários, previsão do tempo e como ver o sábado de sprint e classificação do GP de São Paulo, em Interlagos

F1: Horários, previsão do tempo e como ver o sábado de sprint e classificação do GP de São Paulo, em Interlagos

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: Horários, previsão do tempo e como ver o sábado de sprint e classificação do GP de São Paulo, em Interlagos
F1: Antonelli aponta erro que custou pole para sprint no GP de São Paulo

F1: Antonelli aponta erro que custou pole para sprint no GP de São Paulo

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: Antonelli aponta erro que custou pole para sprint no GP de São Paulo
F1 - Mesmo atrás de Norris, Piastri celebra 3º lugar no quali sprint do Brasil: "Me sinto mais confortável"

F1 - Mesmo atrás de Norris, Piastri celebra 3º lugar no quali sprint do Brasil: "Me sinto mais confortável"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1 - Mesmo atrás de Norris, Piastri celebra 3º lugar no quali sprint do Brasil: "Me sinto mais confortável"
F1: Norris admite erros na volta da pole sprint em Interlagos, mas destaca conquista

F1: Norris admite erros na volta da pole sprint em Interlagos, mas destaca conquista

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: Norris admite erros na volta da pole sprint em Interlagos, mas destaca conquista
F1: Sábado do GP de São Paulo deve ser afetado por tempestade e ventos

F1: Sábado do GP de São Paulo deve ser afetado por tempestade e ventos

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: Sábado do GP de São Paulo deve ser afetado por tempestade e ventos
F1 - Hamilton lamenta eliminação precoce no SQ2 de Interlagos: "As coisas não estão indo bem para mim"

F1 - Hamilton lamenta eliminação precoce no SQ2 de Interlagos: "As coisas não estão indo bem para mim"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1 - Hamilton lamenta eliminação precoce no SQ2 de Interlagos: "As coisas não estão indo bem para mim"
F1: Verstappen faz lista de problemas da Red Bull na classificação sprint do GP de São Paulo

F1: Verstappen faz lista de problemas da Red Bull na classificação sprint do GP de São Paulo

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: Verstappen faz lista de problemas da Red Bull na classificação sprint do GP de São Paulo
Bortoleto larga em 14º e Norris pole: grid de largada da sprint do GP de São Paulo de F1

Bortoleto larga em 14º e Norris pole: grid de largada da sprint do GP de São Paulo de F1

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
Bortoleto larga em 14º e Norris pole: grid de largada da sprint do GP de São Paulo de F1
Últimas notícias

Médico da Fórmula 1 se despede "em casa" em Interlagos

Gary Hartstein relembra histórias com acidentes de Burti e Massa e elogia equipe que trabalha no GP do Brasil

O GP do Brasil não vai marcar apenas a despedida de Michael Schumacher. Depois de 15 anos, o médico Gary Hartstein faz sua 247 e última prova em Interlagos neste final de semana.

Falando com exclusividade ao TotalRace, o norte-americano revelou sua predileção pelo Brasil. “Fico feliz em encerrar minha carreira no Brasil, que foi meu primeiro GP, em 1997. Naquele ano, a temporada começou na Austrália, mas eu não fui para a primeira etapa. É também o lugar que tem o melhor staff médico. Eles são como meus primos, irmãos, então sempre foi um prazer estar aqui.”

Hartstein diz que seus melhores momentos durante as corridas são as largadas, quando sente sua responsabilidade. “Toda vez que alinhamos atrás da largada e vê os 24 carros a sua frente, pensa ‘ok, é minha responsabilidade agora se acontecer alguma coisa’. Então me senti muito importante por 246 provas.”

O médico é discípulo de Sid Watkins, que coordenou a equipe médica da F-1 por quase 30 anos e morreu recentemente. “Trabalhei por 16 anos com Sid Watkins e aprendi muito com ele. Era um professor incrível. Tudo o que sei, devo a ele.”

Sua história no automobilismo é de longa data. O norte-americano reside na Bélgica, em Spa, onde começou a trabalhar no esporte. “Trabalhava no seu circuito caseiro, que é Spa, porque vivo bem perto do circuito. Então trabalhava no circuito a cada 15 dias em qualquer tipo de corrida de 1990 e 1997.”

Os piores momentos sempre são quando alguém se machuca. “Tivemos um comissário que morreu em Monza, foi muito tráfico. Sempre quando há um acidente você espera que os caras estejam bem, é sempre um pouco difícil.”

Duas das batidas mais graves atendidas pelo médico foram com brasileiros. Luciano Burti, em 2002, em Spa-Francorchamps, e Felipe Massa, sete anos depois, no GP da Hungria. “Ambos foram acidentes muito ruins. Quando chegamos, tanto no carro de Luciano, quanto no de Felipe, fiquei um pouco preocupado e pensei ‘eles precisam melhorar rapidamente agora, eles precisam começar a acordar’ e isso aconteceu com ambos, então fico feliz.”

O médico revela que, logo que chegou no atendimento a Massa e viu o estrago no capacete do brasileiro e sua lesão na cabeça, não entendeu como aquilo havia ocorrido. “Foi uma imagem aterrorizante. Não dava para entender o que tinha acontecido, mas sabia que a lesão é muito grave. Só fizemos o que tínhamos de fazer.”

Agora, porém, essas preocupações são passado. Hartstein disse que deverá voltar à vida “normal” e sentirá faltas do agito da Fórmula 1. “Vou para casa, voltar a trabalhar um pouco no hospital, relaxar e depois veremos. Viajei muito, me diverti muito e fiz amigos ao redor do mundo. Foi um grande privilégio trabalhar aqui.”

Artigo anterior Com título ou não, Alonso se diz orgulhoso de seu melhor ano na F-1
Próximo artigo Button mantém domínio da McLaren; Vettel é segundo, Alonso é oitavo

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros