Mercedes permitiu estratégias diferentes de Hamilton e Bottas em Silverstone
Chefe da equipe não tinha certeza se uma parada seria suficiente e aceitou pedido dos pilotos para obter mais dados
A Mercedes autorizou seus pilotos a seguirem estratégias diferentes no GP da Grã-Bretanha de Fórmula 1. Piloto da casa, Lewis Hamilton deu sorte, parou na hora em que o safety car foi acionado e acabou vencendo com apenas uma parada, aproximando-se do recorde de triunfos de Schumacher (veja no fim desta matéria). Já Valtteri Bottas optou por duas paradas e foi superado após largar na pole. A equipe vai verificar se não “favoreceu inconscientemente” o pentacampeão.
Leia também:
Segundo colocado na prova deste domingo, Bottas pensava que fazer apenas uma parada estava “fora de questão”. Mais tarde, Hamilton admitiu que ele também não tinha certeza de que conseguiria aguentar com os pneus duros até o fim da corrida.
O chefe da equipe, Toto Wolff, disse que a estratégia foi resultado de uma discussão liderada pelos pilotos durante reunião realizada antes da prova. Ele disse que ambos apresentaram um “argumento justo” para não seguirem a mesma estratégia.
Perguntado pelo Motorsport.com sobre as estratégias diferentes, Wolff disse: “Na discussão que tivemos com eles pela manhã, foi dito que se colocássemos os dois na mesma estratégia, a corrida teria terminado depois da primeira curva ou primeira volta”.
“Nós sentimos que aceitar a sugestão deles nos forneceria uma corrida interessante. Isso se sobrepõe a muitos argumentos", disse Wolff. "Também nos forneceu mais experiências e mais dados para analisarmos e vermos se vamos fazer algo assim no futuro”.
Ao contrário de Ferrari e Red Bull, que optaram por aproveitar o safety car para fazer uma segunda troca e colocar os pneus duros para ir até o fim da corrida, a Mercedes decidiu não fazer o mesmo com Bottas.
Isso forçou o finlandês a parar mais tarde para fazer a troca obrigatória de pneus para usar um composto diferente do que usou nos dois primeiros stints, já que largou de médios e os manteve na primeira parada. Wolff expôs dois argumentos contra o uso dos pneus duros durante a prova.
“Nós ainda não estávamos convencidos de que um único pit stop fosse suficiente, então nós dividimos nossas estratégias”, disse o chefe da Mercedes. “O outro ponto é que acredito que teríamos retornado atrás de Vettel, porque ele estava próximo de Bottas, se não estou enganado”.
Entretanto, Vettel também parou quando o safety car estava na pista, mas Wolff disse que não tinha como saber que isso aconteceria. “Eu acho que a decisão de não parar o Bottas foi correta, mas o que precisamos dizer é que ele pilotou de forma esplêndida. Ele também merecia ter vencido. Ambos mereciam a vitória. A estratégia e o safety car ficaram no caminho de Valtteri e isso é apenas falta de sorte”.
HAMILTON SEGUE A PERSEGUIÇÃO AO RECORDE DE SCHUMACHER
We want your opinion!
What would you like to see on Motorsport.com?
Take our 5 minute survey.- The Motorsport.com Team
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Chefe da Honda na F1 compara Verstappen a Senna: "Impressionante"
Ferrari: "Fizemos sacrifícios para equipes menores ganharem mais dinheiro"
Honda: Atingir metas foi crucial para ganhar confiança da Red Bull
Há 15 anos, Vettel conquistava o primeiro título na F1 no emocionante GP de Abu Dhabi de 2010
F1 - Schumacher: 'Ferrari deve pagar multa e rescindir contrato de Hamilton'
ANÁLISE: Elkann atira contra Hamilton e Leclerc, mas culpa da crise da Ferrari na F1 é mesmo dos pilotos?
F1: Verstappen aponta momento em que perdeu o título de 2025
F1: Por que melhores resultados de Antonelli foram em pistas desconhecidas por ele
F1 - Antonelli brinca sobre perseguição de Verstappen: "Eu não vi o vi chegando!"
Últimas notícias
Fraga segue na ponta: confira a classificação da Stock Car após a etapa noturna de Cuiabá
ESPN transmite a estreia de Diogo Moreira na MotoGP; confira horários do teste de pós-temporada em Valência
VÍDEO: F1 faz parceria com Fortnite e lança itens das equipes; veja trailer
CEO da McLaren queria Valentino Rossi na Indy 500, diz jornalista
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.
Você tem 2 opções:
- Torne-se um assinante.
- Desabilite seu adblocker.