Últimas notícias
Fórmula 1 GP da Espanha

Para Jackie Stewart, incerteza torna 2012 um dos melhores anos da história

Falando com exclusividade ao TotalRace, tricampeão acredita que necessidade de economizar pneus tira importância da classificação

Top 3 do grid foi marcado por surpresas

A tradição do GP da Espanha é vermos companheiros de equipe largando lado a lado, prova de que o Circuito da Catalunha mostra qual a verdadeira relação de forças entre as equipes. Mas foi exatamente o oposto que vimos hoje: Lewis Hamilton foi meio segundo mais rápido que Jenson Button. Pastor Maldonado surpreendeu com o segundo posto, enquanto Bruno Senna não passou de 18º. E Fernando Alonso larga 14 posições à frente de Felipe Massa.

Falando com exclusividade para o TotalRace, o tricampeão Jackie Stewart relacionou o sábado de surpresas na classificação com a necessidade dos pilotos pouparem pneus e disse acreditar que a classificação já não é mais tão importante.

“Isso é mais devido aos pneus e à necessidade de ter o máximo de pneus que não foram usados para a estratégia porque há alguma preocupação de que pode haver até quatro paradas. Perde-se 25 a 30 segundos para fazer os pit stops, mas também dá para ganhar muito tempo se você estiver com o pneu certo na hora certa. É possível que as três ou quatro posições no grid não sejam tão importantes como antes.”

Com o grid mais apertado, o escocês lembra que pequenos erros também podem custar caro. “Para a estratégia, eles podem dizer que querem guardar um número X de pneus [e isso justifica a diferença]. Ou é possível que eles não tenham conseguido uma volta limpa, como no caso de Mark Webber e Jenson Button.”

Ainda que exista um clima de descontentamento no paddock com a Pirelli pela oscilação de rendimento que tem acontecido neste ano, Stewart acredita que a incerteza está fazendo com que a temporada 2012 seja uma das melhores da história.

“Acho que será uma boa corrida para a televisão porque Vettel e Webber, assim como Button, são muito bons em provas de recuperação. Não acho que há qualquer coisa errada. Acredito que provavelmente estamos tendo um dos melhores anos da história da F-1. Talvez a questão seja apenas o fato da classificação não ser tão importante quanto antes.”

In this article
Julianne Cerasoli
Fórmula 1
Be the first to know and subscribe for real-time news email updates on these topics

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Surpreso com sétimo lugar, Vettel admite que Red Bull perdeu terreno
Próximo artigo Urgente: Hamilton é punido e Maldonado herda pole em Barcelona

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros