Recomendado para você

F1: GP dos EUA renova contrato e Austin permanece no calendário até 2034

F1: GP dos EUA renova contrato e Austin permanece no calendário até 2034

Fórmula 1
Fórmula 1
GP dos Estados Unidos
F1: GP dos EUA renova contrato e Austin permanece no calendário até 2034
F1: Stella volta a negar favoritismo e afirma que "prioridade é garantir que campeão seja da McLaren"

F1: Stella volta a negar favoritismo e afirma que "prioridade é garantir que campeão seja da McLaren"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP dos Estados Unidos
F1: Stella volta a negar favoritismo e afirma que "prioridade é garantir que campeão seja da McLaren"
MotoGP - Bagnaia: "Eu caí porque não queria ser último de novo"

MotoGP - Bagnaia: "Eu caí porque não queria ser último de novo"

MotoGP
MotoGP
GP da Austrália
MotoGP - Bagnaia: "Eu caí porque não queria ser último de novo"
F1: Chefe da McLaren explica dificuldades de Piastri no fim de semana dos EUA

F1: Chefe da McLaren explica dificuldades de Piastri no fim de semana dos EUA

Fórmula 1
Fórmula 1
GP dos Estados Unidos
F1: Chefe da McLaren explica dificuldades de Piastri no fim de semana dos EUA
F1 - Bearman comenta lance com Antonelli e punição da sprint: "Achei que seria suspenso"

F1 - Bearman comenta lance com Antonelli e punição da sprint: "Achei que seria suspenso"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP dos Estados Unidos
F1 - Bearman comenta lance com Antonelli e punição da sprint: "Achei que seria suspenso"
F1: Próximo ao GP de São Paulo, Hamilton cita Senna e revela ansiedade por volta ao Brasil, desta vez com a Ferrari

F1: Próximo ao GP de São Paulo, Hamilton cita Senna e revela ansiedade por volta ao Brasil, desta vez com a Ferrari

Fórmula 1
Fórmula 1
GP dos Estados Unidos
F1: Próximo ao GP de São Paulo, Hamilton cita Senna e revela ansiedade por volta ao Brasil, desta vez com a Ferrari
MotoGP: Confira tabela de classificação do campeonato após GP da Austrália

MotoGP: Confira tabela de classificação do campeonato após GP da Austrália

MotoGP
MotoGP
GP da Austrália
MotoGP: Confira tabela de classificação do campeonato após GP da Austrália
Moto2: Moreira fica muito próximo da liderança do campeonato após Austrália; veja tabela

Moto2: Moreira fica muito próximo da liderança do campeonato após Austrália; veja tabela

Moto2
Moto2
Phillip Island
Moto2: Moreira fica muito próximo da liderança do campeonato após Austrália; veja tabela
Últimas notícias

Newey reconhece que escapamento antigo faz falta à Red Bull

Com nova regra que restringe uso dos gases, o jeito é focar na asa dianteira e na confiabilidade, admite projetista

Considerado um dos grandes responsáveis pelo sucesso da Red Bull nos últimos anos, o projetista Adrian Newey, reconhece que sente falta dos efeitos aerodinâmicos do escapamento soprado no projeto do carro desta temporada.

Por força das novas regras, os gases do escapamento não poderão mais ser utilizados para fins aerodinâmicos, pois agora os carros têm obrigatoriamente apenas uma saída, localizada no centro, abaixo da asa traseira. Nos últimos anos, a Red Bull conseguiu “desviar” com sucesso esses gases para o assoalho, aumentando a pressão aerodinâmica dos carros.

“Perder o escapamento soprado significa que é mais difícil andar com o carro alto, como já tínhamos percebido no início de 2011, quando ele sofreu uma restrição”, lembrou o projetista. “Para resolver isso, tivemos que abaixar o carro e estudar como levantá-lo de novo. É uma pena que tenhamos perdido esse efeito novamente, mas é o mesmo para todos. Porém, é claro que conseguimos explorar isso mais do que os rivais, então é uma perda maior para nós.”

Newey reconheceu que a mudança nas regras é uma “perda significativa” para os tetracampeões mundiais. “A combinação das mudanças na asa dianteira e no bico e do escapamento causa uma grande perda de pressão aerodinâmica.”

Porém, o inglês terá outras prioridades antes de cuidar das questões aerodinâmicas do carro. Depois de um início turbulento para a pré-temporada da Red Bull, com 21 voltas dadas em quatro dias, o foco é tornar o carro confiável.

“Inicialmente, o mais importante será tornar os carros confiáveis. Toda essa questão do novo trem traseiro e das formas de controlar o consumo de combustível será a área inicial a ser explorada. Depois dessa fase, acho que vai voltar ao normal, com o foco no desenvolvimento aerodinâmico. É difícil dizer agora qual será a área prioritária para esse desenvolvimento, mas as restrições na asa dianteira fazem com que seja bem difícil canalizar o ar ali e isso é muito importante para a performance geral do carro.”

Artigo anterior Em evento de pesca, Ross Brawn anuncia aposentadoria da F1
Próximo artigo Ex-companheiro prevê faíscas na Ferrari: "Os dois querem ser o nº 1"

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros