Últimas notícias

Não faz sentido ter mais fornecedores de pneus, diz Pirelli

Diretor da empresa lembra de Indianápolis 2005 e diz que guerra entre fabricantes é ruim para o esporte e desperdício de dinheiro

Para Hembery guerra de pneus é desperdício

 

Segundo o diretor esportivo da Pirelli, Paul Hembery, a fornecedora de pneus provavelmente sairia da F1 caso outra marca entrasse na categoria nos próximos anos. De acordo com Hembery, uma guerra de fornecedores provoca muito gasto e pouco retorno, além de prejudicar a própria competição, do ponto de vista esportivo.

“Nós trabalhamos para o esporte e o esporte tem que decidir o que quer. Se querem uma procissão, como era no início da década passada, quando o público desapareceu, isso não é da nossa alçada”, argumentou o diretor. “Se as regras mudarem, nós vamos ter de repensar se continuamos ou não. Nem as equipes são interessadas em ter uma guerra de fornecedores”, completou.

Para Hembery, uma disputa entre fornecedores é desperdício de dinheiro. “Temos de saber exatamente quais seriam as regras. Se significasse gastar 100 milhões de euros pra ir meio segundo mais rápido e não ter nem como provar que é o melhor pneu, não vale a pena”, definiu. Para ilustrar sua posição, Hembery citou o GP de Indianápolis de 2005, quando no auge da guerra entre Michelin e Bridgestone, apenas seis carros disputaram a corrida, já que os times equipados pela Michelin apresentaram um problema na curva 13. “Aquilo foi a última conseqüência de um guerra de pneus. As empresas acabam indo além das fronteiras de segurança, que é onde se consegue um pouco mais desempenho. Isso acaba não sendo bom para os fabricantes e nem para o esporte”, explicou.

A Pirelli é a única fornecedora de pneus para a F1 desde 2011, quando substituiu a Bridgestone.

In this article
Guilherme Carvalho
Fórmula 1
Be the first to know and subscribe for real-time news email updates on these topics

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Gillan elogia corrida de Bruno: "a melhor dele na Williams"
Próximo artigo Hamilton espera que vitória na Hungria seja "virada"

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros