"Nossa meta é chegar no pódio", diz Sutil ao TotalRace
Vivendo grande início de ano, Force India foca em melhorar parte mecânica para cuidar dos pneus e se dá bem
Nas cinco primeiras etapas do campeonato, eles só não pontuaram na Malásia devido a um problema no mecanismo de pit stop, que levou ambos os pilotos a abandonar. Estiveram na liderança em três das últimas seis corridas, contando o GP do Brasil do ano passado. Chegaram perto do primeiro pódio desde o solitário segundo lugar de Giancarlo Fisichella no GP da Bélgica de 2009. A Force India vem se mostrando consistentemente a grande força do meio do pelotão neste início de 2013, ocupando a quinta colocação no mundial de construtores, à frente da McLaren. E não quer parar por si.
Falando ao TotalRace, Adrian Sutil afirmou que o top 5 é uma realidade para a equipe e o próximo objetivo é o pódio.
“Chegar entre os cinco primeiros na corrida é definitivamente nosso objetivo. E acho que o próximo alvo é o pódio. Chegamos perto em alguns momentos – e a equipe esteve perto de obter isso com o quarto lugar [no GP do Bahrein, com Paul Di Resta]. Eu estive perto por vários anos. Olhando a competitividade atual da equipe, somos capazes de ficar entre os cinco ou seis primeiros em todas as corridas.”
O diretor técnico da equipe, Andrew Green, destaca a evolução constante da equipe, mesmo com um orçamento limitado.
“Temos melhorado a cada ano nas últimas três ou quatro temporadas. Tentamos entender o carro o máximo que podemos e avançar em áreas nas quais vemos ganhos de performance. Temos o orçamento muito limitado, então temos de nos certificar que vamos investir em áreas que gerem ganhos.”
Depois de sofrer em boa parte da temporada passada, a equipe decidiu focar em ganhos mecânicos para cuidar melhor dos pneus.
“Para esse ano, identificamos que precisávamos melhorar nossa performance aos domingos, aumentar a durabilidade dos pneus. Isso nos deu uma grande oportunidade para acertar o carro para as condições e compostos diferentes. O pessoal do túnel de vento tenta fazer sua parte, enquanto nós tentamos gerenciar os pneus mecanicamente”, afirmou o engenheiro.
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.