Recomendado para você

Emoção de Mari Becker, 'quebra de regras' e homenagem a Reginaldo Leme: Os bastidores do último GP de São Paulo da Band

Emoção de Mari Becker, 'quebra de regras' e homenagem a Reginaldo Leme: Os bastidores do último GP de São Paulo da Band

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
Emoção de Mari Becker, 'quebra de regras' e homenagem a Reginaldo Leme: Os bastidores do último GP de São Paulo da Band
F1: Wolff estaria próximo de vender parte de suas ações na Mercedes, diz site

F1: Wolff estaria próximo de vender parte de suas ações na Mercedes, diz site

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Wolff estaria próximo de vender parte de suas ações na Mercedes, diz site
Programa "fura" Band e anuncia GP do Brasil de MotoGP na TV aberta em 2026

Programa "fura" Band e anuncia GP do Brasil de MotoGP na TV aberta em 2026

MotoGP
MotoGP
Programa "fura" Band e anuncia GP do Brasil de MotoGP na TV aberta em 2026
F1: Red Bull e Racing Bulls anunciam data de lançamento do carro de 2026

F1: Red Bull e Racing Bulls anunciam data de lançamento do carro de 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Red Bull e Racing Bulls anunciam data de lançamento do carro de 2026
F1: Cadillac revela quando carro de estreia irá às pistas pela primeira vez

F1: Cadillac revela quando carro de estreia irá às pistas pela primeira vez

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Cadillac revela quando carro de estreia irá às pistas pela primeira vez
Wagner Pontes fecha temporada Sprint da Porsche Cup com pódios

Wagner Pontes fecha temporada Sprint da Porsche Cup com pódios

Porsche Cup
Porsche Cup
Wagner Pontes fecha temporada Sprint da Porsche Cup com pódios
Giassi conquista pódio em etapa da Porsche Cup Brasil em Interlagos

Giassi conquista pódio em etapa da Porsche Cup Brasil em Interlagos

Porsche Cup
Porsche Cup
Giassi conquista pódio em etapa da Porsche Cup Brasil em Interlagos
F1 - Vettel admite surpresa com saída de Horner da Red Bull: "Deixa grande legado"

F1 - Vettel admite surpresa com saída de Horner da Red Bull: "Deixa grande legado"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1 - Vettel admite surpresa com saída de Horner da Red Bull: "Deixa grande legado"
Últimas notícias

Para Adrian Newey, novos carros com bicos baixos são perigosos

Projetista da Red Bull lembra de acidentes de Fittipaldi e Patrese: "Temo que um carro entre por baixo do outro"

A mudança dos bicos na Fórmula 1 nesta temporada foi uma solução estudada pela Federação Internacional de Automobilismo para prevenir que um carro seja lançado ao ar caso colida com a traseira de um rival. Porém, para o projetista da Red Bull, Adrian Newey, o efeito pode inclusive ser o contrário.

Com as novas regras, os bicos foram abaixados de 550mm para 185mm em sua seção final. Mas como os projetistas quiseram continuar aproveitando ao máximo o fluxo do ar que passa por baixo do bico, este início de pré-temporada tem sido marcado por soluções pouco estéticas.

E, para Newey, pouco efetivas também no quesito segurança. Em entrevista acompanhada pelo TotalRace em Jerez de la Frontera, onde as equipes fazem os primeiros testes, Newey opinou que está preocupado. “As regras vêm de estudos que mostram que, com o bico rebaixado, a chance de acidentes em que os carros são lançados, como aconteceu com Webber em Valência há alguns anos. Mas temo que ocorra o contrário, que os carros entrem embaixo um do outro. Daí você acabaria com a parte traseira bem na sua cara, o que seria um cenário muito pior.”

Newey lembrou ainda de outro acidente, com Michael Schumacher em Abu Dhabi, em 2010, quando o alemão rodou e colidiu com uma Force India de frente. “Com um bico baixo, seria muito pior.”

Para o projetista, a nova configuração “pode ajudar em alguns cenários, mas piorar em outros. Por isso tenho de admitir que não sou a favor [da mudança].” Newey, inclusive, se recordou de acidentes em que carros com bicos baixos foram arremessados após contato com uma roda traseira, como ocorreu com Ricardo Patrese no GP de Portugal  de 1992 e com Christian Fittipaldi, em Monza, no ano seguinte. “Para mim, possivelmente, [a nova regra] introduziu mais perigo do que curou.”

Relembre as batidas de Patrese e Fittipaldi:

Artigo anterior Vettel revela preocupação sobre novo carro: "Precisamos nos adaptar"
Próximo artigo Equipe Caterham revela novo CT05 em Jerez de la Frontera

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros