Últimas notícias
Fórmula 1 GP da Malásia

Monisha garante que mensagem no rádio não foi jogo de equipe

Em entrevista exclusiva, chefe da Sauber diz que o time quis evitar que Perez corresse riscos: "Ele não tem muita experiência"

Perez comemora segundo lugar com sua equipe

Mais do que um segundo lugar no GP da Malásia, Sergio Perez levou a Sauber a uma posição muito próxima de conquistar a primeira vitória como equipe independente – o time venceu um GP com Robert Kubica quando era controlado pela BMW – até dar uma escapada a seis voltas para o final, quando estava a cerca de 1s do líder Fernando Alonso.

A saída de pista ocorreu logo depois do mexicano receber a mensagem da equipe via rádio de que eles “precisavam da posição”, referindo-se ao segundo lugar. O fato da Sauber ser cliente da Ferrari, que lhe fornece câmbio, transmissão e motores, levantou suspeitas sobre um jogo de equipe velado.

Em entrevista exclusiva para o TotalRace em Sepang, a chefe da equipe Sauber, Monisha Kaltenborn, garantiu que a mensagem para Perez visava apenas evitar que o piloto de 22 anos, que faz sua segunda temporada na F-1, arriscasse perder o primeiro pódio da carreira.

“Ele é um piloto fantástico, mas é claro que ele não tem muita experiência, então você tem de encontrar o equilíbrio correto porque sabemos como ele é, sabemos o que um piloto procura. Então tínhamos de nos assegurar que levaríamos [a segunda posição] para casa.”

Perguntada sobre os rumores vindos da imprensa italiana, de que o mexicano pode substituir Felipe Massa no time de Maranello mesmo antes do final da temporada, Monisha afirmou que está segura de que o piloto completará a temporada na equipe suíça. “Não tenho motivos para não estar confiante.”

A dirigente indiana se disse particularmente feliz pelo resultado pelo fato de que mostra que a equipe, que já havia pontuado com ambos os pilotos na prova de abertura da temporada, na Austrália, está no caminho certo.

“Estou muito feliz pelo que conquistamos, porque é algo muito grande para a equipe e nos dá confiança e a certeza de que a maneira como estamos trabalhando é o caminho certo. Acho que não é um momento em que você tem de pensar no que poderia ter sido. Estamos felizes com o que temos e vamos ver o que mais vem pela frente.”

“É um momento fantástico. Começamos o final de semana com alguns problemas e a equipe trabalhou muito duro porque tínhamos confiança em nosso carro e devo dizer que Sergio teve uma performance excelente. Tudo funcionou, a equipe preparou tudo muito bem e foi uma corrida fantástica.”

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Com chuva torrencial, equipes do fundo apareceram mais. HRT que o diga
Próximo artigo Perez: "Tenho consciência de que tenho talento para fazer grandes coisas"

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil