Últimas notícias

Nelsinho Piquet questiona Bolsonaro sobre nome de autódromo no Rio

Presidente disse que nova pista se chamará Ayrton Senna, mas filho de Nelson Piquet, que dava nome ao circuito de Jacarepaguá, pergunta: "Senna foi o único campeão mundial do Brasil?"

Nelson Piquet Jr., Panasonic Jaguar Racing

Nesta quarta-feira, o presidente Jair Bolsonaro (PSL) firmou compromisso com o governador do Rio de Janeiro Wilson Witzel (PSC) e o prefeito da capital Marcelo Crivella (PRB) para a construção de um novo autódromo com o objetivo de receber a Fórmula 1 e a MotoGP nos próximos anos. Segundo Bolsonaro, a nova pista se chamará Ayrton Senna, mas a notícia desagradou Nelsinho Piquet, filho do tricampeão da F1 Nelson Piquet, que dava nome ao antigo circuito de Jacarepaguá. "Senna foi o único campeão mundial do Brasil?", tuitou Nelsinho, em resposta ao presidente. (Veja abaixo galeria com fotos exclusivas das vitórias brasileiras na Fórmula 1). 

Leia também:


O ex-piloto da Renault na F1, campeão da temporada inaugural da Fórmula E e atualmente na Stock Car, continuou: "Não entendi essa...". Nelsinho disse que é um "espetáculo que o Rio voltará a ter um autódromo, mas por que mudar o nome que tinha na pista do Jacarepaguá? Não vejo o porquê disso". Confira a postagem do filho de Nelson Piquet:

 

Além da polêmica em relação ao nome do novo autódromo, que será construído na região de Deodoro, ainda não se sabe se a capital fluminense de fato poderá receber a categoria máxima do automobilismo a partir do próximo ano. A promessa foi feita por Bolsonaro no anúncio feito na quarta ao lado de Witzel e Crivella, mas o circuito de Interlagos, em São Paulo, tem contrato com a F1 até 2020.

Relembre quantas vitórias possuem os brasileiros na F1, com fotos exclusivas:

A primeira vitória brasileira na F1 foi com Emerson Fittipaldi, no GP dos EUA, em Watkins Glen.
Ele voltaria a vencer em 1972 por cinco vezes (Espanha, Bélgica, Grã-Bretanha, Áustria e Itália)
Em 1973 Emerson venceu na Argentina, no Brasil (foto) e Espanha.
Em 1974, Fittipaldi  voltaria a vencer no Brasil, na Bélgica e Canadá. Em 1975, ele triunfou na Argentina e Grã-Bretanha, fechando seu ciclo.
Carlos Pace venceu uma vez em sua carreira  na Fórmula 1, no GP do Brasil de 1975.
Além de Pace, que conquistou sua primeira vitória na carreira, Emerson Fittipaldi chegou em segundo, seguido de Jochen Mass, que conquistava pódio inédito.
Nelson Piquet venceu pela primeira vez no GP de Long Beach, em 1980.  Naquele ano ele também triunfou na Holanda e Itália. No seguinte, triunfou na Argentina, San Marino e Alemanha.
Em 1982, Piquet venceu apenas no Canadá. No ano seguinte, ele ganhou no Brasil (foto), Itália e no GP da Europa disputado em Brands Hatch.
Em 1984, Piquet venceu no Canadá (foto) e Detroit. Em 1985 apenas na França. Em 1986, ele ganhou no Brasil, Alemanha, Hungria e Itália. Os mesmos países em que levou a melhor no ano seguinte, exceto Brasil.
Piquet voltaria a vencer apenas em 1990, no Japão e Austrália. O último triunfo do tricampeão foi no Canadá em 1991 (foto).
A primeira vitória de Ayrton Senna fpi no GP de Portugal de 1985 (foto). Naquele ano ele ainda venceu na Bélgica. Em 1986 ele ganhou na Espanha e em Detroit.
Ele voltaria a vencer na capital automotiva dos EUA em 1987, junto com sua primeira de Mônaco.
Em 1988, a consagração: triunfos em San Marino, Canadá, Detroit, Grã-Bretanha, Alemanha, Hungria, Bélgica e Japão (foto), local do primeiro título. Em 1989 mais seis vitórias: San Marino, Mônaco, México, Alemanha, Bélgica e Espanha.
Em 1990, mais seis: EUA, Mônaco, Canadá, Alemanha, Bélgica e Itália. No ano do tri, em 1991, Estados Unidos, Brasil (foto), San Marino, Mônaco, Hungria, Bélgica e Austrália.
Em 1992 mais três: Hungria, Mônaco e Itália. No ano seguinte, as últimas vitórias da carreira, no Brasil, no GP da Europa (Donington Park), Mônaco, Japão e Austrália.
Rubens Barrichello venceu a primeira no GP da Alemanha em 2000, após sete anos sem ter um brasileiro no lugar mais alto do pódio.
Ele voltaria a vencer em 2002 no GP da Europa (Nurburgring), Hungria, Itália e Estados Unidos. Em 2003 triunfou na Grã-Bretanha e Japão. No ano seguinte ele ganhou na Itália e na China.
Fora da Ferrari, Barrichello voltou a ganhar pela Brawn GP em 2009, no GP da Europa em Valência...
E na Itália, a última vitória de um brasileiro na Fórmula 1.
A primeira vitória de Felipe Massa na F1 foi na Turquia, em 2006. No mesmo ano, ele ganharia pela primeira vez no Brasil...
... com macacão verde e amarelo pela Ferrari. Em 2007, Massa venceu no Bahrein, na Espanha e Turquia. No ano seguinte, novas vitórias no Bahrein e Turquia, além da França, GP da Europa (Valência), Bélgica e...
Brasil, prova em que esteva muito perto do título mundial. Este também foi o último  triunfo de sua carreira.
22

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Bottas supera Vettel e lidera primeiro treino da F1 na Espanha
Próximo artigo Bottas volta a dominar e é o mais rápido do dia na Espanha

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil