Recomendado para você

NASCAR Brasil: Rubens e Dudu Barrichello dividirão carro na final em Interlagos

NASCAR Brasil: Rubens e Dudu Barrichello dividirão carro na final em Interlagos

NASCAR Brasil
NASCAR Brasil
Interlagos II
NASCAR Brasil: Rubens e Dudu Barrichello dividirão carro na final em Interlagos
F1: "Não precisa de um doutorado pra entender a estratégia certa", critica Ralf Schumacher sobre decisão da McLaren

F1: "Não precisa de um doutorado pra entender a estratégia certa", critica Ralf Schumacher sobre decisão da McLaren

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do Catar
F1: "Não precisa de um doutorado pra entender a estratégia certa", critica Ralf Schumacher sobre decisão da McLaren
F1: Em fim de semana complicado no Catar, pilotos da Ferrari 'se divertem' com matemática do título

F1: Em fim de semana complicado no Catar, pilotos da Ferrari 'se divertem' com matemática do título

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do Catar
F1: Em fim de semana complicado no Catar, pilotos da Ferrari 'se divertem' com matemática do título
F1: "McLaren tem medo de tomar decisões", indica Montoya sobre estratégia do Catar

F1: "McLaren tem medo de tomar decisões", indica Montoya sobre estratégia do Catar

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do Catar
F1: "McLaren tem medo de tomar decisões", indica Montoya sobre estratégia do Catar
ePrix de São Paulo de Fórmula E: Confira horários e como ver a etapa brasileira, com Di Grassi e Drugovich

ePrix de São Paulo de Fórmula E: Confira horários e como ver a etapa brasileira, com Di Grassi e Drugovich

Fórmula E
Fórmula E
Sao Paulo ePrix
ePrix de São Paulo de Fórmula E: Confira horários e como ver a etapa brasileira, com Di Grassi e Drugovich
GP do Abu Dhabi de F1: Confira horários e como assistir à grande final da temporada 2025, com F2

GP do Abu Dhabi de F1: Confira horários e como assistir à grande final da temporada 2025, com F2

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Abu Dhabi
GP do Abu Dhabi de F1: Confira horários e como assistir à grande final da temporada 2025, com F2
F1: Vasseur indica interesse em Rafa Câmara no futuro da Ferrari

F1: Vasseur indica interesse em Rafa Câmara no futuro da Ferrari

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do Catar
F1: Vasseur indica interesse em Rafa Câmara no futuro da Ferrari
Stock Car: Bruno Baptista passa por cirurgia em SP e comenta segurança dos carros da categoria

Stock Car: Bruno Baptista passa por cirurgia em SP e comenta segurança dos carros da categoria

Stock Car
Stock Car
Brasília
Stock Car: Bruno Baptista passa por cirurgia em SP e comenta segurança dos carros da categoria
Últimas notícias

Para Frank Williams, desprezar pagantes é "estúpido e datado"

Dirigente afirma que equipes não precisam de interferência externa para cortar custos, mas sim gastar menos com os pilotos

A Williams já venceu uma corrida nesta temporada, saindo da pole, e esteve próxima de um pódio em Valência após outro top 3 na classificação, sempre com Pastor Maldonado. Um piloto pagante? Sim, Frank Williams não tem vergonha nenhuma de admitir. “Seria estúpido, seguiria princípios datados e diria que não quero um piloto porque ele é pagante? Definitivamente não”, cravou o dono da equipe que leva seu nome em entrevista ao site oficial da F-1.

“Quem me acusa disso está no negócio errado”, prossegue o dirigente de 70 anos. “Nos velhos tempos, o preço para se correr na F-1 era quase 15% do que é agora. Então se quiser participar, terá de ter dinheiro. Você tem de ter o orçamento que permite ser verdadeiramente competitivo, não apenas participar. E isso pode acontecer se o piloto trouxer dinheiro. Não há vergonha nisso.”

Perguntado o porquê de estar há tantos anos sem vencer – foram oito até a conquista de Maldonado e 15 desde o último título de Construtores – Williams destacou o domínio de Schumacher e das montadoras.

“Não sou muito bom em olhar para trás, mas diria que Michael [Schumacher] tem muito a ver com isso. Acho que faz mais de 10 anos que vencemos nosso último grande campeonato. Desde então, muito dinheiro entrou na F-1 – muitas montadoras – então nossos competidores mudaram completamente e provavelmente não fomos bons o bastante.”

Williams considera sua equipe a mais eficiente do paddock, ou seja, a que consegue fazer mais com menos dinheiro, e não pretende mudar esse cenário. Para ele, ter um orçamento quase infinito, como Red Bull e Ferrari, só faz “você chegar no fim do ano e perceber que perdeu dinheiro. Isso não é para mim”, brinca.

O dirigente se opõe ao controle de gastos vindo de fora da equipe, como da FIA, por exemplo. “Sou contra qualquer tipo de interferência. Não quero que alguém de fora interfira no negócio, alguém espiando e querendo checar isso ou aquilo. A Williams não está suplicando por mais restrições. Disse várias vezes que temos de controlar os gastos com pilotos.”

Artigo anterior Force India mira o quinto lugar no mundial e pensa em pódio
Próximo artigo Provas de julho serão fundamentais para campeonato, atesta Alonso

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros