Sebastian Vettel conquistou neste sábado mais uma pole nesta temporada na F-1. No GP da Europa, disputado nas ruas de Valência, na Espanha (terra de Fernando Alonso), o alemão obteve a sétima pole em oito corridas.
A performance do carro da Red Bull se mostrou impecável mesmo com as modificações já feitas no mapeamento do motor, e o atual campeão foi o único a baixar da marca de 1min37s sem fazer muito esforço na fase final.
Vettel cravou 1min36s974 e viu seu rival mais próximo, o parceiro Mark Webber, fazer com muito sacrifício uma marca quase dois décimos mais lenta, formando, assim, uma primeira fila toda da Red Bull.
As rivais mais próximas completam o "top 6", se alternando nas duas filas seguintes: Lewis Hamilton (McLaren) é o terceiro, seguido das Ferraris de Fernando Alonso e Felipe Massa, com Jenson Button na "escolta".
Já a Mercedes dominou a quarta fila, com Nico Rosberg e Michael Schumacher separados por 0s009, enquanto Nick Heidfeld (Renault) e Adrian Sutil (Force India), fecharam a lista dos dez primeiros sem andar no Q3, com o claro objetivo de poupar pneus para a corrida.
O outro brasileiro, Rubens Barrichello, ficou a quatro décimos da fase final e larga em 13º, abrindo a sétima fila com o carro da Williams.
Como foi o treino
A primeira sessão viu Massa fazer o primeiro tempo com o tempo de 1min38s4, com Barrichello em nono e Alguersuari novamente eliminado na primeira fase da tomada de tempos.
Já o Q2 foi marcado com o tempo de Vettel, que cravou 1min37s3, e teve Petrov tirado do Q3 pela Force India de Sutil. Barrichello foi eliminado na segunda fase ao marcar o 13º tempo; enquanto Massa se classificou em oitavo.
A fase final viu Vettel pular na frente logo no começo com um tempo voador de 1min36s9. Por lá ele se manteve, com seu rival mais próximo, Webber, ficando a cerca de dois décimos de distância, após fazer sua volta no fim. Dois pilotos não participaram do Q3, Heidfeld e Sutil.
O GP da Europa de F-1 está marcado para às 9h (de Brasília), com transmissão ao vivo da Rede Globo e das rádios Jovem Pan, Bandeirantes, Globo, CBN e Estadão/ESPN.
Grid de largada