Pilotos da McLaren usam estratégias diferentes
Enquanto Button sentiu que poderia chegar à pole e fez duas tentativas no Q3, Hamilton preferiu poupar pneus para a corrida
Os pilotos da McLaren optaram por dois caminhos diferentes em relação à administração de pneus. Enquanto Jenson Button foi à caça de Sebastian Vettel pela pole e fez duas tentativas no Q3, gastando todos os seus compostos macios, Lewis Hamilton fez menos voltas para garantir um jogo zerado para a corrida. Assim, Button ficou em segundo no grid, logo à frente do companheiro, por 42 milésimos.
A decisão veio depois que Hamilton teve a corrida seriamente prejudicada na Malásia, pois, após danificar um jogo na classificação, teve que priorizar os pneus duros, mais lentos, durante a corrida.
Olhando os tempos dos Q2, quando Jenson Button ficou a apenas um décimo de Sebastian Vettel, era de se esperar que lutar pela pole seria possível. O piloto, então, decidiu fazer duas tentativas no Q3.
“No calor do momento, você acha que é possível. Mas depois vi o tempo de Vettel (sete décimos mais rápido) e pensei 'acho que agora é lutar pelo segundo lugar'. Mas é bom. É minha melhor posição no ano”, afirmou Button na coletiva de imprensa da FIA, após o treino.
Seu companheiro parece ter aprendido a lição da Malásia.
“Na última corrida tinha dois jogos de pneus macios que podia usar, um duro novo e outro usado. Queria ter certeza de que poderia ter vários pneus novos então estamos numa posição bastante forte. Tenho os macios em que me classifiquei, e jogos novos de duros e macios. Quis aumentar as chances para a corrida, porque é quando realmente conta.”
“Obviamente, Lewis está numa posição melhor em termos de pneus, mas Sebastian e eu só fizemos duas voltas em nosso outro jogo de macios, e é como se estivessem novos”, destacou Button, que abortou sua segunda tentaiva ao ver que não melhoraria.
O inglês fez questão de salientar o esforço do time, uma vez que ambos os pilotos saíram das sessões de treinos livres da sexta-feira reclamando do carro.
“Na sexta, acho que nenhum de nós estava feliz com o equilíbrio e melhoramos muito o carro e deveríamos nos orgulhar do que alcançamos hoje.”
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.