Recomendado para você

NASCAR Brasil: Rubens e Dudu Barrichello dividirão carro na final em Interlagos

NASCAR Brasil: Rubens e Dudu Barrichello dividirão carro na final em Interlagos

NASCAR Brasil
NASCAR Brasil
Interlagos II
NASCAR Brasil: Rubens e Dudu Barrichello dividirão carro na final em Interlagos
F1: "Não precisa de um doutorado pra entender a estratégia certa", critica Ralf Schumacher sobre decisão da McLaren

F1: "Não precisa de um doutorado pra entender a estratégia certa", critica Ralf Schumacher sobre decisão da McLaren

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do Catar
F1: "Não precisa de um doutorado pra entender a estratégia certa", critica Ralf Schumacher sobre decisão da McLaren
F1: Em fim de semana complicado no Catar, pilotos da Ferrari 'se divertem' com matemática do título

F1: Em fim de semana complicado no Catar, pilotos da Ferrari 'se divertem' com matemática do título

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do Catar
F1: Em fim de semana complicado no Catar, pilotos da Ferrari 'se divertem' com matemática do título
F1: "McLaren tem medo de tomar decisões", indica Montoya sobre estratégia do Catar

F1: "McLaren tem medo de tomar decisões", indica Montoya sobre estratégia do Catar

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do Catar
F1: "McLaren tem medo de tomar decisões", indica Montoya sobre estratégia do Catar
ePrix de São Paulo de Fórmula E: Confira horários e como ver a etapa brasileira, com Di Grassi e Drugovich

ePrix de São Paulo de Fórmula E: Confira horários e como ver a etapa brasileira, com Di Grassi e Drugovich

Fórmula E
Fórmula E
Sao Paulo ePrix
ePrix de São Paulo de Fórmula E: Confira horários e como ver a etapa brasileira, com Di Grassi e Drugovich
GP do Abu Dhabi de F1: Confira horários e como assistir à grande final da temporada 2025, com F2

GP do Abu Dhabi de F1: Confira horários e como assistir à grande final da temporada 2025, com F2

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Abu Dhabi
GP do Abu Dhabi de F1: Confira horários e como assistir à grande final da temporada 2025, com F2
F1: Vasseur indica interesse em Rafa Câmara no futuro da Ferrari

F1: Vasseur indica interesse em Rafa Câmara no futuro da Ferrari

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do Catar
F1: Vasseur indica interesse em Rafa Câmara no futuro da Ferrari
Stock Car: Bruno Baptista passa por cirurgia em SP e comenta segurança dos carros da categoria

Stock Car: Bruno Baptista passa por cirurgia em SP e comenta segurança dos carros da categoria

Stock Car
Stock Car
Brasília
Stock Car: Bruno Baptista passa por cirurgia em SP e comenta segurança dos carros da categoria
Últimas notícias

Newey diz que morte de Senna o fez perder o cabelo

Dirigente se manifesta pela primeira vez sobre o acidente fatal do brasileiro e aponta suposto furo de pneu como causa principal

Ayrton Senna durante o GP de San Marino de 1994

Em uma longa entrevista ao jornal inglês "The Guardian", Adrian Newey se manifestou pela primeira vez sobre o acidente de Ayrton Senna. O "mago" dos projetistas já criou carros lendários, mas, em contrapartida, foi o responsável por desenhar a máquina que matou um dos maiores nomes do esporte.

Depois de 17 anos de silêncio, Newey, hoje na Red Bull, foi acusado à época, ao lado de Patrick Head e Frank Williams, de homicídio casual, e relembrou as semanas negras que se seguiram ao acidente. Semanas essas que, segundo suas palavras, o fizeram ficar careca.
 
"O pouco cabelo que tinha caiu após o acidente. Então, isso me mudou fisicamente. Foi terrível. Tanto Patrick Head quanto eu nos perguntamos separadamente se valia a pena continuar nas corridas. Queremos estar envolvidos em um esporte no qual as pessoas podem morrer a bordo de algo que nós criamos? Secundariamente, o acidente foi causado por algo que quebrou ou por um desenho negligente? Aí, começou a perícia."
 
"O processo judicial foi um aborrecimento deprimente, uma pressão extra, mas não fez diferença no meu questionamento sobre continuar na F-1", comenta Newey, que passou por cima do acidente e faturou diversos títulos com a própria Williams, além de McLaren e Red Bull. Mas aquela época não foi fácil.
 
"Foi incrivelmente difícil para toda a equipe. Lembro-me do dia após a corrida, que foi um feriado bancário, e alguns de nós tentamos analisar os dados para ver o que aconteceu. Foi uma semana negra. A verdade é que ninguém saberá ao certo o que aconteceu. Há dúvidas sobre a coluna de direção e a grande questão é se ela falhou ou causou o acidente. Contudo, todas as evidências sugerem que o carro não saiu da pista por conta de um problema de coluna de direção."
 
"Se você olhar as imagens das câmeras, especialmente de Michael Schumacher, o carro não saiu de frente. Ele saiu de traseira, o que não é consistente com uma falha na coluna de direção. A traseira do carro saiu e todos os dados apontam para isso. Ayrton reduziu a aceleração para 50%, o que é o correto para corrigir isso e, meio segundo depois, pisou forte nos freios. A pergunta é: por que a traseira saiu? Isso deixa a impressão de que o pneu traseiro direito furou por conta dos detritos na pista. Se escolhesse alguma causa, seria essa."
 
Por fim, Newey admitiu que não viu o filme sobre Senna: "Não será uma coisa fácil para fazer."
Artigo anterior Vettel e Webber apostam em novo domínio na Espanha
Próximo artigo Confiança é a palavra de ordem entre piores equipes do campeonato

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros