Recomendado para você

F1: Em collab exclusiva, KitKat e Motorola se unem para celebrar o GP de São Paulo

F1: Em collab exclusiva, KitKat e Motorola se unem para celebrar o GP de São Paulo

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
F1: Em collab exclusiva, KitKat e Motorola se unem para celebrar o GP de São Paulo
F-E: Atual campeão, Rowland lidera último dia de testes em Valência; Drugovich é 17º e di Grassi 19º

F-E: Atual campeão, Rowland lidera último dia de testes em Valência; Drugovich é 17º e di Grassi 19º

Fórmula E
Fórmula E
Valencia Pre-Season Testing
F-E: Atual campeão, Rowland lidera último dia de testes em Valência; Drugovich é 17º e di Grassi 19º
NASCAR Brasil leva novo carro e debate o futuro do marketing esportivo

NASCAR Brasil leva novo carro e debate o futuro do marketing esportivo

NASCAR Brasil
NASCAR Brasil
NASCAR Brasil leva novo carro e debate o futuro do marketing esportivo
Ex-promessa da F1 confessa que matou o pai; entenda tragédia na Espanha

Ex-promessa da F1 confessa que matou o pai; entenda tragédia na Espanha

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
Ex-promessa da F1 confessa que matou o pai; entenda tragédia na Espanha
Byron, Briscoe, Hamlin e Larson: Veja raio-X da Grande Final da NASCAR Cup em 2025

Byron, Briscoe, Hamlin e Larson: Veja raio-X da Grande Final da NASCAR Cup em 2025

NASCAR Cup
NASCAR Cup
Phoenix II
Byron, Briscoe, Hamlin e Larson: Veja raio-X da Grande Final da NASCAR Cup em 2025
F1: "Entrava por um ouvido e saía pelo outro" - Russell revela como lidou com rumores de saída da Mercedes

F1: "Entrava por um ouvido e saía pelo outro" - Russell revela como lidou com rumores de saída da Mercedes

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: "Entrava por um ouvido e saía pelo outro" - Russell revela como lidou com rumores de saída da Mercedes
F1: Organização do GP de São Paulo 'importa' arquibancadas das Olimpíadas de Paris para edição de 2025

F1: Organização do GP de São Paulo 'importa' arquibancadas das Olimpíadas de Paris para edição de 2025

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: Organização do GP de São Paulo 'importa' arquibancadas das Olimpíadas de Paris para edição de 2025
F1: GP de São Paulo mira impacto recorde de R$2bi e anuncia novos setores para edição de 2026

F1: GP de São Paulo mira impacto recorde de R$2bi e anuncia novos setores para edição de 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: GP de São Paulo mira impacto recorde de R$2bi e anuncia novos setores para edição de 2026
Conteúdo especial

No aniversário de Fangio, veja como o lendário piloto domina a F1 ao lado de Senna, Schumacher e Hamilton

Argentino segue no topo das estatísticas da categoria máxima do automobilismo mundial

Juan Manuel Fangio

Nesta quarta-feira, o mundo do esporte a motor celebra o legado de Juan Manuel Fangio, pentacampeão da Fórmula 1. O argentino nasceu no dia 24 de junho de 1911 e é considerado até hoje um dos maiores pilotos da história do automobilismo.

Leia também:

Vencedor de 24 GPs em 51 largadas na F1 (aproveitamento de 46,15%, o maior de toda a história da categoria), Fangio conquistou os títulos de 1951, 1954, 1955, 1956 e 1957, perdendo apenas para o hexacampeão Lewis Hamilton e para o heptacampeão Michael Schumacher.

Fangio em pódio com Senna, Schumacher e Damon Hill, no GP do Brasil de 1993

Fangio em pódio com Senna, Schumacher e Damon Hill, no GP do Brasil de 1993

Apesar de estar atrás do britânico e do alemão no número de campeonatos vencidos, o argentino supera os concorrentes em uma série de estatísticas percentuais, além das vitórias. É o caso das pole positions: Fangio largou na frente em 29 GPs, com aproveitamento de 55,77%.

