Mercedes volta a usar design de asa traseira serrilhada em Baku
Equipe alemã reintroduz solução aerodinâmica utilizada pela última vez na temporada 2016, em que Nico Rosberg foi campeão mundial
A Mercedes ressuscitou o design serrilhado de sua asa traseira para o GP do Azerbaijão da Fórmula 1 deste fim de semana, trazendo de volta uma ideia que foi utilizada pela última vez na temporada 2016, vencida pela equipe alemã e por Nico Rosberg.
Como mostra a fotografia exclusiva de Giorgio Piola acima, a ranhura principal do spoiler traseiro do W10 apareceu no pitlane de Baku com pequenas serrilhas no bordo de fuga. É um conceito que a Mercedes experimentou pela primeira vez em 2015, antes de desenvolvê-lo ainda mais para a temporada seguinte, após adaptações. Veja ilustração de Piola abaixo:
Mercedes W07 serrated main flap rear wing (yellow inserts)
Photo by: Giorgio Piola
Os benefícios da borda serrilhada são muitos. Ao fazer a asa trabalhar mais, eles permitem um ângulo de ataque mais íngreme antes da separação do fluxo de ar. Ao mesmo tempo, a extensão da superfície parece melhorada, reduzindo o arrasto. Além disso, o design serrilhado ajuda a ‘reenergizar’ o fluxo de ar, fazendo com que a asa tenha um desempenho mais consistente quando o DRS (sistema de redução arrasto) é ativado.
Eles também podem ajudar a redirecionar o fluxo de ar mais rapidamente quando o DRS é fechado, algo que é muito importante em uma pista como Baku, que alterna retas longas com curvas muito fechadas.
No GP do Azerbaijão do ano passado, a Mercedes colocou uma fita serrilhada na asa traseira durante os treinos para testar o efeito que teria na pista. A equipe acabou não utilizando a solução. No entanto, parece que os resultados de seus testes em 2019 foram positivos o suficiente para que se comprometam com um projeto personalizado desta vez. A Mercedes também reduziu sua asa T para apenas um único elemento, diminuindo ainda mais o arrasto.
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