Fórmula 1 GP da Arábia Saudita

Mesmo interessada, Porsche desiste de planos de entrar na F1 em 2026

Reportagem publicada pelo portal The Race afirma que montadora focará em seus programas já existentes no esporte a motor

Porsche logo

Fim da linha? A Porsche teria oficialmente desistido de entrar na Fórmula 1 em 2026 após encerrar sua "avaliação formal" do programa na categoria, mesmo com o Mundial ainda sendo de interesse da montadora alemã.

A informação foi publicada nesta quarta-feira pelo portal britânico The Race, afirmando que, pelo menos a médio prazo, a Porsche não veria uma oportunidade ideal de entrar na F1.

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A entrada na categoria era algo de interesse da Porsche há anos, e a montadora, que faz parte do Grupo Volkswagen, via a mudança no regulamento de motores de 2026 como a oportunidade ideal, já que colocaria todas as marcas em pé de igualdade no desenvolvimento de uma tecnologia nova, mais barata e focada na eletrificação e sustentabilidade.

As mudanças propostas pela F1 foram tão prolíficas que atraíram ainda a atenção da irmã da Porsche, a Audi, que confirmou sua entrada no ano passado, primeiro como fornecedora de motores e, posteriormente, como equipe, adquirindo parte das ações da Sauber, que romperá sua parceria com a Alfa Romeo no fim de 2023.

Segundo o The Race, o foco da Porsche para os próximos anos seguirá nos programas que a marca já possui, Fórmula E e um ataque conjunto no Mundial de Endurance (WEC) e na IMSA.

Ao longo dos últimos 18 meses, havia uma expectativa grande sobre a confirmação da entrada da Porsche na F1. A montadora teve negociações avançadas com a Red Bull, chegando inclusive a submeter documentos a autoridades antitruste ao redor do mundo pela aquisição de parte das ações da equipe.

Mas na reta final o acordo acabou caindo por terra, com a Red Bull preocupada com a perda de sua independência operacional após a chegada da montadora. No início de 2023, o time austríaco confirmou a parceria com a Ford para o desenvolvimento de motores na Red Bull Ford Powertrains.

Com o fim das negociações com a Red Bull, a Porsche seguiu buscando uma forma de entrada na categoria, com a McLaren confirmando que chegou a iniciar conversas com a marca, que não avançaram pelo fato da montadora buscar uma compra significativa ou até mesmo total das ações de uma equipe.

Mesmo com o fim das negociações com equipes já existentes, a Porsche ainda tinha a opção de montar uma operação nova, aproveitando o edital lançado pela FIA para a abertura de duas vagas no grid da F1 para 2025/2026. Mas a montadora deixava claro que iniciar algo do zero não era de seu interesse.

Com isso, a FIA confirmou recentemente a lista de montadoras credenciadas para fornecer motores na F1 a partir de 2026: Ferrari, Mercedes, Red Bull Ford Powertrains, Honda, Audi e Alpine.

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