O argentino também 'supera' Hamilton e Schumacher em outros critérios. É o que o Motorsport.com mostra na galeria abaixo, com os principais recordes da F1. Para melhor consumir o conteúdo, selecione a visualização em "Lista" e arraste a página para baixo:

VENCEDORES
1. Juan Manuel Fangio
O argentino venceu 46% das provas que disputou
2. Alberto Ascari
Venceu 39% das provas que disputou
3. Jim Clark
O bicampeão tem um aproveitamento de 34%
4. Lewis Hamilton
O hexacampeão está empatado com seu compatriota: 34%
5. Michael Schumacher
O heptacampeão fecha o Top 5 com 30% de aproveitamento
PÓDIOS
1. Juan Manuel Fangio
Fangio esteve no pódio em 67% das provas disputadas, ou seja, a cada 3 corridas, terminou entre os três primeiros em duas
2. Lewis Hamilton
Hamilton não está muito atrás de Fangio, com 60%
3. Giuseppe Farina
O primeiro campeão da história da F1 subiu ao pódio em 59% das provas que disputou
4. José Froilán González
Compatriota de Fangio, o vice-campeão de 1954 esteve presente no pódio em 56% das provas que correu
5. Alain Prost
O tetracampeão fecha o Top 5 com 52%
PROVAS NA ZONA DE PONTOS
1. Lewis Hamilton
Os pilotos da F1 possuem uma clara vantagem nesse quesito, com Hamilton liderando a lista, tendo pontuado em 85% das provas que competiu
2. Juan Manuel Fangio
Mas lenda é lenda. Juan Manuel Fangio terminou 81% de suas corridas na zona de pontuação, sendo que, em sua época, apenas os cinco primeiros pontuavam
3. Sebastian Vettel
O alemão está empatado com Fangio, com 81%
4. Max Verstappen
Com 75% de aproveitamento, Verstappen pontuou em 3 de cada 4 corridas que competiu
5. Valtteri Bottas
Fechando o Top 5, uma surpresa para muitos, mas Bottas pontuou em 74% das provas que competiu
POLE POSITIONS
1. Juan Manuel Fangio
O pentacampeão é o único a largar na pole em mais da metade das provas disputadas, com 56%
2. Jim Clark
O bicampeão largou na pole em 45% das provas disputadas
3. Alberto Ascari
O italiano tem 42% de aproveitamento nos treinos classificatóriso
4. Ayrton Senna
Antigo recordista de pole positions, o brasileiro teve um aproveitamento de 40%
5. Lewis Hamilton
Apesar de ser o recordista absoluto de pole positions, o aproveitamento de Hamilton não é dos melhores, apenas 35%
VOLTAS MAIS RÁPIDAS
1. Juan Manuel Fangio
No último quesito, a liderança também é do argentino, com 45% de voltas mais rápidas
2. Jim Clark
O bicampeão e lenda da categoria teve 39% de voltas mais rápidas nas provas disputadas
3. Alberto Ascari
Mesmo em um ambiente bastante competitivo, Ascari ainda conseguiu 38% de voltas mais rápidas
4. Stirling Moss
O campeão sem títulos garantiu sua vaga no Top 5 com 29% de aproveitamento em voltas mais rápidas
5. Michael Schumacher
Fechando o Top 5 está o heptacampeão, com 25%
30

Motorsport discute: Senna, Schumacher, Fangio ou Hamilton? Quem é o maior da F1?

 

VÍDEO: Leclerc pistola? Veja por que o game F1 2020 incomodou o piloto da Ferrari 

Artigo anterior Mercedes deve fechar acordo de patrocínio com ROKiT, ex-patrocinadora master da Williams
Próximo artigo Newey elogia Verstappen: tem apenas 22 anos, mas é um líder na equipe

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros