Recomendado para você

F1: Porto homenageia Chico Landi no GP de São Paulo e investe no futuro do automobilismo brasileiro com Bortoleto

F1: Porto homenageia Chico Landi no GP de São Paulo e investe no futuro do automobilismo brasileiro com Bortoleto

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: Porto homenageia Chico Landi no GP de São Paulo e investe no futuro do automobilismo brasileiro com Bortoleto
F1: Luciano Burti será comissário do GP de São Paulo 2025

F1: Luciano Burti será comissário do GP de São Paulo 2025

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: Luciano Burti será comissário do GP de São Paulo 2025
F1: Antonelli visita túmulo de Senna em São Paulo

F1: Antonelli visita túmulo de Senna em São Paulo

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: Antonelli visita túmulo de Senna em São Paulo
Túmulo de lenda da F1 e fundador da McLaren é vandalizado na Nova Zelândia

Túmulo de lenda da F1 e fundador da McLaren é vandalizado na Nova Zelândia

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
Túmulo de lenda da F1 e fundador da McLaren é vandalizado na Nova Zelândia
Lesão de Márquez é grave e retorno prematuro poderia comprometer carreira, diz médico da MotoGP

Lesão de Márquez é grave e retorno prematuro poderia comprometer carreira, diz médico da MotoGP

MotoGP
MotoGP
GP de Portugal
Lesão de Márquez é grave e retorno prematuro poderia comprometer carreira, diz médico da MotoGP
Ex-rival de Fittipaldi na F1, Andrea de Adamich morre aos 84 anos

Ex-rival de Fittipaldi na F1, Andrea de Adamich morre aos 84 anos

Fórmula 1
Fórmula 1
Ex-rival de Fittipaldi na F1, Andrea de Adamich morre aos 84 anos
Motorsport.com celebra mais que o dobro da audiência dos concorrentes em transmissões da NASCAR; veja números

Motorsport.com celebra mais que o dobro da audiência dos concorrentes em transmissões da NASCAR; veja números

NASCAR Cup
NASCAR Cup
Motorsport.com celebra mais que o dobro da audiência dos concorrentes em transmissões da NASCAR; veja números
Diretor de mídia da F1 retruca Sainz e Alonso após críticas sobre transmissões

Diretor de mídia da F1 retruca Sainz e Alonso após críticas sobre transmissões

Fórmula 1
Fórmula 1
Diretor de mídia da F1 retruca Sainz e Alonso após críticas sobre transmissões
Últimas notícias

Para Frank Williams, desprezar pagantes é "estúpido e datado"

Dirigente afirma que equipes não precisam de interferência externa para cortar custos, mas sim gastar menos com os pilotos

A Williams já venceu uma corrida nesta temporada, saindo da pole, e esteve próxima de um pódio em Valência após outro top 3 na classificação, sempre com Pastor Maldonado. Um piloto pagante? Sim, Frank Williams não tem vergonha nenhuma de admitir. “Seria estúpido, seguiria princípios datados e diria que não quero um piloto porque ele é pagante? Definitivamente não”, cravou o dono da equipe que leva seu nome em entrevista ao site oficial da F-1.

“Quem me acusa disso está no negócio errado”, prossegue o dirigente de 70 anos. “Nos velhos tempos, o preço para se correr na F-1 era quase 15% do que é agora. Então se quiser participar, terá de ter dinheiro. Você tem de ter o orçamento que permite ser verdadeiramente competitivo, não apenas participar. E isso pode acontecer se o piloto trouxer dinheiro. Não há vergonha nisso.”

Perguntado o porquê de estar há tantos anos sem vencer – foram oito até a conquista de Maldonado e 15 desde o último título de Construtores – Williams destacou o domínio de Schumacher e das montadoras.

“Não sou muito bom em olhar para trás, mas diria que Michael [Schumacher] tem muito a ver com isso. Acho que faz mais de 10 anos que vencemos nosso último grande campeonato. Desde então, muito dinheiro entrou na F-1 – muitas montadoras – então nossos competidores mudaram completamente e provavelmente não fomos bons o bastante.”

Williams considera sua equipe a mais eficiente do paddock, ou seja, a que consegue fazer mais com menos dinheiro, e não pretende mudar esse cenário. Para ele, ter um orçamento quase infinito, como Red Bull e Ferrari, só faz “você chegar no fim do ano e perceber que perdeu dinheiro. Isso não é para mim”, brinca.

O dirigente se opõe ao controle de gastos vindo de fora da equipe, como da FIA, por exemplo. “Sou contra qualquer tipo de interferência. Não quero que alguém de fora interfira no negócio, alguém espiando e querendo checar isso ou aquilo. A Williams não está suplicando por mais restrições. Disse várias vezes que temos de controlar os gastos com pilotos.”

Artigo anterior Force India mira o quinto lugar no mundial e pensa em pódio
Próximo artigo Provas de julho serão fundamentais para campeonato, atesta Alonso

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros