Recomendado para você

Barrichello fala sobre chegada da Audi a F1, conexão com Senna e conselhos a Bortoleto

Barrichello fala sobre chegada da Audi a F1, conexão com Senna e conselhos a Bortoleto

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
Barrichello fala sobre chegada da Audi a F1, conexão com Senna e conselhos a Bortoleto
Audi do Brasil anuncia Rubens Barrichello como novo embaixador

Audi do Brasil anuncia Rubens Barrichello como novo embaixador

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
Audi do Brasil anuncia Rubens Barrichello como novo embaixador
MotoGP tira nomenclatura de "satélite" de equipes clientes em novo passo 'estilo F1'

MotoGP tira nomenclatura de "satélite" de equipes clientes em novo passo 'estilo F1'

MotoGP
MotoGP
MotoGP tira nomenclatura de "satélite" de equipes clientes em novo passo 'estilo F1'
F1: Sainz dá detalhes sobre motor Mercedes para 2026

F1: Sainz dá detalhes sobre motor Mercedes para 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Sainz dá detalhes sobre motor Mercedes para 2026
Equipe de Herta na F2 deve ser anunciada no GP dos EUA; saiba qual

Equipe de Herta na F2 deve ser anunciada no GP dos EUA; saiba qual

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
Equipe de Herta na F2 deve ser anunciada no GP dos EUA; saiba qual
Confira o que acontece com os prêmios da pole position da F1

Confira o que acontece com os prêmios da pole position da F1

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
Confira o que acontece com os prêmios da pole position da F1
F1: Red Bull negou oferta bilionária para vender equipe 'irmã'; saiba detalhes

F1: Red Bull negou oferta bilionária para vender equipe 'irmã'; saiba detalhes

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Red Bull negou oferta bilionária para vender equipe 'irmã'; saiba detalhes
F1 - 'Meu compromisso com os tifosi é pessoal', diz presidente da Ferrari

F1 - 'Meu compromisso com os tifosi é pessoal', diz presidente da Ferrari

Fórmula 1
Fórmula 1
F1 - 'Meu compromisso com os tifosi é pessoal', diz presidente da Ferrari
Últimas notícias

Mercedes fala em motor "com esteroides" para 2014

Fornecedora explica como será novo propulsor da Fórmula 1: "Meta é ter mesma potência gastando 30% menos combustível"

A Mercedes divulgou um guia que responde dúvidas a respeito dos novos motores que a Fórmula 1 vai adotar a partir de 2014. A fornecedora destacou a importância da eficiência do novo projeto e aposta que os pilotos terão mais dificuldades em lidar com o torque extra dos V6 turbo.

“As regras especificam um máximo de 100km de combustível por corrida – hoje em dia, ainda que o número não esteja no regulamento, são usados cerca de 150kg. Isso significa que teremos um terço a menos de combustível para completar a mesma distância – e queremos fazer isso com a mesma velocidade. Então precisamos de um sistema de transmissão que seja 30% mais eficiente em termos de energia. A meta é atingir os mesmos 750hp com 30% menos combustível.”

Na verdade, falar em motor é equivocado de acordo com as novas regras, que propõem uma “Unidade de Potência”, algo desenhado para integrar o motor em si aos sistemas híbridos que permitirão toda essa economia de energia. Hoje em dia, o sistema de recuperação de energia cinética, o KERS, foi desenhado após o desenvolvimento do motor V8. O que se busca é uma integração maior, visando aumentar a eficiência do conjunto.

“O que chamamos de ICE é o motor tradicional, com 1,6l de capacidade, turbo e com injeção direta de combustível em uma pressão de até 100bar. Enquanto os motores atuais são limitados a 18.000rpm, o ICE não pode passar de 15.000 rpm a partir de 2014. Já o ERS e um KERS com esteroides não apenas tira e recoloca a energia no eixo traseiro, mas também consegue fazer isso com o turbo. Poderemos gerar o dobro de energia – 161hp, comparando com os 80,5hp de hoje.”

Em relação à pilotagem, a expectativa é de que os novos motores gerem mais dificuldades para os pilotos. “Primeiramente, o motor vai produzir muito mais torque do que o V8 atual e terá uma banda de potência maior. Isso significa que a aderência será limitada na saída de curva. Isso vai valorizar os pilotos mais inteligentes – o caminho mais rápido para terminar uma corrida não será sempre o mais simples e os pilotos mais brilhantes provavelmente se adaptarão mais rapidamente aos novos desafios”, espera a Mercedes.

Artigo anterior Warwick reclama de falta de incentivo público ao automobilismo
Próximo artigo Marussia quebra contrato de Glock e abre nova vaga na F-1

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros