Recomendado para você

F1 - Aston Martin ousa e anuncia dois novatos para o TL1 em Abu Dhabi: Cian Shields e Jak Crawford

F1 - Aston Martin ousa e anuncia dois novatos para o TL1 em Abu Dhabi: Cian Shields e Jak Crawford

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do Catar
F1 - Aston Martin ousa e anuncia dois novatos para o TL1 em Abu Dhabi: Cian Shields e Jak Crawford
Indy: Sting Ray Robb renova com Juncos Racing para temporada 2026

Indy: Sting Ray Robb renova com Juncos Racing para temporada 2026

Indy
Indy
Indy: Sting Ray Robb renova com Juncos Racing para temporada 2026
GUIA: Fórmula E abre temporada 2025-26 em São Paulo com dois brasileiros no ano de despedida do Gen3

GUIA: Fórmula E abre temporada 2025-26 em São Paulo com dois brasileiros no ano de despedida do Gen3

Fórmula E
Fórmula E
Sao Paulo ePrix
GUIA: Fórmula E abre temporada 2025-26 em São Paulo com dois brasileiros no ano de despedida do Gen3
NASCAR Brasil: Confira horários e como assistir à etapa final da temporada 2025, em Interlagos

NASCAR Brasil: Confira horários e como assistir à etapa final da temporada 2025, em Interlagos

NASCAR Brasil
NASCAR Brasil
Interlagos II
NASCAR Brasil: Confira horários e como assistir à etapa final da temporada 2025, em Interlagos
Japão 1989, Abu Dhabi 2021 e mais: Decisões mais polêmicas da história da F1

Japão 1989, Abu Dhabi 2021 e mais: Decisões mais polêmicas da história da F1

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Abu Dhabi
Japão 1989, Abu Dhabi 2021 e mais: Decisões mais polêmicas da história da F1
NASCAR Brasil: Final da Special Edition coloca pilotos em duelo direto

NASCAR Brasil: Final da Special Edition coloca pilotos em duelo direto

NASCAR Brasil
NASCAR Brasil
Interlagos II
NASCAR Brasil: Final da Special Edition coloca pilotos em duelo direto
F1: Após 'rebaixamento', Tsunoda é elogiado por chefe da Red Bull

F1: Após 'rebaixamento', Tsunoda é elogiado por chefe da Red Bull

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Após 'rebaixamento', Tsunoda é elogiado por chefe da Red Bull
F1: Alpine confirma data de lançamento do carro para temporada 2026

F1: Alpine confirma data de lançamento do carro para temporada 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do Catar
F1: Alpine confirma data de lançamento do carro para temporada 2026
Últimas notícias

Newey reconhece que escapamento antigo faz falta à Red Bull

Com nova regra que restringe uso dos gases, o jeito é focar na asa dianteira e na confiabilidade, admite projetista

Considerado um dos grandes responsáveis pelo sucesso da Red Bull nos últimos anos, o projetista Adrian Newey, reconhece que sente falta dos efeitos aerodinâmicos do escapamento soprado no projeto do carro desta temporada.

Por força das novas regras, os gases do escapamento não poderão mais ser utilizados para fins aerodinâmicos, pois agora os carros têm obrigatoriamente apenas uma saída, localizada no centro, abaixo da asa traseira. Nos últimos anos, a Red Bull conseguiu “desviar” com sucesso esses gases para o assoalho, aumentando a pressão aerodinâmica dos carros.

“Perder o escapamento soprado significa que é mais difícil andar com o carro alto, como já tínhamos percebido no início de 2011, quando ele sofreu uma restrição”, lembrou o projetista. “Para resolver isso, tivemos que abaixar o carro e estudar como levantá-lo de novo. É uma pena que tenhamos perdido esse efeito novamente, mas é o mesmo para todos. Porém, é claro que conseguimos explorar isso mais do que os rivais, então é uma perda maior para nós.”

Newey reconheceu que a mudança nas regras é uma “perda significativa” para os tetracampeões mundiais. “A combinação das mudanças na asa dianteira e no bico e do escapamento causa uma grande perda de pressão aerodinâmica.”

Porém, o inglês terá outras prioridades antes de cuidar das questões aerodinâmicas do carro. Depois de um início turbulento para a pré-temporada da Red Bull, com 21 voltas dadas em quatro dias, o foco é tornar o carro confiável.

“Inicialmente, o mais importante será tornar os carros confiáveis. Toda essa questão do novo trem traseiro e das formas de controlar o consumo de combustível será a área inicial a ser explorada. Depois dessa fase, acho que vai voltar ao normal, com o foco no desenvolvimento aerodinâmico. É difícil dizer agora qual será a área prioritária para esse desenvolvimento, mas as restrições na asa dianteira fazem com que seja bem difícil canalizar o ar ali e isso é muito importante para a performance geral do carro.”

Artigo anterior Em evento de pesca, Ross Brawn anuncia aposentadoria da F1
Próximo artigo Ex-companheiro prevê faíscas na Ferrari: "Os dois querem ser o nº 1"

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros