Últimas notícias

Números escancaram queda da Ferrari em classificações

Em comparação com os rivais Red Bull e McLaren, time italiano é o único que perdeu rendimento aos sábados em relação a 2010

Alonso foi mais de 0s8 mais lento em 2011 em relação ao GP da Austrália do ano passado

O início da Ferrari em 2011, sem um pódio sequer, pouco lembra o do ano passado, coroado com uma dobradinha logo de cara. Mais que isso, a arrancada nestas três primeiras etapas demonstra que o ponto fraco da campanha de 2010, as classificações, tornou-se um drama em Maranello.

A equipe de Felipe Massa e Fernando Alonso parece não ter se acertado com as novidades no regulamento deste ano, que vão desde o banimento do difusor duplo, que gerava bastante pressão aerodinâmica, até a introdução do Kers e da asa traseira móvel – que pode ser usada sem restrições durante a classificação –, além da adoção dos pneus Pirelli.

Se comparados com os resultados obtidos pelos rivais Red Bull e McLaren até agora, os italianos são os únicos cujos melhores tempos de classificação são inferiores até em relação às mesmas provas de 2010.

GP da Austrália

  2010 2011 Diferença
Red Bull 1min23s919 1min23s529 -0s338
McLaren 1min24s675 1min24s307 -0s368
Ferrari 1min24s111 1min24s974 +0s863

 

 

 

 

GP da China

  2010 2011 Diferença
Red Bull 1min34s558 1min33s706 -0s852
McLaren 1min34s979 1min34s421 -0s558
Ferrari 1min34s913 1min35s119 +0s206

 

 

 

Computando os melhores tempos no Q3 nas etapas da Austrália e China  – a Malásia teve o treino de classificação afetado pela chuva em 2010 e, portanto, não serve como base para comparação – em 2010 e nesta temporada, a Ferrari mais rápida, de Alonso, teve desempenho respectivamente de 0s863 e 0s206 pior em 2011.

Em contrapartida, as poles de Sebastian Vettel foram 0s338 e 0s852 mais rápidas que as conquistadas por ele mesmo ano passado em Albert Park e Xangai, enquanto a McLaren, com Jenson Button – que superou Lewis Hamilton nos dois anos em ambos os circuitos – também melhorou.

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Vettel segue na Red Bull se equipe mantiver a base vencedora
Próximo artigo “Consumo de pneus vai determinar a estratégia”, crê Button

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil